segunda-feira, 13 de julho de 2015

HOJE AINDA É DIA DE ROCK

Hoje é dia de rock! Melhor dizendo, hoje é o Dia Mundial do Rock. Mas isso só vale no Brasil, estamos combinados? Essa caretice começou a partir de 1985, com o nome de Dia Brasileiro do Rock. Motivo para ficar feliz com isso? Nenhum. 

Talvez devido a meu temperamento genuinamente anti-social, uma coisa que sempre abominei e vi com desconfiança é o comportamento de manada. Um bom exemplo disso é a criação de alguma data "comemorativa". Para mim, essas datas são, em sua maioria um porre só. Dia Internacional da Mulher, por exemplo. Quer coisa mais excludente, hipócrita, preconceituosa e machista que uma celebração como essa? Todos os dias são - ou deveriam ser - o "dia internacional da mulher"! Eu sonho com o dia em que as mulheres mandem enfiar essa comemoração no cu dos homens, dizendo -"não precisamos mais disso. Somos - para sempre - iguais ou melhores que vocês".

O mesmo sentimento eu tenho em relação a um Dia Mundial do Rock. O Mick Jagger teria dito que o rock, mais que um estilo musical, é atitude. Pois é. E não há nada com menos atitude que a celebração de um dia "mundial" do rock. É mais ou menos como fazer o vovô sentar em uma cadeira de balanço, colocar um cachecol em seu pescoço e pantufas nos pés (o contrário disso seria muito estranho) e dizer que aquele é o melhor lugar para ele. Para mim, dia do rock é um dia em que tem show de rock!   

Na década de 1950 o rock mostrou a cara para o mundo com o som do Bill “cachinho” Halley, Chuk Berry, Jerry Lee Lewis, Little Richard e Elvis (The Pelvis)Na década de 1960 explodiram os Beatles, os Stones, Beach Boys e os Animals. Às vésperas da década de 1970, The Who, Mothers of Invention, Jimmi Hendrix, a gangue de Woodstock e a turma do "sexo, drogas e rock and roll" puseram para foder.

Como isso aqui não é um catálogo nem dicionário de rock, lembraria ainda o Pink Floyd, o Led Zepellin, Yes, Genesis, Jethro Tull, Deep Purple, Black Sabath, AC/DC, B-52, Iron Maiden e até o Queen, Kiss, The Police, Green Day e todo tipo de músico que as mamães de antigamente gostariam de manter distantes de suas filhinhas.

Hoje, infelizmente (ou não), o rock perdeu importância, perdeu a aura e a mística que já teve um dia. Então, comemorar o dia do rock é como fazer uma excursão ao museu ( -"olha lá, aquilo existiu mesmo!"). E, apesar de meu desprezo por datas comemorativas, acho que hoje o dia do rock até cai bem com um chazinho (detesto chá!) e umas torradas com geleia. Pena que o Dia da Pizza foi comemorado no dia 10 de julho. Se fosse no dia 13, a combinação seria perfeita. Eu poderia dizer que o rock, no fim das contas, terminou em pizza.

Notas finais:
O nome deste post é o título de uma música gravada por Sá, Rodrix e Guarabyra. Quem não conhece ou quer relembrar, siga o link abaixo.
http://www.vagalume.com.br/sa-rodrix-guarabyra/hoje-ainda-e-dia-de-rock.html

E se você quer  conhecer um pouco da irreverência que o rock já teve, dê uma olhada nesta capa de um dos discos do Mothers of Invention (traduza também o título). Parece que os Beatles ficaram ofendidíssimos pela gozação à capa antológica do disco "Sergeant Pepper's" e rolou até processo de plágio, se não me engano. Depois disso, até os Simpsons ganharam uma imagem parodiando a, talvez, capa mais famosa da era dos vinis.

Agora, olha a original dos Beatles:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

IL Y A BEAUCOUP D'ON-DIT, VOLTAIRE!

O ótimo é inimigo do bom. Que devo concluir ao cabo dos meus longos propósitos? Que os preconceitos são a razão dos imbecis.  Toda espéc...