domingo, 25 de dezembro de 2016

MEU ÓPIO - BERNARDO COELHO

Este post é um texto que um de meus amigos de Facebook divulgou hoje. Esse amigo é o jovem, médico e poeta (inédito) Bernardo Coelho, uma das pessoas mais solidárias e generosas que já tive a oportunidade de conhecer. Como ele não colocou título, tomei a\ liberdade  de usar parte de uma frase do texto para publicá-lo aqui no Blogson. Olhaí.


Dizem que Freud afirmou que os sonhos são a manifestação dos desejos inconscientes. Nas duas últimas semanas passei por 2 sonhos pitorescos, sonhei que estava sonhando (sonhos tristes) e acordava dentro desses sonhos chorando muito, tipo novela mexicana e logo depois disso eu acordava de verdade. Eu não sou nem nunca fui de chorar desse jeito, sempre tentei me conter, é da minha natureza.

Há alguns anos escrevi um pensamento em resposta às várias vezes em que fui perguntado: "Você não bebe?" "Você nunca usou drogas?" "Você nunca fumou?", a resposta saiu assim: "minha mente é meu ópio", traduzindo, não preciso de drogas para dar uma viajada.

Hoje avaliando esses sonhos sobre a ótica dessa frase cheguei a conclusão de que ela é mais profunda do que eu pensava. Através desses sonhos eu saciei um desejo inconsciente de libertar as amarras que me impedem de expor meus sentimentos, principalmente minha tristeza, mesmo que eu tenha feito isso apenas dentro de mim, apenas em uma "viagem". Hoje percebi que minha mente é realmente meu ópio, pois enquanto eu puder sonhar, terei minha mente livre para viver aquilo que eu desejar e precisar viver...

2 comentários:

  1. "Porque os sonhos são meus, ninguém rouba e nem tira
    Melhor sonhar na verdade
    Que amar na mentira"

    ResponderExcluir

ALLEZ, DIS DONC, MOLIÈRE!

Por ser material de ótima qualidade, várias coletâneas de frases espirituosas e inteligentérrimas de gente como o Barão de Itararé, Bernard ...