sábado, 18 de julho de 2015

SÓ NA TRAPAÇA

Este post é uma trapaça que faço comigo mesmo. Decidi me desintoxicar do Blogson, da minha compulsão de postar coisas todo dia (ou quase isso). Resolvi que preciso maneirar a ansiedade, acredito que nem tenho tanto assunto assim que sirva de alimento para este blog. Por isso, a próxima publicação só ocorreria dentro de dois dias (preciso começar devagar!). E a trapaça é esta: resolvi postar no Blogson o comentário que faria no blog "A Marreta do Azarão". E o motivo é o texto do link abaixo:
http://amarretadoazarao.blogspot.com.br/2015/07/carla-perez-xandy-e-o-e-otchan-do.html

Vamos lá, começando pelo final:


No final do texto citado, o dono do Marreta deu uma escamada nos Beatles, meus ídolos máximos, mas não vejo problema nenhum nisso. O John era mesmo um mala sem alça. O que penso sobre esse conjunto (era assim que se falava na minha adolescência) é que, tendo começado quase (eu disse quase) como uma simples boy band, seus integrantes foram inovadores no estilo que abraçaram, o rock, uma área que tinha pouca sofisticação musical e instrumental. Tirando o gente boa Ringo, foi uma banda que contou com a sorte de ter três ótimos compositores, um arranjador genial (George Martin) e, no início, um marqueteiro competente (Brian Epstein). Como não sei inglês, não posso avaliar as letras, mas a música era (ou é) boa demais. E o melhor disco de todos é "Abbey Road". 

Quanto ao Caetano Veloso, estopim do texto citado, acredito que ele e o Chico Buarque são letristas insuperáveis, cujo defeito maior é escrever em português, uma língua periférica do mundo ocidental. Se fossem ingleses ou americanos, teriam arrasado no mundo todo.

O meio do texto mostrou duas das características básicas do Marreta, que são a cultura e o domínio vocabular que o blogueiro possui.

Quanto à primeira parte, gostei muito do texto, que me fez entender melhor por que as pessoas gostam mais de meus posts com memórias e lembranças. Falando de sua infância e juventude, às voltas com composições e redações elogiadas pelos mestres, falou também um pouco de mim (mas nunca ganhei estojo de canetinhas) e de mais um tanto de gente boa. Fico pensando que, apesar de ele gostar de textos ficcionais e poesias, acho que o Marreta dá para um bom memorialista!



Um comentário:

  1. Reproduzo aqui a resposta que dei ao seu comentário:
    "Engraçado isso. Enquanto escrevia o texto, eu sabia exatamente as partes de que você iria gostar - e acertei - e sabia também que você ia ficar meio puto com o negócio dos Beatles.
    Sobre o que disse do Caetano e do Chico escreverem em inglês, não sei não. Como você, eu também não entendo picas de inglês, mas me parece que língua portuguesa - bela e inculta, como diz o grande Pasquale - é muito mais rica que a inglesa, em substantivos, adjetivos etc. Me parece - posso estar errado, claro - que o Caetano e o Chico talvez ficassem um pouco limitados pelo inglês.
    Obrigado pelo elogio quanto ao memorialista, só espero que não haja nenhum duplo sentido nesse "dá" para um bom memorialista.
    abraço."

    ResponderExcluir

EU NÃO SEI FALAR FRANCEIS

Os três últimos posts publicados ganharam títulos em francês, mas eu não sei falar francês! Só por diversão, o que eu fiz foi imaginar uma f...