sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

US BEETHOVEN

Este post faz bem o gênero “Almanaque do Biotônico", pois é só uma curiosidade divertida. Meus filhos antenados sempre me mantêm a par das novidades que descobriram, de que ouvem falar. Assim, estou sempre relativamente atualizado com as manifestações mais recentes da cultura pop. Hoje ouvi uma história irresistível, sobre um bloco carnavalesco que surgiu em BH no ano passado. Nome: "Os Beethoven". Detalhe: todos ou quase todos os instrumentos de percussão são surdos!

Achei tão genial a sacada que fui procurar na internet e encontrei um perfil no Facebook, de onde tirei o texto abaixo. Embora meus pés fiquem colados no chão (timidez), sou fá dessas manifestações espontâneas que surgiram há alguns anos em BH - apesar de todos os esforços das autoridades para acabar com o Carnaval em BH. A propósito, o nome correto é “Us Beethoven” e o tema de 2016 foi uma homenagem ao “velho guerreiro” Chacrinha. Olhaí.

Há muitos anos o carnaval de Belo Horizonte foi marcado pelo abandono da cidade, com ruas desertas e seus moradores se divertindo em outros lugares...
De maneira espontânea, e com a atuação dedicada de alguns personagens estratégicos, a cidade voltou a ter vida e cor em seu carnaval.
Vários blocos de rua surgiram, inundaram a cidade de alegria e arrastaram milhares de foliões com suas músicas. Mostraram que somos iguais, que existe respeito, que podemos ser gentis e dividir os espaços públicos de forma pacífica.
As participações individuais neste movimento favoreceram para que novos laços de amizade fossem descobertos e fortalecidos. A vontade de juntos irmos além, deu origem ao Bloco Us Beethoven. Um bloco que poderia inicialmente soar como pretensioso, mas que nada mais é que uma grande brincadeira. Uma reunião de “surdos” somente poderia homenagear o surdo mais famoso da música, quiçá da história.
É com este espírito que o bloco se coloca aberto à comunidade e espera contar com todos para que juntos possamos fazer uma bela estreia no carnaval de 2016.
Esperamos trazer para o carnaval de BH, toda a irreverência e animação de músicas dos anos 70, 80, 90 e 2000. Algumas “bregas”, outras nem tanto. Quais são as “bregas”? Não podemos, nem queremos responder uma pergunta tão pessoal e peculiar a cada um. O certo é que queremos proporcionar uma participação animada, alegre e descontraída. Nunca se esquecendo que:
►Tocar uma nota errada é insignificante, tocar sem paixão é imperdoável◄
☼Ludwig van Beethoven (1770-1827)☼
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMAS QUE NÃO PRETENDO AMPLIAR

  Alguns pensamentos meio caóticos ou delirantes têm invadido minha mente. Se fosse outro o tempo, ficaria divagando e escrevendo abobrinhas...