domingo, 16 de outubro de 2022

QUEM DISSE FOI O AMOEDO!

Li no portal G1 a notícia de que “O empresário João Amoêdo, ex-presidente do partido Novo e ex-candidato à Presidência da República, declarou neste sábado (15) que votará em Lula, do PT , no segundo turno da eleição presidencial contra o presidente Jair Bolsonaro, do PL”.
 
Em 2018 o Amoedo declarou  ter um patrimônio de 425 milhões de reais, uma grana que transforma em piada  de pobre o jogo de palavras "há moeda" feito com seu sobrenome. 

Na eleição de 2018, embora tenha dado meu voto ao Henrique Meirelles no primeiro turno (outro cara cheio da grana), fiquei tentado a votar no Amoedo, pois me simpatizei com ele e com suas ideias. Pois bem, ao justificar seu voto no Lula no segundo turno destas eleições, disse também o seguinte:

"É uma decisão difícil, pois não concordo com nenhum dos dois. A qualquer um que seja eleito, serei oposição desde o primeiro dia, mas meu direito de oposição tem mais chance de ser preservado com Lula do que Bolsonaro”.
 
Neste caso, só me resta lembrar uma frase que um antigo colega sem noção dizia:
 
"Se até o Jean Jacques Rousseau, porque eu também não posso ruçar"? 

9 comentários:

  1. Por que cargas d'água as pessoas acham que Lula é mais "democrático" que Bolsonaro? Ele vive falando em "regulamentar" a imprensa. Vou publicar no Marreta, ainda essa semana, várias falas dele nesse sentido. O PT está movendo um processo contra a Jovem Pan, a única emissora de tv que lhes fazem oposição direta. Maduro, amiguinho de Lula, fechou mais de 40 rádios na Venezuela nessa semana. Já Bolsonaro : https://12ft.io/proxy?ref=&q=https://pleno.news/brasil/eleicoes-2022/se-reeleito-bolsonaro-vai-editar-decreto-para-cumprir-artigo-220.html
    Repito : Bolsonaro, talvez seja (talvez),um projeto de ditador; Lula é um ditador com um projeto. Projeto que já data desde a década de 1960.
    De onde Lula consegue iludir tanto gente que ele é do "bem"? Ou menos do "mal" que Bolsonaro? De onde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou um ignorante (sinceramente falando) no assunto “política”, baseando-me mais no sonho e no desejo (pessoal) de que tudo possa ser melhor que a situação do momento. Sempre agi e votei assim. Lá no início do governo Bozo eu tive a sensação de que ele tinha um perfil espelhado do Hugo Chavez. O “espelho” rebatia a imagem, transformando o que era esquerda em direita e vice versa. Essa sensação foi aumentando progressivamente, graças às ameaças veladas ou explícitas ditas pelo mito. Isso foi me deixando cada vez mais puto e preocupado, principalmente por ter votado nele no segundo turno.
      E chegamos ao atual momento, onde vejo pessoas públicas que admiro declararem seu voto no outro candidato (que também desprezo e odeio). Gente como o FHC, o Meirelles, a Simone Tebet, os formuladores do Plano Real. E agora, o Amoedo. Como deixar de considerar isso?
      As atitudes imbecis que tomou durante a pandemia só fizeram destacar ainda mais meu desapreço pelo Bozo (cloroquina, atraso na compra de vacinas, etc.), por ele e pelo que fazia. Sem falar na escória que conseguiu juntar em torno de si. Impossível esquecer as falas da ex-ministra da goiabeira, o desprezo pelo meio ambiente do Ricardo Salles, o Pazuello, o ex-ministro da deseducação Weintraub e o uso abusivo e repugnante da ideia de “Deus acima de tudo” e de tudo o que está por trás disso.
      Fica realmente difícil imaginar cenário mais triste que a “escolha de Sofia” que este segundo turno representa para mim. Estou cagando para a corrupção – e já deixei isso claro mais de uma vez -, pois acho que só muda o “modus operandi” de cada candidato. Mas é inadmissível o retorno a qualquer tipo de autoritarismo. E nesse quesito eu acredito que o mito representa a maior ameaça. E nem sou eu o único a pensar nisso.
      Creio que você não terá saco nem disposição para ler, mas o link abaixo é bastante educativo e merece uma boa reflexão.
      https://www.terra.com.br/noticias/brasil/bolsonaro-adota-medidas-do-manual-de-chavez-entenda-semelhancas-e-diferencas-entre-brasil-e-venezuela,28934e7858e3e3f6195c228692e6972a3rtoc6j6.html

      Excluir
    2. E fica a imagem da crucifixão de Jesus ao lado do bom e do mau ladrão. Para mim, HOJE, o Bozo equivale ao mau ladrão.

      Excluir
    3. E Lula é o ladrão do bem? Ou é o atual Jesus Cristo?
      Lerei o link, sim; qualquer coisa comento depois.
      Esses dois também são interessantes e revelam bem o espírito democrático de Lula:
      https://pleno.news/brasil/politica-nacional/lula-pode-pedir-ao-tse-que-tire-a-jovem-pan-do-ar-diz-colunista.html

      https://revistaoeste.com/mundo/maduro-fecha-46-estacoes-de-radio-na-venezuela/

      Excluir
    4. O melhor dos mundos é quando você pode fazer escolhas simples, tipo entre o que você gosta e o que não gosta, entre cerveja barata mas boa e leite com toddy, entre frio e calor, entre praia e montanha, etc. Foda é quando você tem de escolher ou definir quem é menos pior entre duas antas. Você mandou o link que fala das 46 estações de rádio fechadas na Venezuela. Curiosamente, o Bolsonaro fez ameaças veladas ou explícitas de não renovar a concessão da Globo. Uma erva daninha não ocupa e mata seu gramado de uma vez, ela vai aos poucos se espalhando. Quando você vê, seu belo gramado virou capim, tiririca. É assim que eu vejo o Bozo, um cara insidioso, incapaz de aceitar serenamente um não ou uma situação que não entende ou de que discorda. Um cara que depois de todos os textes (feitos inclusive pelo seu amado exército, um exército que um dia o expulsou) das urnas eletrônicas insiste em falar que não confia nelas só pode estar tentando chutar a bola pro mato e acabar com o jogo. O lula é um ladrão do bem? Acho que não, mas o Bolsonaro é pior, seja ele ladrão ou não. Autoritarismo, extremismo e radicalismo não entram no meu radar de civilidade.

      Excluir
  2. Eis aí a "direita" que a extrema-esquerda do país tanto luta para ter. No máximo isso, liberais limpinhos que no menor dos problemas pediram desculpas por existirem, como o Amoeba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, Ozy, para mim o Amoedo é inequivocamente de direita, mas demonstrou não ser de extrema direita (e essa é uma diferença gigantesca). Equilíbrio nunca fez mal a ninguém. Já a paixão...

      Excluir
  3. E falando de algo agradável, o Conde fez um puta dum elogio à você nesta postagem; que eu, claro, assino embaixo:
    https://ocondementecapto.blogspot.com/2022/09/minha-pequena-metamorfose.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Conde é gente boa e muito condescendente. Você também.

      Excluir

O PENSAMENTO LÚCIDO E EQUILIBRADO DE FERREIRA GULLAR

  Creio ter sido o Chico Buarque quem disse que “a inspiração é uma dádiva da juventude” . Outros já disseram coisa semelhante, mas não cons...