quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

DOUPONE

A primeira empresa onde trabalhei seguia um protocolo meio bizarro: os engenheiros, o único arquiteto e os estagiários de engenharia eram indistintamente tratados por “doutor”, enquanto os demais profissionais de nível universitário (psicólogos, administradores, contadores e economistas) tinham de se contentar em ser chamados de “senhor”. E eu, um aluno relapso, irresponsável e medíocre, um legítimo doupone, um verdadeiro doutor em porra nenhuma, adorava ser tratado com essa reverência equivocada.

Depois de formado - assim como acontecia então com todos os engenheiros - continuei a ser chamado de "doutor". Por conta disso, um dia, um vizinho que trabalhava com representação de fábricas de fechaduras e ferragens provocou a situação mais tosca: sabendo onde eu trabalhava, bateu lá, pedindo para falar com o "doutor Zezinho". Se pudesse, teria dado um tiro nele, tão puto fiquei com essa falta de senso.

O tempo foi passando e as pessoas começaram a "perder o respeito", passando a me chamar apenas pelo nome ou pelo elegantíssimo "Botelho Pinto". O "doutor" ficou reservado apenas aos flanelinhas ("E aí, doutor, o carro tá precisando dar uma lavadinha e uma cera. É rapidinho!").

Hoje, aposentado - e, pior, idoso -, espanto-me quando alguém me chama de "senhor" ou de "Seu Zé", pois não é essa a imagem que tenho de mim. Minha carteira de identidade mental ostenta ainda o retrato de um homem mais jovem e mais sonhador. Mas cheguei à conclusão de que preciso me ajustar e atualizar meu perfil, aceitar e assumir definitivamente a idade cronológica que tenho.

Antes que isso aconteça, preciso resolver um paradoxo: quanto mais me chamam de "Seu Zé" mais eu vejo que "Meu" Zé não existe mais, talvez nunca tenha existido. A cada dia que passa sou menos Senhor de mim mesmo, cada vez mais distante dos sonhos e desejos irrealizados. Não sou senhor de nada! Como ser chamado de "Senhor" se nada mais tenho de meu, intrinsecamente meu? O "meu" Zé verdadeiro perdeu-se há muito tempo e nada pode agora resgatá-lo. Assim, quando alguém me chamar de "Seu Zé", pode acontecer de ficar tentado a perguntar "Cadê ele?", onde está ele, o meu Zé desaparecido, talvez até mesmo o doupone que eu fui um dia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIÚVAS DE MARIDO VIVO

  Talvez por ter achado muita graça do medo de ser preso do nosso ex-pres, que o levou a passar dois dias na embaixada da Turquia, lembrei-m...