segunda-feira, 14 de julho de 2025

RESTAURA NADA!

 
Já faz algum tempo que recebi de minha irmã a cópia de uma linda  e antiquíssima  fotografia da família de minha avó materna. Deve ter sido registrada entre 1915 e 1920 e está muito danificada. Uma das tias-avós estava ausente no dia do retrato e foi inserida depois, com o Photoshop da época: tesoura e cola ou goma arábica.
 
Recebi também a cópia de uma restauração da mesma imagem. Sinceramente, alguns parentes até "ficaram bem na foto", mas a feiura da maioria (minha avó incluída) é constrangedora, fazendo-me pensar numa espécie de "Família Adams" cabocla. Como bem observou minha irmã, o restaurador fez um trabalho ridículo: “colocou óculos no bisavô, um vestido na Tia Anita – que é a do retratinho colado – e ainda modificou a fisionomia dela, um troço muito tosco”. Só posso acrescentar: e com sobrancelhas de Frida Kahlo!
 
Pois bem. Descobri, por meio de meu filho, que o “onipotente” ChatGPT também restaura fotografias. Diante disso, resolvemos restaurar a foto original com as seguintes recomendações, menu copiado de um site indicado por esse filho:
 
Analise a foto enviada e realize uma restauração completa. Detecte e corrija os seguintes, se presentes:
Riscos, manchas de poeira ou sujeira
Marcas de dobra ou vincos
Áreas faltando ou rasgadas
Descoloração ou amarelamento
Partes desbotadas ou borradas
Detalhes faciais e corporais danificados (com reconstrução natural)
Ruídos visuais e falta de nitidez
Textura e iluminação incoerentes
A imagem final deve parecer natural.
 
E não é que o danado do ChatGPT fez mesmo? Na verdade fez a maior zona, gerando uma imagem com "dublês" vestidos como meus parentes, mas em nada parecidos com eles. Ao que parece, por ser uma Inteligência Artificial, o ChatGPT achou melhor criar uma realidade alternativa e chutou o pau da barraca: tirou bigode de um, colocou óculos em outro, mudou o sexo de um tio à direita da foto, transformou minha tia-avó ausente em santa  graças a uma auréola colocada em sua cabeça  e fez “harmonização facial” em todo mundo.  
 
A seguir, as fotos em ordem cronológica:

Foto original, com moldura lindíssima
 


 
Foto original, sem moldura
 


 
Foto restaurada
 


 
Restauração do ChatGPT
 


Conclusão: talvez nem mesmo uma IA seja capaz de traduzir tanta feiura da foto original com realismo e fidelidade!

4 comentários:

  1. Pois é, milagre o chat gpt não faz.
    Tem também a questão que essa versão grátis dele é bem limitada, mas se for conversando com ele, dizendo onde ele errou, o programa vai fazendo umas correções.

    ResponderExcluir
  2. Cara, respeitosamente, estou me acabando de rir...não exatamente da foto original mas das restauradas.
    Se não me engano há uma IA específica para restaurar fotos e também transforma a foto em vídeo. Não sei se é coisa do GPT, acho que não.

    ResponderExcluir
  3. A restauração ChatGPT é hors concours de maluquice.

    ResponderExcluir

ALGUÉM PEDIU SUA OPINIÃO?

  Este post comunica e comemora o fim da operação a que eu me propus a fazer para redução da mediocridade publicada na forma de quatorze e-b...