sexta-feira, 22 de agosto de 2025
quinta-feira, 21 de agosto de 2025
DURA É A VIDA DE UM NÃO-DESENHISTA!
Dura é a vida de um não desenhista preguiçoso! Lembrando-me da musiquinha do extinto banco Bamerindus, imaginei uma charge com os versos iniciais do jingle e fiz este pedido ao ChatGPT:
Gerar uma charge em preto e branco de um homem que está sendo levado aos ares por seu relógio de pulso com asas. De sua boca sai um balão que diz: “Eu sei que o tempo passa, o tempo voa, mas isto é ridículo!”
Não demorou e saiu este desenho:
Por favor, gere a imagem de um homem, tal como o esquema anexo. O texto em inglês é só informativo e não deve aparecer na charge.
terça-feira, 19 de agosto de 2025
AINDA ESTÁ VALENDO
Tive este insight há oito anos. Quem redescobriu o texto foi o Facebook. Não me lembro se já foi publicado no blog, mas continua valendo.
Às vezes me sinto como um desses casarões construídos no início do século passado, transformados agora em museus ou centros de convenções. Tenho uma mente de século XX, mas aberta à visitação pública no século XXI.
BONOBOS NO PANTEÃO
Às vezes – e com uma frequência cada vez menor – surgem pensamentos que me deixam feliz, nem tanto pela profundidade, mas pelo inesperado da "reflechão" (reflexão muito rasteira, entende?). E o mais recente foi uma “brincadeira” com as diferenças de pensamento entre os gregos antigos e os judeus da época bíblica. Bora lá.
Falei merda?
segunda-feira, 18 de agosto de 2025
ACHAM QUE É SOPA?
Recentemente a mitologia grega ressurgiu em minha vida, resgatando os primeiros contatos que tive com ela ao ler os livros infantis do Monteiro Lobato. Hoje, quem está conhecendo esse mundo fascinante são as netas Bia e Cacá, que ouvem o pai ler esses mesmos livros que li quando tinha uns dez, doze anos.
sábado, 16 de agosto de 2025
I ONLY HAVE EYES FOR YOU
Recentemente, assistindo ao Graham Norton Show, pude ouvi-la impecavelmente interpretada por Michael Bublé, cantor até então desconhecido para mim. E é justamente essa apresentação que escolhi publicar num sábado à noite, dia em que os sonhos eram renovados ou desfeitos nas horas dançantes de então.
sexta-feira, 15 de agosto de 2025
CONTO TRISTE - AUTOR DESCONHECIDO
Na volta do interior, o silêncio no carro tinha peso de ferro.
Ele olhava adiante, mas não via.
A filha, no banco de trás, deitada no colo da mãe, fingia cochilar para escapar das discussões e da agressividade que tantas vezes transbordavam daquele carro.
quinta-feira, 14 de agosto de 2025
O QUE É SER PAI?
Em 2018, meu filho postou no facebook este emocionante e emocionado depoimento. Só me lembrei dele por ter sido agora republicado por minha mulher. Acho que traz as mesmas emoções que já senti e que o titular do blog “As crônicas do Edu” tão bem registrou em seu post “Minha melhor versão”.
Eu sou pai há quatro meses, deu para rir, chorar, desesperar e acalmar. É pouco tempo eu sei, mas um dia apenas te dá a dimensão do que é ser pai. Quando você pega aquele serzinho pequeno no colo, sente seu calor em seus braços, sua respiração e coração batendo, você sabe que agora não tem apenas alguém para cuidar, mas para amar e te amar também. Você percebe que tem alguém que depende muito de você no inicio para continuar respirando, comendo, desenvolvendo, mas percebe mais ainda que você se torna dependente daquelas duas pequenas pessoas para continuar respirando, comendo e vivendo. Tudo em sua vida para de girar em torno do sol e passa a orbitar aquelas duas pequenas estrelas "super novas", novas pela idade, mas principalmente pelo brilho.
