quinta-feira, 26 de junho de 2025

SPOILER DE ENVELHECIMENTO

No início deste mês completei 75 anos de idade, setenta e cinco anos! Duvido que existam blogueiros mais velhos que eu. Por isso, para “ensinar” a meninada mais jovem, aí na casa dos sessentinha ou menos, resolvi dar um spoiler de como provavelmente estarão quando atingirem a minha idade atual. E quis fazer isso agora, porque já terei virado poeira de estrelas (stardust) quando estiverem ouvindo alguém cantar que vai comer seu bolo.

Talvez minhas "aulas" sejam um segredo de Polichinelo, mas o fato real é que velhice chega como quem não foi convidada e, mesmo assim, age como dona da casa. E o mais curioso é que ela se instala sem avisar, em silêncio, insidiosamente, como um ladrão que invade uma residência que alguém se esqueceu de trancar.

Nessa fase meu corpo lembraria uma indústria dividida em vários departamentos ou seções, mas mal administrada e deficitária: o almoxarifado não tem peças de reposição, o setor de manutenção foi sucateado. O setor de transporte geralmente anda mal das pernas, o que é literalmente verdade, pois os joelhos guincham e choram – cantando fados tristes a cada tentativa de agachar. O setor de geração de energia usa e abusa de combustível de baixa qualidade – meu abdômen, volumoso, revela anos de alimentação descuidada, aliada a uma ansiedade congênita que me faz assaltar a geladeira e potes de biscoito durante a madrugada.

A visão embaça lentamente, graças a uma catarata que ainda não foi operada, como se o mundo também cansasse de ser visto. E por falar em sensação de cansaço, ela é companheira constante, assim como o desânimo e a vontade de nada fazer. Esse quadro é – ou deveria ser – preocupante, não fosse uma insólita sensação de imortalidade – sentida na juventude, mas injustificável na velhice.

Mas a mudança mais estranha acontece no cérebro, que funciona como uma agência de publicidade e marketing, estruturada para atender todo tipo de público, pois nem tudo envelhece de forma igual ao mesmo tempo. A curiosidade continua infantil, um pouco na pegada do George Bernard Shaw quando disse que “alguns homens veem as coisas como elas são e dizem por que, eu sonho coisas que nunca existiram e digo, por que não?”

Mesmo embaralhado com outros sentimentos, o senso de humor continua a existir e lembra o de um  adolescente despreocupado. Mas o que mais me espanta é continuar a olhar a vida, o mundo, as pessoas com os mesmos olhos de quando tinha vinte ou trinta anos. E essa maneira de olhar, a visão atraída por corpos jovens, de pele hígida e formas sedutoras, ainda desperta em mim desejos de um homem de trinta — embora tudo permaneça platônico, apenas no território exclusivo da mente.

Resumindo a gororoba, a velhice inapelável se instala, mas sem um espelho à frente que nos mostre a verdade, a mente reage como se as idades já vividas pudessem ser revividas. Alguém disse uma frase muito boa que utilizo para fechar este spoiler de envelhecimento: “Envelhecer, no fundo, é esse embate entre a esperança e o espelho. E o espelho, ingrato, nunca mente”. E sempre vence.

3 comentários:

  1. Texto legal!!!
    Sabe que ontem mesmo me olhando no espelho do quarto falei pra minha esposa: "essa ruga não estava aqui, apareceu depois que eu fiz 60 no dia 16..."
    Ela riu. Me chamou de velho. E eu, todo machudo, lhe mostrei o meu bíceps rígido construido com muito exercícios...rs
    Teu texto é irretocável, é isso mesmo. Nem sei se chegarei na sua idade. Envelhecer é o preço que pagamos por viver mais. O segredo é tentar viver o melhor possível antes da velhice para que a velhice não seja tão ingrata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demorei para responder por estar cuidando do post de hoje à noite. Espero que gostem do que vou publicar.

      Excluir
  2. Ah para Jotabê!
    A publicação é ótima,
    mas o argumento é show!
    Envelhecer é realmente uma experiência
    incrivelmente exploratória e cheia de
    nuances. Se não nos
    cuidamos a vida vai
    ficando cinza e sem volta.
    Prefiro passar por todas as
    fases prestando bem
    atenção em cada fase, e nem
    ligar pras rugas. Cuidar da saúde
    para não dar trabalho pra família
    antes do tempo. Buscarei manter
    meu ir e vir o quanto puder...
    Agora, há Blogueiros de todas
    as idades, talvez você não
    os leia e vice e versa:
    Esses posso dizer que
    passam,dos 70 aos 83,
    meus amigos pessoais:
    https://ressurgidodascinzas.blogspot.com/
    https://ohassan.blogspot.com/
    https://arcodovelho.blogspot.com/
    Bjins
    CatiahôAlc.

    ResponderExcluir

AMIGO URSO

Há muito tempo imaginei esta tirinha – ou HQ, ou piada – por ter ouvido o trocadilho "urso bipolar" em um episódio da série  The B...