quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

DESEMBRULHANDO PRESENÇAS

Basta chegar o mês de dezembro para que um clima de urgência, de crescente afobação e frenesi se instale por todo lugar, afetando quase todas as pessoas (“Será esse o número que ele calça?”; “Ainda não comprei nada para Tia Sinhá!”; “Acho que vou dar uma caixa de bombons para o pessoal da coleta de lixo”; “Meus pés estão até dormentes de tanto que eu andei” ...).

E tudo isso para comprar presentes a ser dados nas inevitáveis festas de fim de ano com suas ceias e seus amigos ocultos (ou “secretos”). Depois, já na ceia de Natal ou nas festas de empresas, as pessoas trocam presentes e fartam-se de beber e comer. A cada ano que passa essas cenas se repetem, nada muda, tudo é sempre igual.

Enquanto refletia sobre isso, surgiu na mente a expressão “desembrulhar presenças”. E é isso que eu penso que as pessoas deveriam buscar. Alguma coisa poderia, deveria ser mudada nos rituais natalinos. Em vez de simplesmente desembrulhar seus presentes, as pessoas deveriam procurar desarmar-se de preconceitos, despir-se de rancores, mal entendidos, mágoas guardadas e todo tipo de (res)sentimento que pudesse ser descartado junto com os papéis que embrulhavam os presentes recebidos, para que a presença de cada um fosse motivo de celebração e alegria para os demais.

Eu sei que esta é uma reflexão rasa, acaciana, mas eu não consigo fazer melhor. Rasa ou não, eu acredito que mais que simplesmente trocar e desembrulhar presentes, deveríamos preocupar-nos em desembrulhar presenças. Esse sim, deveria ser o verdadeiro espírito de Natal. Que poderia estender-se ao resto do ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMAS QUE NÃO PRETENDO AMPLIAR

  Alguns pensamentos meio caóticos ou delirantes têm invadido minha mente. Se fosse outro o tempo, ficaria divagando e escrevendo abobrinhas...