Meu pai e minha mãe sempre demonstraram seu amor, afeto e carinho pelos filhos e claro que a recíproca sempre existiu, só quando eu virei pai eu pude entender a profundidade do que eles sentem por mim e meus irmãos. Esse é meu primeiro "Dia dos pais”, mas eu já sou pai da Cacá e da Bia há 367 dias. Obrigado aos meus pais pelo exemplo e à minha esposa pelas minhas filhas. Obrigado minhas filhas e parabéns ao meu pai!
SEE ME, FEEL ME - THE WHO
Outro dia comentei com um dos filhos que sou um cara de sorte no assunto “música”. Eu era jovem e tive a oportunidade de ouvir e assistir, “ao vivo e a cores”, artistas e eventos fundamentais, icônicos, tanto da música brasileira quanto da internacional.
Começando pelos brasileiros, tive o privilégio de ver surgir e acontecer os festivais de música no final da década de 1960 e início da de 1970, de onde despontaram artistas como Milton Nascimento, Chico Buarque, Gilberto Gil e Caetano Veloso. Curti e ouvi os músicos do Clube da Esquina, da Tropicália e dos Novos Baianos (grupo que mereceu um documentário realizado por uma TV alemã), sem falar nos cearenses Fagner e Belchior, todos em início de carreira, todos com a criatividade e inspiração a mil.
Do lado internacional, ouvi os Beatles quando ainda não tinham se separado e acompanhei a melhor fase dos Rolling Stones. E, para fechar, assisti no cinema (umas quatro vezes) ao documentário sobre o primeiro Festival de Woodstock – tão icônico e paradigmático que ganhou até um monumento no local onde aconteceu. E tudo isso quando eu tinha apenas dezenove, vinte anos. Poderia até dizer daquela época: “Meninos, eu vi!” – pois eu estava lá, quando tudo estava acontecendo. Muita sorte!
Não deixa de haver uma ironia triste no fato de que este monumento, que celebra os “3 Days of Peace & Music” (15, 16 e 17 de agosto de 1969), também lembre uma sepultura – que guarda os sonhos de toda uma geração e do próprio rock.
quarta-feira, 13 de agosto de 2025
VOCÊ ESTÁ MANGANDO DE MIM?
Piada de roqueiro das antigas (meus filhos acharam um lixo). A ideia idiota é minha, o desenho é do ChatGPT e os versos são da ópera-rock Tommy.
terça-feira, 12 de agosto de 2025
O PAI DE CADA SIGNO
O pai de Áries é estourado, cabeça quente, que na hora da raiva fala o que devia e o que não devia. Mas também é o pai cuja raiva passa cinco minutos depois da explosão. Aliás, cinco minutos depois ele nem lembra mais que brigou ou por quê. Assim como o pai ariano pode ser brigão com o filho, será brigão pelo filho. Ele será o primeiro a responder em caso de bullying, problemas no colégio, problemas na adolescência, especialmente se for pai de menina (se for pai de menino, ele tenderá a encorajá-lo a lutar e enfrentar seus próprios problemas, estando sempre em alerta na retaguarda).
Calmo e tranquilo, o pai de Touro dará ao filho a liberdade de ser e agir. Poucas coisas tiram o pai taurino da sua calma e serenidade. Ele costuma ser o pai que quase nada abala. No momento em que ele sente que a segurança do filho ou da sua família está ameaçada, o pai de Touro entra em jogo sem hesitar. Sim, porque o taurino é protetor e provedor. Se você pensa no seu pai como um porto seguro, uma rocha ou uma árvore de raízes profundas e difíceis de abalar, ele provavelmente é do signo de Touro.
É a alma da família nos jantares durante a semana e nos almoços de domingo. Ele é o que bate papo, conversa, tem sempre algo novo e interessante para contar. O pai geminiano também é que aquele que acende (e mantém acesa) a chama da curiosidade dos filhos sobre o mundo que os rodeia. Os filhos tendem a vê-lo como uma pessoa inteligente, curiosa, engraçada e bem informada. Como pai, ele é leve, embora possa ser surpreendentemente tradicional em muitos aspectos. O pai de Gêmeos geralmente apoia (e acompanha) o desejo de exploração dos filhos, que tendem a vê-lo como um “amigo mais velho”. E é por aí mesmo, até porque esse pai envelhece sem nunca entregar na aparência ou na atitude a verdadeira idade que tem. Mantém sempre jovem (há controvérsias!).
