sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

COMETA DE HALLEY

Este post começa com a leitura de um livro que ganhei de um de meus filhos ("O Livro de Ouro dos Mistérios da Humanidade"). Aparentemente, um presente de grego, pois ele comprou, mas desistiu de ler. Eu tenho um fígado mais resistente. Por isso, leio tudo (ou quase tudo) que cai em minha mão. Para que eu não leia, o livro tem de ser uma coisa verdadeiramente horrorosa, tipo “Operação Cavalo de Tróia” (que teve sete continuações!). Eu terminei a leitura do primeiro volume dessa série só de puto, só de raiva. Usando uma expressão de meu filho, só os fortes sobrevivem a essa experiência.

Mas, voltando ao “presente de grego”, preciso dizer que se trata de uma compilação das diversas teorias relacionadas a um mesmo "mistério", que os autores vão destrinchando aos poucos, contestando ou não as várias hipóteses levantadas. Exemplos: quem realmente construiu a Esfinge egípcia, porque os maias abandonaram suas cidades, quem construiu os moais da Ilha da Páscoa e coisas do gênero.

Dentre esses mistérios – exaustivamente discutidos a partir das várias hipóteses levantadas em diferentes épocas por diferentes pesquisadores e curiosos – há um que apresenta uma possibilidade instigante e interessante (para mim, pelo menos). Trata da veracidade ou não da Estrela de Belém

Volto a lembrar, os autores não são taxativos em nada. Apenas encaram assuntos que muitos (ou a maioria) têm como lenda, ficção ou assemelhados). Por isso, se você for ateu e quiser continuar a leitura deste post, imagine que houve um Jesus histórico. Se for católico, desarme seu pensamento, pois não há nenhuma blasfêmia. Se você for evangélico, eu não sei o que dizer - talvez seja melhor parar a leitura por aqui. 

Na introdução do livro, os autores fazem esta declaração:

Neste livro tentamos estabelecer um meio-termo entre o entusiasmo dos não críticos e o ceticismo dos profissionais. (...) Em vez de adotarmos a postura inicial de aceitar ou rejeitar, apresentamos as nossas opiniões não como um fato, mas sim como uma tentativa de se chegar a uma conclusão racional a partir do material. (...)

Para não deixar o post muito longo, a partir de agora, transcreverei apenas o trecho que cutucou meu cérebro e me fez viajar, uma hipótese sensacional e bem estruturada, cuja parte mais interessante nem é a existência ou não da estrela. Espero que leiam sem “pré conceitos” e se divirtam. Assim como eu. Em tempo: os grifos são meus.

A verdadeira Estrela de Belém

É muito estranho que, embora os estudiosos se dispusessem a fazer arranjos com as datas das conjunções planetárias - e até com a morte de Herodes - para ajudar a enquadrar a evidência astronômica, nenhum tenha reexaminado a sério os argumentos tradicionais para datar o nascimento de Cristo. Isso foi conseguido nos últimos vinte anos pelo Dr. Nikos Kokkinos, sábio ateniense hoje vivendo na Inglaterra. Diplomado em teologia, arqueologia romana e história antiga, Kokkinos é um dos poucos pesquisadores polimáticos o bastante para lidar com o amplo espectro de provas vinculadas a essa importante questão. Em 1980, ele propôs uma cronologia radicalmente diferente para Jesus. Um estudo detalhado de provas dos romanos e do Novo Testamento mostra que Cristo teria sido crucificado em 36 d.C. E não no tradicional 33 d.C.). Essa data, hoje amplamente aceita por outros estudiosos do Novo Testamento, fornece o primeiro passo para se datar o nascimento de Cristo.
Naturalmente, o passo seguinte é descobrir a idade de Cristo quando foi crucificado. A visão mais comum aceita que Cristo era bastante jovem, com pouco mais de 30 anos. Segundo Kokkinos, isso não parece verdade. Para ser considerado um rabi (mestre religioso) na antiga sociedade judaica, em geral era preciso ter atingido a idade de 50 anos. Um conjunto de outras provas nos leva à mesma conclusão. Por exemplo, o bispo Irineu declarou no século II d.C. que Jesus tinha cerca de 50 anos de idade quando ensinava. (Irineu foi discípulo de Policarpo, que conheceu pessoas que alegavam ter visto Cristo.) Mais intrigantes ainda são as indicações precisas oferecidas pelo Evangelho de São João, que declara em determinado ponto (8:57) que Cristo "ainda não chegara aos cinquenta”. Outra passagem em João (2:20) relata uma curiosa história na qual Cristo compara o seu corpo - na verdade, a sua vida - com o templo de Jerusalém, que demorou "quarenta e seis anos em construção”. Nenhum dos três sucessivos templos de Jerusalém demorou quarenta e seis anos para ser construído e a melhor interpretação para essa enigmática curiosidade é a defendida por Kokkinos: Cristo estava declarando ter a mesma idade do templo - ou seja, 46 anos. O templo que existia em Jerusalém durante a vida de Cristo fora concluído pelo rei Herodes em 12 a.C. Quarenta e seis anos nos leva ao ano 34 d.C., primeiro ano do ministério de Cristo, segundo Kokkinos. Seguir-se-ia, pois, que Cristo teria 48 anos ao ser crucificado no ano 36 d.C., o que concorda com todas as outras indicações de que tinha perto de cinquenta anos de idade.
A outra alegação explosiva é que Jesus teria nascido em 12 a.C. Kokkinos demonstrou que o ano de 8 a.C., aceito por muitos estudiosos como a mais antiga data para o nascimento de Jesus, se apoiava em terreno muito frágil. Não há provas de um recenseamento de impostos romanos naquele ano – de fato, o primeiro censo romano na Judéia foi no ano 6 d.C., tarde demais para a cronologia da Natividade. É mais provável que José e Maria tenham ido a Belém em 12 a.C. para se registrar num censo de impostos locais, organizado pelo rei Herodes. Só depois de defender a data de 12 a.C., com base em outros fundamentos, Kokkinos notou que ela coincidia com o aparecimento do cometa Halley em 12-11 a.C. Depois que Kokkinos revisou as datas da vida de Cristo, o cometa Halley aparece como o candidato ideal para ser a "estrela".
(...) À época da sua chegada, o mundo romano fervilhava de rumores e profecias de que estava prestes a surgir um novo líder mundial.  Muitos achavam que as profecias já haviam se cumprido na pessoa do imperador Augusto (...) Outros acreditavam que as profecias se aplicavam a Marco Agripa, genro e aparente herdeiro do imperador, homem capaz e de origem humilde (...) Mas depois de uma bem-sucedida parceria com Augusto que durou muitos anos, Agripa morreu de febre em 12 a.C. Quando estava morrendo, em Roma, apareceu o cometa Halley, que os relatos dizem “pairar” sobre Roma, assim como a estrela parecia “permanecer” sobre Belém.
Isso acrescenta uma outra dimensão à história da Estrela de Belém. O patrono do rei Herodes era Agripa e Herodes dependia muito da continuidade dos favores desse homem, que considerava amigo pessoal próximo. As notícias da morte de Agripa podem ter provocado um grande choque no tirano da Judéia e certamente foram acompanhadas pelo relato de um prodígio mortífero visto nos céus de Roma. Que se passaria na mente de Herodes quando ele entrevistou os Magos e “habilmente indagou deles a que horas a estrela aparecera" (Mateus 2:7)? Não lhe teria sido difícil vincular a estrela dos Magos ao cometa da morte de Agripa. Agora pode-se compreender inteiramente o terror de Herodes com a notícia trazida pelos Magos. Agripa fora o governante do Império Oriental. Se o cometa previra a sua morte, talvez pudesse também prever o nascimento de um novo governante no Oriente, justo como os Magos sugeriam.
Uma detalhada simulação em computador dos movimentos exatos e do aparecimento do cometa, observado em Roma, na Pártia e em Jerusalém em 12-11 a.C. seria o teste final para essa ideia.



