sexta-feira, 4 de setembro de 2015

COMENTANDO AS PENÚLTIMAS - 09

Para mim, a melhor piada surgida neste ano (e olha que ainda faltam mais de três meses para 2015 acabar) é a notícia de que o líder sindical dos cocaleros (e presidente da Bolívia nas horas vagas) Evo Morales dispõe-se a invadir o Brasil caso a Dilma sofra processo de impeachment. Sem sacanagem, isso é tão engraçado, bizarro e improvável que não pode ser verdade!

Analfabeto que sou, atualmente só leio notícias sobre futebol (bazinga!). Por isso, não sei se isso foi divulgado na grande imprensa ou se é apenas mais uma das muitas teorias da conspiração divulgadas na internet. Até tentei achar a notícia na grande mídia, mas só achei blogs e sites com jeitão de extrema direita, o que, definitivamente não me convence. Meu negócio, minha praia é tentar fazer humor em cima de qualquer crença, de qualquer ideologia, de qualquer coisa, enfim. Por isso, imagino ter encontrado o que mais se aproxima dessa maluquice, que é o texto transcrito a seguir, no link:

Tarata, Cochabamba, 21 ago (Prensa Palacio).- El presidente, Evo Morales aseguró el viernes que no se permitirá ningún golpe de Estado en Brasil ni en ningún país de Latinoamérica porque su gobierno defenderá la democracia.
"No vamos a permitir golpes de estado en Brasil ni en Sudamérica, ni en América Latina, vamos a defender las democracias", dijo el jefe de Estado en ocasión de participar en el aniversario 115 de la Escuela Militar de Sargentos.
Nuestro proceso, agregó Morales, va a defender a Dilma Rousseff presidenta de Brasil y al Partido de Trabajadores PT".
Según medios de prensa, grupos de oposición de Brasil se manifestaron el pasado domingo en nueve estados de ese país suramericano contra el Gobierno constitucional de la presidenta Dilma Rousseff, la corrupción y los problemas económicos.

Mesmo que o Morales Morera nunca tenha falado textualmente em invasão, são muito ridículas suas bravatas. Bem, isso não importa, pois a teoria da conspiração é que merece os comentários de hoje. 

Uma coisa é certa: diante dessa grave “ameaça”, jamais alguém ousaria dizer que esse grande líder sul-americano não fede nem cheira. Mas de onde poderia ter tirado uma ideia tão lisérgica? Teria ruminado (mascado, entendeu?) isso por muito tempo?

Fiquei pensando o que poderia acontecer depois da convocação dos bolivianos para essa missão impossível, isso, claro, se ele realmente tivesse afirmado que invadiria o Brasil:

Já de saída, os convocados teriam todo o direito de achar que seu presidente é louco de pedra e poderiam considerar essa missão um programa de índio, pois está na cara que se as tropas bolivianas efetivamente entrassem no Brasil, seriam reduzidas a  pelas forças armadas brasileiras.

Porque, pensem bem, uma operação dessa envergadura exigiria grande esforço logístico e de planejamento. Por exemplo, como seria feito o transporte das tropas até a fronteira? De navio?

E se a invasão se desse a pé, os soldados usariam trilhas na selva? Fariam fileiras para deslocar-se de forma organizada?

Mas não creio que essa sandi(ni)ce prosperasse, porque o fracasso dessa operação empanaria o brilho do presidente boliviano e reduziria a farinha sua altivez, pois haveria o risco de nossos irmãos latino-americanos se intimidarem com a superioridade bélica brasileira e voltar às carreiras para La Paz.

Em todo caso, se fossem apenas dissuadidos dessa maluquice, poderiam repetir o gesto bíblico descrito no Evangelho de Lucas – “sacudi o  das vossas sandálias assim que sairdes daquela cidade, como testemunho contra aquela gente”.

Ainda bem que a notícia é só um pesadelo com cara de piada. Ou o contrário disso.


2 comentários:

  1. Pois é caro. Zé Botelho, é tão absurdo e surreal que bem pode ser verdade.
    Morales exatamente eu não sei, mas a verdade é que a esquerda mantém "exércitos" bem treinados em guerrilha e luta urbana, com treinamento recebido da Venezuela e das farcs, O MST é o principal desses exércitos, o próprio Lula os chama assim : exército.
    No caso de um impeachment (o que eu não acredito que aconteça) ou de uma derrota nas urnas em 2018, por exemplo, não me surpreenderia a tentativa de um golpe de estado por parte dos da esquerda e uma re-tentativa (isso existe) de concretizarem seu antigo sonho : a ditadura do proletariado.
    Se tiver um tempinho:
    https://www.youtube.com/watch?v=0wxFFKDf01c

    https://www.youtube.com/watch?v=9S9qhrSkJGs

    ResponderExcluir
  2. O que me incomoda é ver gente tipo Evo Morales, Maduro et caterva usarem a palavra "democracia" como se o governo que pretendem fosse uma. Com esse nome, o Evo precisava mesmo é de um Adão para dar uma cobrada nele

    ResponderExcluir

TEMAS QUE NÃO PRETENDO AMPLIAR

  Alguns pensamentos meio caóticos ou delirantes têm invadido minha mente. Se fosse outro o tempo, ficaria divagando e escrevendo abobrinhas...