O pai de Câncer adora ficar em casa cuidando dos filhos. Ele curte ver a prole crescendo e nutri-los fisicamente e emocionalmente. Muitos se enganam quando pensam que pais cancerianos são permissivos ou acomodados. Não são não. Cancerianos são ambiciosos e, como tal, esse pai fará o que for preciso a nível social e de educação para equipar os filhos para chegar longe na vida. Ele é do tipo que estará presente em toda formatura, festa escolar, aniversário etc.
O pai leonino é puro coração. Amoroso e generoso, seus filhos são o brilho dos seus olhos e eles não escondem isso de ninguém. É um superpai, muito interessado em ensinar aos filhos valores nobres e que eles saibam ocupar o lugar no mundo que lhes corresponde, protegendo seus espaços, seus valores e aqueles que amam. São ótimos pais para festejar (e acompanhar) em festas de aniversário e serão aqueles que terão prazer em ensinar aos filhos as boas coisas da vida. Para conquistar o pai de Leão, basta dizer a ele que seus filhos são incríveis e que puxaram a ele.
O pai de Virgem costuma ser extremamente envolvido na rotina dos filhos, ainda que sejam adultos, trabalhem e tenham sua própria carreira. Se eles não estiverem diretamente envolvidos, saberão da agenda dos filhos, como estão indo na escola e do que precisam. Embora seja apaixonado pelos filhos, o pai virginiano pode ser extremamente crítico, com o intuito de ajudá-los a serem melhores. Mas ai de quem se atreva a criticar a sua prole! Filho seu não tem defeito nenhum, além daqueles que ele mesmo (e só ele) tem o direito de apontar. Devido a sua facilidade para identificar o que não funciona ou pode ser melhorado, pode ser percebido como algo frio pelos filhos.
Se há algo que esses pais serão excelentes é em ensinar aos filhos será o valor dos relacionamentos (e das relações sociais em geral), da negociação e da importância de sermos justos. Também calmo e tranquilo, o pai libriano lidará com conflitos com (ou entre) os filhos desde um lugar de diálogo que busca conciliar e encontrar um meio termo. Dificilmente, o pai de Libra dirá aos filhos o que fazer. Em vez disso, ele tentará apresentar os prós e os contras de cada opção para que eles decidam, quiçá conduzindo-os discretamente pelo caminho que pensa ser melhor para eles. E quando em situações sociais, os seus dificilmente estarão mal arrumados ou sujos: o libriano entende que sua aparência é seu cartão de visitas e ensina isso muito bem aos filhos.
O vínculo do pai de Escorpião com seus filhos é muito profundo e intenso. No entanto, nem sempre seus filhos sabem do amor e da importância que têm na vida dos pais. Isso porque, muitas vezes, o pai escorpiano tenta conter o turbilhão que carregam dentro de si, externalizando uma imagem mais controlada, que nem sempre comunica o amor que os move. Leal, ele é daqueles que mata e morre por um filho. Mas melhor não tentar enganá-lo, porque ele é ótimo em perceber correntes emocionais e energéticas, e em ler o não dito. Seus filhos podem achá-lo muito radical e extremo em suas decisões, embora tendam a compreender suas razões quando são adultos.
Se o pai sagitariano tivesse um único desejo, ele pediria que seus filhos fossem éticos e não tivessem medo de explorar no mundo. Ele é parceiro, acompanha e estimula a prole sempre a buscar algo maior e melhor, porque ele não só acredita na capacidade dos pequenos como sabe que a vida pode ser mais. O otimismo do pai de Sagitário os levará a acreditar que nem o céu é um limite para os seus sonhos. No entanto, como amantes incondicionais da liberdade, o pai de Sagitário dificilmente saberá lidar com filhos dependentes ou indecisos. Para esportes, aventura, estudos e vida ao ar livre, esse pai será a melhor companhia.
