sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

COMO É MESMO O NOME? SKINNY? - 02

Desde sempre, minha calça predileta é a calça jeans, Meu ideal de consumo é uma calça de corte normal e de cor azul índigo original, sem pré-lavagem, daquelas que mancham outras roupas, se colocadas juntas na mesma máquina.

Não sei se foi no final da década de 1950 ou no inicinho da década de 1960 que eu ganhei minha primeira calça jeans, fabricada pela Alpargatas, se não me engano. Era conhecida como "calça faroeste".

Para ser sincero, acho que não podia ser classificada exatamente como jeans, pois, apesar de ser confeccionada em brim e ter a cor azul-marinho, a filha da puta da calça desbotava de maneira uniforme (ao contrário das jeans legítimas). Assim, depois de algum tempo de uso e algumas lavadas, ficava com uma cor uniformemente fosca e muito feia.

Ao entrar na adolescência, recusei-me a usar aquela bosta e pedi dinheiro para comprar uma legítima, importada, da marca Lee. Nessa época, quase não se falava em Levi's (pelo menos, não no meio que eu frequentava). Naquele momento, a moda era usar a calça bem justa na perna (Let it Beatles, tá lembrado?). Não deu outra.

Levei a minha preciosidade a um alfaiate ou costureira e pedi para apertar bem (eu queria ser um cara descolado!). A marcação foi feita direto no corpo, com alfinetes, etc. Quando fui pegar a calça, a surpresa: ela tinha ficado tão justa que meu pé não passou e o serviço teve de ser refeito, pelo menos na região da canela até o pé.

A explicação é simples: eu era magro como um graveto, pois tenho 1,84 e o peso da época era 64 quilos. Com um IMC desses e um cérebro de ameba, não me ocorreu que minha perna era fina demais. Desse jeito, o pé, de tamanho coerente com a altura, não conseguia passar na boca da calça.

Dessas lembranças eu tiro a constatação de que eu era um sujeito skinny, com um desconfiômetro skinny,  usando uma calça ainda mais skinny


3 comentários:

  1. Acho que me lembro dessa calça, Far West, ela não era também chamada de calça rancheira? Calça Lee era uma coisa, Levis, outra. Eu usei muito a US Top.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me lembro do nome "rancheira". Talvez não tenha pego em Beagá. Agora, se você usou US Top, isso já identifica que sua faixa etária tem uns 10 anos de diferença com a minha, ou seja, você nasceu na década de 60.

      Excluir

MOTHER NATURE

  Mesmo que seja esse um pensamento idiota, a Natureza sempre teve para mim um "comportamento" semelhante ao de uma   Inteligência...