Algumas pessoas se orgulham em afirmar que “pensam fora da caixa”. Cara, eu nem quero saber se existe uma caixa! O que eu quero é liberdade de pensamento, sem me prender a dogmas, ideologias, regras ou decretos. O genial Millôr Fernandes assim definiu ideologia: “Bitola estreita para orientar o pensamento” e completou: “A ideologia leva à idolatria, à feitura e adoração de mitos. E, finalmente, ao boquete ideológico”.
segunda-feira, 23 de março de 2026
HUMANISMO É IDEOLOGIA?
Algumas pessoas se orgulham em afirmar que “pensam fora da caixa”. Cara, eu nem quero saber se existe uma caixa! O que eu quero é liberdade de pensamento, sem me prender a dogmas, ideologias, regras ou decretos. O genial Millôr Fernandes assim definiu ideologia: “Bitola estreita para orientar o pensamento” e completou: “A ideologia leva à idolatria, à feitura e adoração de mitos. E, finalmente, ao boquete ideológico”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
FUCK!
Minhas netas de sete e oito anos são educadas pelas mães para não dizerem palavrões, pois são palavras vulgares, “palavras grandes”. E ela...
Lá pelos idos de 2009 criei um blog coletivo onde eu e outros amigos metidos a teólogos e filósofos que procuravam ler os textos bíblicos por outro viéis que não apenas o ortodoxo e devocional. O nome do blog: Confraria dos Pensadores Fora da Gaiola" - pretensão da porra!!!
ResponderExcluirTá aí até hoje mas já sem aquela aura de outrora pois todo mundo debandou quando apareceu o facebook.
Eu gosto de dizer que politicamente não estou nem na direita nem na esquerda - e isso faz de mim alguém sem ideologia? Claro que não, minha ideologia é não estar totalmente nem um lado nem do outro. Todo mundo - mesmo que não saiba - tem suas ideologias. Eu, por exemplo, costumo fustigar mais essa esquerda doida de hoje do que a direita doida. Acho que a doideira da esquerda é pior. Ou seja, ideologicamente, eu aturo mais as doideiras da direita...
O humanismo foi um sonho bom que nunca virou realidade. Tirou Deus de cena e colocou o homem no palco como único ator principal. Tudo morreu nos escombros da primeira e segunda guerras mundiais.
Perdi um texto enorme que estava escrevendo em resposta ao seu comentário. Creio que a luz deu uma apagada e perdi tudo, pois estava escrevendo direto aqui. Mas, em resumo, concordo com você.
ExcluirExiste uma necessidade de rotular e etiquetar todo mundo.
ResponderExcluirSe você faz um ato, você é rotulado de tal maneira. Se de repente faz outro, discrepante, a rotulação muda para a oposta.
Rotuladores passam a enxergar você com raiva, porque não conseguem te entender.
Outros, ignoram e invalidam-te.
Hoje em dia, a maior transgressão que existe é não conseguir credibilidade para ser rotulado sobre porra nenhuma.
Dissse tudo, Fabiano. Eu sou avesso a rótulos.
Excluir