segunda-feira, 9 de junho de 2014

ESTRUTURA DO BLOG

A primeira postagem do Blogson tinha que mostrar a tônica, o estilo imaginado para este blog – ou seja, nenhum compromisso com a seriedade nem com o politicamente correto. Depois, pensando sobre isso, concluí que é legal dar uma prévia da estrutura imaginada para publicação das tranqueiras que escrevo. E o que imaginei é o seguinte: o blog não será indexado por data de postagem, mas por assuntos (ou seções). São elas:

-   ENTENDENDO O BLOG: autoexplicativo

-   FALANDO SÉRIO: 90% das coisas que escrevo são piadas idiotas, trocadilhos infames e pensamentos ridículos. Às vezes, entretanto sai alguma coisa sem (ou com pouca) ironia.

-   PAPO CABEÇA: esta é uma versão “viajada” do “FALANDO SÉRIO”. Embora hoje eu seja radicalmente contra o uso de qualquer tipo de droga – não importando se é lícita ou ilícita (só aceito leite com Toddy – gelado, por favor), às vezes deliro um pouco. Como disse o Belchior, “a minha alucinação é suportar o dia a dia, o meu delírio é a experiência com coisas reais”.

-   MEMÓRIA: outro caso particular de “FALANDO SÉRIO”, está relacionado à minha lembrança de pessoas, casos e acontecimentos que me marcaram ou fizeram parte de minha vida. Embora seja um lance mais pessoal, algumas coisas são legais.

-   RELIGARE: esta seção é meio polêmica, já que pretende juntar todas as frases e textos relacionados à religião, ou melhor, às religiões de modo geral. A polêmica poderá surgir dos textos postados, que podem ser (e são) piadas, comentários irônicos ou reflexões sérias. Não tenho nenhum problema com isso, pois sou católico praticante. Os fundamentalistas, entretanto, podem ficar meio ou muito putos com o que lerem. Paciência...

-   SEM NOÇÃO: esta seção também poderia ser chamada de “espaço Jotabê”, personagem frequente em todas as idiotices e piadas ruins que imagino. E a seção é para isso: piadas e gracinhas horríveis e sem graça. O detalhe é que as coisas postadas nesta seção necessitam que o leitor tenha uma pouco da chamada cultura pop ou cultura inútil ou cultura geral ou, simplesmente, cultura. Se não tiver, como irá malhar adequadamente as coisas ridículas e sem graça que lerá? Ou seja, se só entender de futebol (por exemplo), como irá detonar toda a falta de senso que encontrar pela frente? Resumindo: este blog é contraindicado para analfabetos funcionais.

-   DIÁLOGOS DE SPAMTAR: o nome já diz tudo - se fossem encaminhados por e-mail, eu seria marcado como spam pelos destinatários. Significa que  esta é um caso bem mais grave e particular da seção “SEM NOÇÃO”.

-   VINTAGE: há situações que só ocorrem (ou ocorreram) uma vez. Por isso, os textos acabam por ficar envelhecidos, meio datados, não são atemporais. Como um texto sobre a Copa, por exemplo.

-   REVERÊNCIA: esta é uma novidade que surgiu agora (é claro que é agora, né?) em minha cabeça. Para o bem e para o mal, eu normalmente só encaminhava coisas que escrevo (pensando melhor, eu poderia até fazer uma rima pobre: para o mal e para o mal, só mandava texto autoral). Com o blog, a coisa mudou. Deu vontade de divulgar alguns textos de autores consagrados que admiro e venero. Há também uma sacanagem implícita: como sou menos bobo (não muito menos) do que aparento ser, quando alguém procurar o autor ou o texto, vai que encontra o blog...

Pra finalizar, esclareço que sou especialista em títulos idiotas. Por isso, escolhi os listados acima. 

2 comentários:

  1. Putz, você é bem produtivo, não? Gostei dos posts, principalmente o da leitura. Aquela frase no final do texto foi arrebatadora. Parabéns pela iniciativa. Vou acompanhar :-)

    ResponderExcluir
  2. Em uma entrevista do Paulo José, ator que admiro muito, ele a termina assim: “O importante é que nunca deixei de ser bobo para citar nossa escritora Clarice Linspector” “Ser bobo é ter boa fé, não desconfiar e, portanto, estar tranquilo. Enquanto o esperto não dorme à noite. O esperto vence com uma úlcera no estômago. O bobo nem sabe que venceu...”
    Zé, você é um eterno bobo. E certamente com o seu blog encontrará sempre um "Sexta-feira" que vão se deliciar com as suas "bobeiras" . Sucesso.

    ResponderExcluir

ALLEZ, DIS DONC, MOLIÈRE!

Por ser material de ótima qualidade, várias coletâneas de frases espirituosas e inteligentérrimas de gente como o Barão de Itararé, Bernard ...