sábado, 19 de dezembro de 2015

SE A GENTE GRANDE SOUBESSE - BILLY BLANCO

Hoje é sábado. Mesmo assim, resolvi divulgar este post. Gosto muito dessa música, composta por Billy Blanco e gravada pelo Quarteto em Cy (com participação do filho do autor). Tem uma melodia delicada, mas é a letra o motivo de minha reverência. Tecnicamente, é como as homenagens que faço a textos que me agradaram ou a autores que admiro. Hoje, entretanto, o motivo é mais abrangente.

Depois de ouvir lembranças doloridas e mal curadas de infâncias infelizes, fiquei pensando em como um pai violento ou uma mãe insensível podem trazer tanto sofrimento desnecessário a crianças indefesas.

Pais ou mães que humilham, maltratam, desprezam ou que tratam com descaso, indiferença e frieza os filhos que têm, não imaginam como isso pode ficar incrustado, engastado ou tatuado na mente da criança, provocando muito mais reflexos negativos na vida adulta que eventuais privações materiais na infância.

Não sou eu essa criança, é bom deixar claro, pois fui explicitamente amado e elogiado por meus pais (mais até do que deveria ter sido), mas sempre me condoo quando ouço histórias de antigas crianças, vitimas de bullying materno quando ainda nem se ouvia falar nessa palavra.

Então, minha reverência, meu carinho e solidariedade hoje é para todas as crianças que são ou foram vítimas da indiferença, desdém, sarcasmo, desprezo, abandono, frieza ou falta de carinho justamente de quem deveria agir de forma diferente - seus próprios pais. Dá-lhe, Billy Blanco!

Se a gente grande soubesse (quanta paz)
o que consegue a voz mansa (o bem que faz)
como ela cai feito prece e vira flor
num coração de criança.

A gente grande que tira (sem pensar)
o meu brinquedo da mão (me faz chorar)
tirou de um músico a lira (sem saber)
interrompeu a canção.

De tanto não que eu escuto (Não e não)
o não eu vivo a dizer (que confusão)
eu não sossego um minuto (é natural)
eu não parei de viver.

A gente apenas repete (tal e qual)
tudo que escuta e que vê (não leve a mal)
Pois gente grande eu queria ser um dia
todo igualzinho a você.






2 comentários:

  1. OLá meu grande amigo Zé - eu sempre passo aqui pelo seu blog para me inspirar com a sua sabedoria e a sua capacidade de expressão - quando vi este post, me lembrei da interpretação desta música no link a seguir - Genial - a música, seu post e seu blog - sou seu fã - Mauro Condé ! !https://youtu.be/B6vzeP9FqX0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Mauro!
      Obrigado pelo comentário e pela dica. Vou conferir.

      Excluir

ALORS, T'AS DIT OU T'AS PAS DIT?

A primeira das três postagens dedicadas aos aforismos de Voltaire começa com uma frase a ele atribuída, só que não! Como foi perseguido e pr...