sábado, 3 de julho de 2021

CHOVE LÁ FORA - MILTON NASCIMENTO

Quando estávamos na primeira infância, eu e meu irmão só podíamos brincar com duas crianças, dois primos mais ou menos com a mesma idade que a nossa. Hoje, dia 03/07/2021, morreu o mais novo, mais uma vítima da Covid. A notícia de sua morte deixou-me aturdido e triste, muito triste. Quase instantaneamente pensei em uma música gravada ao vivo por Milton Nascimento.
 
Em julho de 1973 aconteceu um acidente aéreo na Índia, tão trágico quanto trágicos e estúpidos são todos os desastres de avião. Esse, em particular, privou o Brasil de duas personalidades do meio artístico: o elegantíssimo cantor Agostinho dos Santos e a atriz porra-louca (e musa da “Banda de Ipanema”) Leila Diniz.
 
Em 1974, o Milton Nascimento gravou o disco “Milagre dos Peixes ao vivo”, um álbum duplo lindíssimo, resultado de um show (dois dias) provavelmente mais lindo ainda. No envelope-encarte de cada um dos discos está impressa a frase: “este show foi dedicado a Agostinho dos Santos e Leila Diniz”. Uma das músicas interpretadas é “Chove lá fora”, um samba-canção de Tito Madi com letra de corno, que o Milton transformou de forma absolutamente magnífica em um espasmo de dor e saudade, esticando as palavras como se fossem elástico, como se estivessem sob tortura. Sua interpretação foi tão intensa, tão carregada de sentimento - e que o arranjo tornou ainda mais cheia de sombras e de dor -, que é impossível não se emocionar.
 
Antes do início da música, pode-se ouvi-lo dizer o que imagino ser o final provável de uma homenagem aos amigos falecidos: “... e a muitos outros que a mão de Deus levou” (no CD acabou mantida no final da faixa anterior). Em seguida, começa um lamento em falsete que é de arrepiar (e que se repete ao longo da interpretação).
 
Essa é a música que resolvi compartilhar aqui no blog, como uma homenagem a meu primo Paulo César, um sujeito sempre bem humorado, sempre de bem com a vida, que cometeu o desatino de não se vacinar. Espero que gostem (da música, obviamente).

 





Para quem não conhece, a letra é esta:

A noite está tão fria
Chove lá fora
E essa saudade enjoada
Não vai embora
Queria compreender porque partiste
Queria que soubesses como estou triste
E a chuva continua
Mais forte ainda
Só Deus pode entender como é infinda
A dor de não saber
Saber lá fora onde estás, como estás
Com quem estás agora

2 comentários:

  1. que descanse em paz
    só a fé para consolar num momento desses
    70 anos de amizade - bem pesado

    abs!

    ResponderExcluir

A COMPLICADA ARTE DE VER - RUBEM ALVES

Recebi de minha mulher um vídeo onde a atriz Alessandra Maestrini lê o texto transcrito a seguir. Alessandra Maestrini é a intéprete da hilá...