sexta-feira, 18 de agosto de 2017

SEMI-ÓTICA

Às vezes sinto-me tentado a aprender alguma coisa nova, mais erudita, que me tire da mediocridade e lave um pouco a lama da ignorância em que estou mergulhado. Mas percebo que alguns temas são tão distantes do meu dia a dia, da minha origem e educação, que a linguagem é tão culta, o palavreado (ou vocabulário) utilizado tão sofisticado que acabo me embaralhando todo. Semiótica é um desses assuntos.

Outro dia resolvi aprender que bicho é esse e – à falta de livros para ler – mergulhei na internet, mais especificamente na Wikipédia, que é a mãe dos muito burros. Não entendi nada, misturei alhos com baralhos (esta foi uma tentativa de atualizar o clichê) e fiquei na mesma. Ou quase, pois achei uma utilidade para a palavra semiótica. Como possuo uma visão parcial, meio distorcida e fragmentada da Realidade, creio poder dizer que vejo a Vida sob uma semi-ótica particular, pessoal.

Mas alguma coisa guardei. Por exemplo, descobri (mas não demoro a esquecer) que “semiótica” é o estudo dos signos – mas não sinônimo de astrologia, obviamente. Segundo a Wikipédia, “é o estudo dos signos e da semiose, que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas sígnicos, isto é, sistemas de significação”.

Bacana, mas não entendi porra nenhuma. Em compensação encontrei estas duas frases: “A semiótica é um saber muito antigo, que estuda os modos como o homem percebe o que o rodeia.
E que é a “Ciência que estuda como o ser humano interpreta os vários elementos da linguagem utilizando seus sentidos e quais reações esses elementos provocam”.

Por ser esse um assunto tão fora da minha realidade e do meu cotidiano, nem tentei entender o significado de palavras como “significante” e "significado”. Para mim, o significado de significante deve ser o oposto de insignificante. Mas tive minha atenção voltada para três palavras de sonoridade distantemente familiar: primeiridade, secundidade e terceiridade. Aí resolvi fazer minha leitura pessoal da Dona Semiótica, usando essas três palavrinhas como sinônimo de infância, fase adulta (ou produtiva) e velhice (acaso pensou que este era um texto sério? Dançou!)

Assim, resolvi usar imagens (ou signos ou o que quer que sejam) para identificar as três fases da vida, de acordo com a simbologia que se queira dar a elas (isso foi profundo!). Feitos os devidos comentários, bora lá:

Ah, você vê a vida como um rio que segue seu curso até o mar? Isso é poético!
 Para você a vida lembra um caminho, uma estrada? Então, tá!
A vida seria como uma árvore cujo destino é dar muitos frutos? Bacanérrimo!
Você enxerga a vida como uma casa que aos poucos vai sendo construída? Ahã...
E aí, gostaram?

Um comentário:

  1. semi-óptica, ficou muito bom.
    Lembrou-me, se não na forma, mas em essência, do poema do Drummond abaixo.

    VERDADE

    A porta da verdade estava aberta,
    mas só deixava passar
    meia pessoa de cada vez.

    Assim não era possível atingir toda a verdade,
    porque a meia pessoa que entrava
    só trazia o perfil de meia verdade.

    E sua segunda metade
    voltava igualmente com meio perfil.
    E os dois meios perfis não coincidiam.

    Arrebentaram a porta. Derrubaram a porta.
    Chegaram a um lugar luminoso
    onde a verdade esplendia seus fogos.
    Era dividida em duas metades,
    diferentes uma da outra.

    Chegou-se a discutir qual a metade mais bela.
    As duas eram totalmente belas.
    Mas carecia optar. Cada um optou conforme
    seu capricho, sua ilusão, sua miopia.

    ResponderExcluir

ALLEZ, DIS DONC, MOLIÈRE!

Por ser material de ótima qualidade, várias coletâneas de frases espirituosas e inteligentérrimas de gente como o Barão de Itararé, Bernard ...