quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

ROSETA

Alguns meses depois de ter criado o blog para mim, meu filho instalou no computador que utilizo uma ferramenta de pesquisa sofisticada, o Google Analytics. Quase nunca uso seus recursos, até por não saber direito como fazer isso (sou pré-histórico, está lembrado?). Mas alguns dados são curiosos:
Os idiomas mais utilizados são o português (lógico, não é?), inglês, espanhol, russo (aparentemente) e um volume considerável de não identificados. Bacana, não?

A relação de cidades é ainda mais surpreendente, pois o pacote não identificado ocupa o primeiro lugar. Depois, vem Beagá, Belém, Contagem e Ribeirão Preto. Nova Iorque, Moscou, Amsterdã e Chicago ocupam do nono ao décimo segundo. na sequência, uma enxurrada de nomes, totalizando 985 localidades diferentes de todo o mundo.  Nunca seria capaz de imaginar uma coisa dessas! Só posso supor que acessaram o Blogson por engano.

Hoje, depois de divulgar um post com armações de óculos para pessoas “muito especiais”, fiquei a tarde toda esperando para ver a reação do pessoal que acessa o Blogson. Maior frustração! Só por volta das dezenove horas alguém acessou o blog. E curioso é o fato de o mapa-múndi do Blogger indicar o mapa de Portugal. Mais um pouco, nova visualização, vinda dos Estados Unidos.

A partir daí surgiu uma curiosidade: quem seriam esses leitores tão distantes geograficamente? Para tentar solucionar esse mistério, resolvi fazer uma versão da Pedra de Roseta (eu quero é rosetar!). Só que em vez de hieróglifos, demótico e grego, (com a ajuda do Google Translator), inglês, espanhol, francês (que entrou aqui de enxerida) e português (Jotabê viaja na maionese o tempo todo!). Olhaí.

Qui êtes-vous qui accède parfois le Blogson? Où êtes-vous? Aimez-vous ce qui est publié ici? Vous avez des suggestions ou des critiques à faire? Quel est le style de poste qui vous attire? Exprimez-vous!

Who are you that sometimes accesses the Blogson? Where do you come from? Do you like what is published here? Have any suggestions or criticism to make? What is the post style that attracts you? Speak up!

¿Quién eres tú, que a veces tiene acceso a la Blogson? ¿De dónde eres? ¿Le gusta lo que se publica en esta lista? Tienen alguna sugerencia o crítica a hacer? ¿Cuál es el estilo post que te atrae? Habla!

Quem é você que às vezes acessa o Blogson? De onde você vem? Você gosta do que é publicado aqui? Teria alguma sugestão ou crítica a fazer? Qual é o estilo de post que te atrai? Manifeste-se!

2 comentários:

  1. o que é exatamente esse google analitics? todas essas funções que descreveu já não são realizadas pelo próprio blog? estatísticas de acessos, de público etc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhaí
      https://support.google.com/analytics/answer/1008015?hl=pt-BR

      Excluir

ESTRELA DE BELÉM, ESTRELA DE BELÉM!

  Na música “Ouro de Tolo” o Raul Seixas cantou estes versos: “Ah! Mas que sujeito chato sou eu que não acha nada engraçado. Macaco, praia, ...