A primeira passagem registrada do Halley aconteceu no ano 240 a.C., na China. No século XX, ele voltou em 1910 e 1986. No ano de 1986 ele ficou praticamente invisível a olho nu. Em 1910, entretanto, apresentou um belo espetáculo, que foi fotografado.


FOTOGRAFIA DO COMETA HALLEY EM 1910






3 comentários:

  1. Isso da data em que Cristo nasceu - se é que nasceu -, acredito que tenha sido estabelecido de forma um pouco arbitrária, no máximo, se fazendo uma estimativa, uma média dos relatos sobre seu nascimento e, sinceramente, não acho que uns anos a mais ou a menos façam muita diferença nesse caso.
    Quer um pouco de teoria da conspiração, caso contado por um amigo especialista no assunto? Os metidos com ufologia e vida extraterrestre dizem que a Estrela de Belém nada mais foi que uma nave espacial, a bordo da qual Cristo teria aqui chegado, originária do sistema estelar de Capela, sendo Cristo, portanto, um ET, um capelino.
    Há um livro sobre esses supostos capelinos, Os Exilados de Capela. E como disse que consegue ler quase tudo o que lhe cai em mãos (A Operação Cavalo de Tróia,bem que eu tentei, ainda em meus tempos de adolescentes, mas não consegui, ganhei de um amigo, de aniversário, um autêntico presente de grego), quem sabe lhe interesse dar uma olhada nos Exilados :
    http://bvespirita.com/Os%20Exilados%20da%20Capela%20%28Edgard%20Armond%29.pdf

    E se quiser conhecer outros vinte-e-cinco-decembrinos :

    http://amarretadoazarao.blogspot.com.br/2014/12/por-que-voce-so-da-os-parabens-para.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, obrigado! Eu não saio atrás de livros que são (em princípio) indigestos. Só leio se alguém me der o livro. Atualmente, fujo de ficção (sem ironia). Só encaro se for clássico. Se não for, prefiro biografias e narrativas sobre fatos históricos. Estou lendo uma biografia de um psicopata ou sociopata, que foi o Himler. Mesmo que os fatos narrados deixem qualquer pessoa normal boquiaberta, estupefata (pois fazem lembrar as práticas do Estado Islâmico), o livro é chatíssimo, mas vou ler até o final.

      Excluir
    2. Fui ler o post que sugeriu ("por que você só...") e sabe o que descobri? Os dois comentários desse post são meus!

      Excluir

ALLEZ, DIS DONC, MOLIÈRE!

Por ser material de ótima qualidade, várias coletâneas de frases espirituosas e inteligentérrimas de gente como o Barão de Itararé, Bernard ...