segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

POLITICAMENTE INCORRETÍSSIMO

EXEMPLO
Correu mundo a imagem do ex-general croata Slobodan Praljac tomando cianeto de potássio depois de ouvir a sentença que o condenou a 20 anos de prisão por crimes contra a humanidade. Segundos antes de ingerir o veneno, o sujeito exclamou: "Não sou criminoso de guerra. Rejeito a decisão do tribunal". Foi bastante chocante.

Essa atitude me fez pensar nos políticos brasileiros enrolados com a Lava Jato, especialmente os que já foram condenados e que continuam alegando inocência. É mesmo uma pena que bons exemplos nem sempre sejam seguidos!


ELOGIO
Talvez por uma carência afetiva congênita ou por uma necessidade pré-natal de ser amado, o elogio para mim sempre foi um estímulo para melhorar, para produzir mais ou só um afago bem vindo na autoestima. Por isso, sempre procurei fazer o mesmo quando entendia que o elogio era merecido. Foi assim que eu descobri que a maioria das pessoas não estava acostumada a ser reconhecida de forma positiva. E parece que isso se agravou.

Nos tempos tediosamente corretos em que vivemos, onde a cada dia que passa parece haver menos espaço para o humor e a ironia, uma dos comportamentos menos recomendados é ser cortês, educado e cavalheiro, pois o cavalheirismo poderá ser interpretado como elitismo, esnobismo ou até assédio de qualquer tipo. Nas redes sociais então é que o bicho pega, tantas são as "voadoras" verbais despejadas nos comentários.

Mas a minha ideia não é fazer pregação. Meu negócio é passar o tempo. Por isso, imaginei três cenários envolvendo um senhor, um cavalheiro mais idoso, bem vestido, talvez um gentleman. Um elogio feito por esse senhor nos tempos equivocadamente corretos de hoje poderia ser assim interpretado:
- Se elogiar uma criança sorridente, os pais já ficarão de olho nele, pensando que pode ser um pedófilo disfarçado;
- Se elogiar a juventude e graça de uma adolescente, de uma jovem, talvez ela ache que o cara é um tiozão;
- Se elogiar a elegância e o porte de uma senhora idosa, ela talvez pense que pode se tratar de assédio sexual. Mas o pior mesmo é se gostar da ideia! É ruim!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENDLESS LOVE

  Foi no carnaval de 1969 que se iniciou uma história de amor que eu não quero que acabe nunca – mesmo que eu saiba que um dia acabará. Já p...