Este pode ser o pai com o qual os filhos não convivem muito porque está sempre trabalhando, dando duro, lutando para um futuro melhor para toda a família. Até em férias corre o risco de o pai capricorniano estar trabalhando. Com seu exemplo, seus filhos aprendem que nada cai fácil do céu (só chuva!), que é importante lutar pelos nossos objetivos, e que perseverando se chega longe. Não importa o cargo que ocupe, o pai de Capricórnio costuma ser uma pessoa respeitada por todos porque ele carrega consigo a importância da ética profissional. Além disso, o pai capricorniano é amante da tradição e da família, embora não deixe que nenhuma herança cultural dite como construir a sua própria vida. Independência, tradição e trabalho são seus nomes.
Devido a sua natureza intelectual e materialmente desapegada, o pai de Aquário costuma ser muito mais presente no lado abstrato da criação dos filhos do que no lado concreto do dia a dia, da troca de fraldas, de limpar o machucado. Além disso, o pai aquariano quer transmitir aos filhos a capacidade de questionar as regras estabelecidas, de criar neles uma mente inquisitiva que lhes permita ver além do que a maioria vê e lhes incutir um sentido de justiça social. Para eles, é importante ser socialmente vocal e ativo a respeito daquilo que não está correto, não importa quem diga o contrário. Ele deseja que seus filhos não sejam um a mais na multidão, ainda que isso lhes custe a própria multidão. Se o pai de Aquário tivesse um mantra, seria: não tenha medo da solidão, tenha medo de não ser você.
Calmo, tranquilo e generoso, o pai de Peixes é daqueles que pode ter dificuldade em enfrentar comportamentos problemáticos dos filhos, e quiçá até minimizá-los, devido a sua tendência a enxergar prioritariamente o lado positivo de quem ama (e de escapar dos problemas “mundanos”). Muito perceptivo, o pai pisciano é ótimo em “sentir” a sua cria, tanto do ponto de vista físico (quando algo não vai bem em relação à saúde) quanto em relação ao emocional e ao psicológico. Sua conexão com eles é algo literalmente espiritual. Às vezes, suas preocupações pelo bem-estar dos filhos podem ser confundidas com percepções e intuições que nem sempre estão corretas, o que pode causar desentendimentos. No geral, eles são vistos mais como uma fonte de amor e acolhimento do que uma referência de autoridade.
segunda-feira, 11 de agosto de 2025
PARÁBOLA DA VAQUINHA
Ao ser admitido na empresa onde vivi os melhores anos da minha vida profissional, fui designado para trabalhar no departamento conhecido como "Seção Técnica", dividindo uma sala com outro engenheiro. Esse departamento ocupava um andar inteiro do prédio sede e contava com quase trinta profissionais – estagiários, auxiliares técnicos, administrativos, recepcionista, desenhistas e datilógrafos, além de nove engenheiros, que o diretor técnico costumava chamar de seu staff.
- Quando eu não tenho nada pra fazer, pego umas caixas do arquivo e começo a organizar. Assim, quem me vê trabalhando não pode me considerar desnecessário – e não corro o risco de ser dispensado.
- Quando eu voltar, vou abrir uma empresa. Nem que seja aqui em cima deste armário!
- Esta empresa é a vaquinha. Enquanto as pessoas continuarem a tomar seu leite e comer seu queijo, nada vai mudar.
- Estavam Jesus e seus discípulos atravessando uma região desértica quando anoiteceu. Resolveram pedir pouso numa casinha que avistaram ao longe. Foram bem recebidos pelo morador, que lhes ofereceu leite, manteiga e queijo, tudo proveniente de uma vaquinha – sua única fonte de sustento.
No dia seguinte, agradeceram, despediram-se e seguiram viagem. Um dos discípulos sugeriu que Jesus ajudasse aqule homem e fizesse um milagre em retribuição à hospitalidade, e ouviu: “- Já fiz.”
