sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

COMO É MESMO O NOME? SKINNY? - 03

Por conta de um comentário marretado pelo blogueiro Azarão, resolvi expandir um pouco as lembranças sobre a velha e boa calça jeans. O comentário mencionava a marca US Top. Achei legal a cutucada na memória e me lembrei de outras duas marcas que eram divulgadas na TV: a Topeka e a Wrangler, nome trava-língua que eu nunca soube qual a pronúncia correta, pois tinha gente que falava “Vrangler”. Outros diziam “Urangler” ou, simplesmente, Rangler. Para mim isso nunca fez diferença, pois nunca me interessei em comprar essa marca.

Nada tão problemático como usar um clone fodido da boa calça Lee. Um dia, um amigo apareceu com uma calça verde-água feia pra cacete, com a etiqueta de couro gravada a ferro quente, onde estava escrito “Bee”. É nessas horas que você vê que nem todas as amizades valem a pena.

Eu era pobre, verdadeiramente pobre, mas era metido a bacana. Assim, toda moda que era lançada eu fazia questão de usar. E minha mãe, que costurava muito bem, era quem me salvava. Ou dando-me dinheiro para mandar fazer as calças sob medida ou comprando as importadas (Lee, sempre). Aliás, o nome da loja onde mandava fazer as calças era muito original e criativo: “Faz Calça”.

Descobri essa loja através de um sujeito que conhecia superficialmente, pois ele não dava muita confiança para gente pobre ou brega e eu era os dois (tá lembrado do bolso redondo, né?). Esse sujeito era o que se chamaria hoje de “marrento”. Tinha dinheiro (pelo menos, mais que eu) e era sempre o lançador da última “moda jovem”, mas frequentemente passava do limite. Era o que se poderia definir como “playboy ostentação”, pois tudo nele era exagerado. Quando a moda foi usar calças no estilo “toureiro”, as dele chegavam quase à altura do peito.

Quando a moda foi usar calças “Saint Tropez” com camisa por dentro, as dele eram tão baixas que se tinha a sensação de que usava dois cintos, um em cada perna. Mas não era gay. Pelo contrário, era pegador, mesmo que o alvo sempre fossem umas meninas muito feinhas e apiranhadas. Imagino que não queria uma gostosinha, para chamar mais atenção que ele.

Este post termina aqui, pois estou sem muita paciência para escarafunchar a memória atrás de outras lembranças ridículas. E digo ridículas, pois eu gosto mesmo é de lembrar coisas idiotas, risíveis. Aliás, o nome deste texto está de pleno acordo com o que acabei de dizer. Mesmo não sendo Capitão, resolvi usar o Gancho dos dois posts anteriores (já fiz essa piada idiota antes).

Fica um adendo: ao me lembrar da calça Topeka, resolvi procurar alguma coisa na internet e achei um blog muito legal, cheio de imagens de propagandas antigas e que conta a história das calças jeans. Para quem se interessar, o link está abaixo. Garanto que é muito melhor leitura do que esta bosta que acabaram de ler. Fui.



Um comentário:

  1. Muito legal esse blog que você sugere no final. Não sei se viu, mas lá aparecem as calças Rancheiro (eu disse rancheira na outra postagem), dessas também me lembro de ter usado muito.

    ResponderExcluir

MOTHER NATURE

  Mesmo que seja esse um pensamento idiota, a Natureza sempre teve para mim um "comportamento" semelhante ao de uma   Inteligência...