quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

LISZTOMANIA - ROGER DALTREY

A vantagem de ter nascido em 1950 (se isso pode ser realmente chamado de “vantagem”) é não ter sido submetido na juventude à tortura mental de ouvir funk e sertanejo em todas as suas variantes.

A melhor fase da minha vida aconteceu entre os anos de 1969 e 1990, quando eu era um jovem adulto (ou adulto jovem), época em que eu conheci e me casei com o Amor de minha vida, anos em que eu vivi a experiência intransferível, indescritível de me tornar pai de quatro das melhores e mais inteligentes pessoas que eu tive a sorte e a oportunidade de conhecer. Foi também uma época de muita autoindulgência, época em que ainda acreditava em mim.

Pois bem, nessa fase - que eu poderia chamar de "dourada" -, eu ouvia rock, quase que só rock. Ouvia também o pessoal do Clube da Esquina e começava a me interessar por blues. Comprava discos de vinil de forma cada vez mais moderada, mas continuava com a mania elitista (não só em relação à música) de descobrir novidades que ninguém mais (ou só os "iniciados") conhecia. 

Caso, por exemplo, do disco “Sociedade da Grã-Ordem Kavernista” do Raul Seixas, que, em entrevista dada ao Pasquim, disse ter vendido apenas 500 unidades no lançamento, fato que teria provocado uma reação da matriz americana. Pois bem, eu achei esse disco em uma banca de saldos! Tempos depois, quando o “Maluco Beleza” já era famoso, relançaram esse e até o disco gravado por “Raulzito e os Panteras” (que não me interessou).

Nessa busca pelo exclusivo, pelo raro e pelo pouco conhecido, encontrei o disco "Lisztomania", trilha sonora do filme de mesmo nome que, até onde sei, nunca passou nos cinemas comerciais do país (em Beagá não passou). Como não tem sentido falar de um filme que nunca assisti, limito-me apenas a fazer um breve comentário do disco. Foi produzido e interpretado por Rick Wakeman e orquestra, sendo a maioria das músicas composta por Franz Liszt (que coincidência!), considerado o primeiro pop-star da história, pois suas apresentações provocavam histeria e chiliques nas plateias, com fãs disputando souvenirs do ídolo (daí o nome "Lisztomania"). E ele, que era pegador, talvez um pegador à moda antiga, devia aproveitar.

Pois bem, nunca curti muito as músicas do disco (por serem muito eruditas para um caipira como eu), exceção feita a duas faixas interpretadas pelo Roger Daltrey, da banda The Who, talvez por já conhecê-las de algum casamento ou coisa parecida. Na verdade, essas faixas têm a mesma melodia e duas letras diferentes, ambas escritas pelo vocalista do Who.

Para quem nunca ouviu, apresento três versões dessa música (que é lindíssima): as duas do Roger Daltrey (uma delas cantada em estilo rock) e uma versão orquestral. Espero que gostem.


 Franz Liszt - Liebestraum - Love Dream


"Love's Dream" (Liszt/ lyrics: Roger Daltrey)


"Peace At Last" (Liszt/ lyrics: Jonathan Benson, Daltrey)


2 comentários:

  1. Quatro filhos? Pããããta..... trabalhou bem, hein, JB?
    Gostei especialmente dessa frase : Foi também uma época de muita autoindulgência, época em que ainda acreditava em mim.
    Os melhores tempos de nossas vidas, acho que, são esses, em que ainda acreditamos em nós.
    Eu tenho esse vinil da Sociedade da Grã-Ordem Kavernista. E fez bem em não se interessar por Raulzito e seus Panteras, também comprei-o à época, e é uma merda.
    Agora, Franz Liszt.... porra!!!! é muita erudição para mim!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você gostou da frase porque eu sou seu "instrutor de velhice", pois antecipo o que você sentirá (creio que já está sentindo) depois dos cinquenta. Quanto ao Liszt, é muita erudição para mim também. As únicas faixas de que gostei no vinil são as de que descolei os links. E uma delas tem uma batida rock bem legal.

      Excluir

A COMPLICADA ARTE DE VER - RUBEM ALVES

Recebi de minha mulher um vídeo onde a atriz Alessandra Maestrini lê o texto transcrito a seguir. Alessandra Maestrini é a intéprete da hilá...