quarta-feira, 18 de junho de 2025

"A IMPRESSÃO QUE EU TENHO É A DE NÃO TER ENVELHECIDO"

 Recentemente o facebook apresentou um vídeo da atriz Fernanda Montenegro dizendo um texto muito bonito da escritora Simone de Beauvoir. Tenho um coração sensível à beleza das palavras e do pensamento alheio (deve ser inveja, por ser incapaz de dizer coisas assim).

Pois bem, corri atrás do texto declamado (seria esta a palavra?) e resolvi divulgá-lo aqui no blog, uma tentativa de tapar paredes rachadas com belas gravuras. Lêaí. 

A impressão que eu tenho é a de não ter envelhecido, embora eu esteja instalada na velhice. O tempo é irrealizável. Provisoriamente, o tempo parou para mim. Provisoriamente. Mas eu não ignoro as ameaças que o futuro encerra, como também não ignoro que é o meu passado que define a minha abertura para o futuro.

O meu passado é a referência que me projeta e que eu devo ultrapassar. Portanto, ao meu passado eu devo o meu saber e a minha ignorância, as minhas necessidades, as minhas relações, a minha cultura e o meu corpo. Que espaço o meu passado deixa para minha liberdade hoje? Não sou escrava dele.

O que eu sempre quis foi comunicar da maneira mais direta o sabor da minha vida, unicamente o sabor da minha vida. Acho que eu consegui fazê-lo; vivi num mundo de homens guardando em mim o melhor da minha feminilidade. Não desejei nem desejo nada mais do que viver sem tempos mortos.

2 comentários:

  1. Li hoje um trecho sobre o passado em um livro que é assim:

    "O passado segue seu dono como um cachorro fiel que se recusa a sair do seu lado. E às vezes, morde nossa bunda".

    Não está à altura de Clarice mas achei pertinente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estive tentando achar uma frase que li há muito tempo, mas acabei desistindo. Era mais ou menos assim: "o passado é o passado, mas está sempre presente".

      Excluir

BLONG

Parece que foi ontem que eu era um avô sem netos. Por isso mesmo, dizia estar tão carente que acabaria criando uma ONG tipo "Avós de em...