Tempos depois, ao passarem pelo mesmo lugar, os discípulos viram uma bela propriedade. Surpresos, pediram pouso novamente e perguntaram ao dono o que havia acontecido. Ele respondeu: “– No dia seguinte à partida de vocês, minha vaquinha morreu. E eu tive que trabalhar.”
- Esta empresa é a vaquinha. Enquanto estivermos satisfeitos com nossos empregos e salários, não teremos nenhum progresso.
Grande Jair!
domingo, 10 de agosto de 2025
FELIZ DIA DOS FÃS!
Creio que a maioria dos
leitores que acessa esta bagaça já deve ter ouvido a expressão "The Fab
Four", criada para designar o fabuloso
quarteto The Beatles, mas, para mim
os verdadeiros "Fab Four" são
estes caras aqui, de quem eu sou mais fã que pai. Esta foto foi tirada no Dia dos
Pais do ano passado e tentei (toscamente) torná-la preto e branco, além de
colocar óculos escuros em quem não estava usando (coisa de maluco). Olhaí.
sábado, 9 de agosto de 2025
DITADOS MUITO (IM)POPULARES
sexta-feira, 8 de agosto de 2025
SÓ UMA RAPIDINHA!
O Millôr Fernandes criou um diálogo maravilhoso entre Deus e o Arcanjo Gabriel. Lembrei-me dele ao saber da ocupação da mesa da Câmara pelos deputados bolsonaristas. Não consegui achá-lo, mas é mais ou menos assim:
- Espere só para ver a gentinha que Eu vou botar lá!
quinta-feira, 7 de agosto de 2025
quarta-feira, 6 de agosto de 2025
NÃO CONFIE EM IDIOTAS - J.B. PRITZKER
Eu creio que os leitores e leitoras que ainda se aventuram por este blog moribundo jamais imaginariam que J.B. já foi paraninfo de uma turma universitária. Pois é, aconteceu. E o pior (ou melhor): J.B fez um belo discurso!
terça-feira, 5 de agosto de 2025
ZEBRA? NÃO, CAVALÃO
segunda-feira, 4 de agosto de 2025
UM BLOG DE FASES
Ainda assim, em busca de uma visão mais detalhada, escrevi quase uma página para alimentar a IA com dados sobre a gênese do blog. E mesmo que a revisão pedida tenha aumentado o zoom sobre as características, defeitos e qualidades do blog, ela só confirmou o que eu já sabia ou – pelo menos – pressentia. E é esse retrato detalhado o tema do post de hoje, pois, segundo o ChatGPT, tornei-me muito autorreferente.
Mas antes de transcrever o texto gerado em não mais que cinco segundos, queria dizer que apesar de toda a ironia que tentei acrescentar ao post “Alegrai-vos!”, jamais fiz julgamento de ninguém ou de nenhum blog que sigo, pois meu desejo era só divertir os eventuais leitores. Só posso dizer é que fazer essa solicitação a uma IA resultou em uma experiência fascinante, educadora, transformadora e, talvez, definitiva.
Olhaí a análise do ChatGPT feita a partir desta orientação:
- Queria que analisasse cada ano ou período do blog, como fez antes.
Claro. Abaixo está uma análise sintética do Blogson Crusoe dividida por fases anuais, com destaque para estilos, temas e transformações perceptíveis ao longo dos 11 anos de atividade:
2014–2015: A FASE INAUGURAL
Tom: Reflexivo, curioso, entre a crônica e o ensaio leve.
Conteúdo: Muitas postagens sobre cotidiano, velhas histórias familiares e comentários sociais bem-humorados.
Linguagem: Rica, com vocabulário variado e domínio claro da escrita literária.
Destaque: Textos com pegada memorialista que surpreendem pelo humor sutil e ironia elegante.
2016–2017: CONSOLIDAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Estilo: Mais ousado, com jogos de linguagem, neologismos e ironia mais explícita.
Temas: Vida urbana, política cotidiana, cultura de massa, infância e afetos.
Inovação: Começa a criar personagens e narradores fictícios, testando a fluidez entre o real e o inventado.
2018–2019: O AUGE DA INVENTIVIDADE
Produção intensa e marcada por textos muito diversos.
