domingo, 28 de setembro de 2025

MIGRAÇÃO DE GNUS

 

Mesmo que você não goste de documentários sobre a vida selvagem (eu adoro), talvez já tenha visto num globoreporter da vida uma migração de animais que acontece todo ano na África. É uma imagem impressionante, épica. Segundo a sapientíssima internet, “A migração dos gnus é a maior migração de mamíferos da Terra, onde mais de um milhão de gnus e outros antílopes percorrem mais de 800 km pelo ecossistema do Serengeti-Mara (Tanzânia e Quénia) em busca de pastagens verdes e água”
 
Nessa caminhada (que inclui também a volta) os gnus encaram bandos de leões esfomeados e crocodilos do tamanho do meu carro, que esperam calmamente o vacilo de algum animal mais estressado, louco para atravessar o rio e seguir viagem. É nessa hora que a lagartixa de uma tonelada e cinco a seis metros de comprimento pega o desavisado. E nem dá tempo de cantar “see you later alligator”, pois é imediatamente afogado e/ou despedaçado.
 
Muito bem, depois dessa aula de botânica, só me resta explicar o motivo de ter pensado nessa migração dos wildebeest. Vencida uma depressão da porra – que me fez pensar em sumir do mundo –, decidi remediar a falta de inspiração para publicar novas postagens com uma decisão “genial”: fazer uma seleção dos posts do início do blog e promover sua migração para os tempos atuais.
 
Pataquipareu! Ideia de jerico, pois não percebi estar iniciando uma migração de gnus. Se eu selecionar para migração – e precisarei ler os mais de três mil posts – um terço do que foi publicado, terei o trabalho mega insano de movimentar mil textos e/ou desenhos para os dias atuais. E o idiota aqui pensou em gastar apenas setenta dias.
 
Comecei ontem e pelo que senti, talvez ainda esteja fazendo isso quando as netas entrarem para a faculdade (e elas só têm seis e sete anos). Mas não vou entregar a rapadura (muito menos a rapamole, também conhecida como "batida". Já estava pensando em sacanagem, né?). Ideia de jumento? Migração de gnus!

5 comentários:

  1. Dia desses, fiquei sabendo que um tratador de leões foi morto por alguns deles e na frente de turistas que ficaram chocados. Parece que foi naqueles lugares onde os carros passam e observam os animais livremente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quqando sós dois filhos mais velhos tinham nascido, fomos a São Paulo para minha mulher pagar uma promessa em Aparecida (do norte?). Como estávamos hospedados na casa da família da namorada de meu cunhado, duas de suas irmãs levaram a mim e aos meninos ao Simba Savari. Foi uma experiência meio atordoante passar no meio de leões e leoas bem alimentados. Aquela serenidade era - claro! - totalmente enganosa. Era um lugar bem legal, mas parece que acabou, deixando apenas as lembranças daqueles animais magníficos à solta. Havia outros animais, mas só me lembro das feras.

      Excluir
    2. Eles reabriram o parque há pouco tempo, exatamente desse jeito. Não acho nada seguro. Uma hora, isso vai dar mer....

      Excluir
  2. Gosto de assistir "Largados e Pelados". Os cara e as cara são insanas em participar desse programa.
    Se vai republicar, acho que não tem jeito, vai ter que provocar mesmo essa migração toda.
    Mas se você copiar o texto e publicar de novo, não esqueça de "colar texto sem formatação", acho que vem melhor sem esse fundo branco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou copiar, vou apenas mudar a data. Quanto aos Largados e Pelados, o nome deveria ser Largados e Velados.

      Excluir

SÉCULO VINTE VÍRGULA TRÊS

Tia Zinha, tio Nhô e tia Sinhá foram os tios com quem mais tive contato na infância. Tia Sinhá e tio Nhô eram solteiros (solteirões) e tia...