sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

NÃO SEJA MORNO

Uma vez eu recebi um texto que seria o discurso feito pelo publicitário Nizan Guanaes como paraninfo de uma turma na Faap. Sou fã desse cara e acho esse discurso o máximo. Só lamento não tê-lo recebido no início de minha vida profissional porque, sem me dar conta disso, vivi frivolamente, de forma irresponsável, descuidada e ... morna.

Não pretendo transcrever todo o texto, porque a minha vibe hoje é uma mistura de papo cabeça com uma pitadinha de religião. Além do mais, já que hoje tudo se encontra na internet, ainda que o texto original possa ter sido adulterado, acrescido ou reduzido (fenômeno que eu chamo de prostituição da internet), esse discurso pode ser lido na íntegra(?). Para facilitar, deixo no final dois links. O primeiro traz o texto tal como o recebi; o segundo tem um final baiano. Qual é o verdadeiro? Vá saber...

Mas, voltemos ao foco do post de hoje. Dentre outros conselhos aos formandos, o Nizan deixou este:

“Meu terceiro conselho vem diretamente da Bíblia: seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito. (...) É preferível o erro à omissão. O fracasso, ao tédio. O escândalo, ao vazio. Porque já vi grandes livros e filmes sobre a tristeza, a tragédia, o fracasso. Mas ninguém narra o ócio, a acomodação, o não fazer, o remanso”.

Achei curiosa a referência à frase da Bíblia e resolvi averiguar. Era verdade! No livro do Apocalipse 3: 15-16, há essa descrição:

Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

Vivendo e aprendendo, não é mesmo? E como o Blogson é sempre meio morno, imagino quanta ânsia de vômito já não provocou!


http://www.aminternacional.org/PDF/E-isso-se-chama-sucesso-NizanGuanaes.pdf

http://golfinho.com.br/discurso-de-nizan-guanaes-como-paraninfo.htm 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALORS, T'AS DIT OU T'AS PAS DIT?

A primeira das três postagens dedicadas aos aforismos de Voltaire começa com uma frase a ele atribuída, só que não! Como foi perseguido e pr...