Formato: Alternância entre breves epifanias, sátiras, contos rápidos e desabafos.
Qualidade: Talvez o período mais criativo, em que o autor parece escrever por prazer, com liberdade.
Destaque: Mistura inusitada de filosofia de botequim com lirismo doméstico.
2020–2021: PANDEMIA E INTROSPECÇÃO
Tom mais melancólico e existencial.
Temas: Envelhecimento, isolamento, memória, linguagem.
Forma: Textos mais curtos, pontuados por humor defensivo e confessionalismo sincero.
Mudança: Primeiros sinais de cansaço criativo e reflexão metalinguística sobre “escrever para ninguém”.
2022: TRANSIÇÃO E RUPTURA
Metaescrita: Começam os textos sobre o próprio blog, o esgotamento do formato, o fim das ideias.
Estilo: Menos cuidado estético, mais impulso de registro e desabafo.
Emoção: A angústia da perda de memória e vocabulário começa a transparecer.
2023–2025: A FASE DOS E-BOOKS E DA AUTOREFERÊNCIA
Objetivo: Recuperar, organizar e reaproveitar o passado do blog.
Produção: Lançamento de coletâneas (e-books), edição de posts antigos.
Tom: Crítico consigo mesmo, autoirônico, às vezes amargo.
Risco: Redução da inventividade anterior em nome da curadoria.
- Qual dessas é a melhor fase?
2018–2019 se destaca pela combinação de originalidade, fluidez e liberdade. É o momento em que o blog parece mais autêntico, pulsante e variado. Há ali um equilíbrio raro entre humor e sensibilidade, crítica e ternura.
Pois é, preciso absorver com cuidado tudo o que foi dito, para que as próximas tropeçadas possam ser dadas de forma madura e serena. Gostaram?
domingo, 3 de agosto de 2025
ALGUÉM PEDIU SUA OPINIÃO?
Este post comunica e comemora o fim da operação a que eu me propus a fazer para redução da mediocridade publicada na forma de quatorze e-books displicentemente selecionados. Já está disponível na Amazon o e-book “Alguém Pediu Sua Opinião?”, resultado da junção dos três e-books Falando Sério, Alucinações Cotidianas e Ainda Ontem Eu Tinha Vinte Anos. Para se ter uma ideia do rigor da seleção, houve um um descarte de 247 páginas, uma redução de 321 para apenas 74.
sábado, 2 de agosto de 2025
ALEGRAI-VOS!
Você que é dono ou dona de blog e está de saco cheio de não ter comentários sobre sua última postagem ou, se os teve, foram comentários idiotas ou inadequados, dando a impressão de que a pessoa que comentou estava bêbada, drogada ou pensando na lista de produtos que precisa comprar no supermercado, alegre-se.
sexta-feira, 1 de agosto de 2025
SEMPRE RIR, SEMPRE RIR
Há situações que poderiam te fazer chorar de tristeza, espumar de ódio ou enrubescer de vergonha, tão despropositadas se apresentam. Mas eu sou cínico e debochado, e por isso, mesmo não zurrando ou relinchando de tanto rir, eu ri bastante ao ouvir que 11% dos brasileiros aprovam o tarifaço que um cavaleiro do Apocalipse econômico quer aplicar aos produtos brasileiros que são exportados para seu país.
- são contrários ao uso de vacina;
- consideram-se patriotas (a pátria é o Brasil!)
- acreditam que os judeus consideram Jesus Cristo o filho de Deus;
- acham lindo o lema “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”;
- não confiam em urna eletrônica;
- desconfiam da grande mídia e preferem manter-se informados através das redes sociais.
-
Algum tempo atrás, quando ainda trabalhava, recebi um e-mail que continha no final, depois da identificação do remetente, uma frase dramát...
-
No meio da pandemia, assistindo televisão com minha mulher, ouvi um ator inglês dizer as palavras mágicas “Soneto 116 de Shakespeare”. Creio...
-
Este post serve para divulgar as três obras primas publicadas por este blogueiro na Amazon.com.br . E são primas só pelo parentesco, pois...