sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

TRAZ UMA AÍ!

Foi antes do Natal de 2014 que resolvi parar de beber qualquer tipo de bebida alcoólica. Por isso, sou a pessoa menos indicada para falar de cerveja. Mesmo assim, como sou especialista em assuntos que ignoro totalmente, resolvi encarar o tema. Afinal, hoje é sexta-feira...

Tenho observado o surgimento de cervejas com títulos meio insinuantes, para dizer o mínimo. Diante desses novos rótulos, a Bohemia parece ter saído de um convento de freiras. Creio que a nova onda começou com a cerveja Devassa. Depois, sem saber quem veio primeiro, surgiram a Proibida e A Outra. Acho isso meio bizarro, pois sou de uma época em que as outras, as proibidas e as devassas (também conhecidas como galinhas, piranhas e putas) eram comidas, nunca bebidas.

Qual jogada de  marketing a escolha desses títulos indica, não faço a menor ideia. Apelo ao machismo dos bebedores? Convite à infidelidade e à "vida loka"? Apenas noto que esses nomes lembram muito aqueles rótulos "engraçadinhos" de cachaça. Existe até uma cerveja artesanal com o nome "Gordelícia"! 

Como não sou psicólogo, só consigo fazer uma associação disso com uma piada antigaça, de quando o bolero era um estilo musical onipresente no repertório de cantoras e cantores brasileiros. Em um show ou coisa parecida, após o término da apresentação, a plateia em delírio começa a pedir bis à cantora, gritando o nome de boleros conhecidos:

- Hipócrita! Perdida! Pecadora! Traicionera! Um gringo (português) pra lá de bêbado, ouvindo aquela algazarra toda, resolve também participar da zona:

- Bandida! Vagabunda! Filha da puta!

Então é isso: se a moda atual é adotar para as novas cervejas nomes que lembram rótulos de cachaça, deixo aqui minha sugestão. Que tal Bandida, Vagaba ou Piranha? Vadia não pode, porque existe a marca em Portugal. E já que agora existe até cerveja feita de jabuticaba (Jabutipa), sugiro a criação de uma concorrente, com o nome de Agarradinha. No pau, lógico.  

2 comentários:

  1. Sem esquecer da Viúva negra, a Perigosa e claro, a Dama reserva. Mas cá entre nós ruins pra cacete kkkk
    "J"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu prefiro "Perfídia", com o Altemar Dutra, de preferência.
      Azarão.

      Excluir

ALORS, T'AS DIT OU T'AS PAS DIT?

A primeira das três postagens dedicadas aos aforismos de Voltaire começa com uma frase a ele atribuída, só que não! Como foi perseguido e pr...