quarta-feira, 15 de agosto de 2018

RECEITAS DE PAI

Um dos muitos clichês que usamos no dia a dia é que "filho não vem com manual de instruções". Puro clichê. E equivocado, pois o que mais se vê é livro sobre como cuidar do pimpolho. O que realmente vem sem manual é a paternidade. Não há consenso sobre como ser um bom pai. Deve ser essa a explicação para a existência de todo tipo de pai.

Há os espancadores (eu fui um desses), os ausentes (idem), os displicentes (ibidem), os impacientes (olha eu de novo), os violentos, os sádicos, os intolerantes, os cínicos, os desonestos, os hipócritas, os perversos, os pervertidos, os opressores, os alcoólatras, os drogados, os idealizados (esses são os piores) e por aí vai, pois a lista é longa.

Dia desses comemorou-se mais um "Dia dos Pais", ótima data para os comerciantes de lenços e meias (pensando bem, isso é presente de Natal). Nessa data todo pai ganha o carimbo de bom pai, de pai amoroso. Os filhos se emocionam ao lembrar a barra que foi a infância e de "como era bom etc., etc."

Como tenho dificuldade de aceitar comportamentos e pensamentos estereotipados, resolvi elaborar algumas "receitas de pai" para pais muito comuns. Melhor dizendo, receitas extraordinárias para pais muito ordinários. Vê aí.

RECEITA 1
Ser pai é chegar de outra noitada
embriagado e de cara amarrada
protestar pela comida preparada
que há horas o espera, destampada

RECEITA 2
Ser pai é chegar da cachaçada
reclamar desta vida desgraçada
zombar da filha que o olha assustada
que o aguarda para sentir-se abraçada

RECEITA 3
Ser pai é agir como um demente
Para os filhos mostrar-se sempre ausente
Comportar-se de modo inconsequente
Estupidamente, ridiculamente deprimente

RECEITA 4
Ser pai é ficar na arquibancada
a ver jogos que não passam de pelada
ameaçar a companheira encurralada
dizendo aos berros que vai moê-la na porrada

RECEITA 5
Ser pai é cobrar tudo e não dar nada
que vê família como sendo sua boiada
que diz aos filhos que sua mãe não vale nada
que vai fazer com que ela fique desdentada

RECEITA 6
Ser pai é espancar um inocente
envergonhar o filho adolescente
é crer-se PAI em sua visão autoindulgente
e emocionar-se ao ganhar algum presente




2 comentários:

  1. Rapaz, eu sou uma fraude e um merda em todos os aspectos da vida que você imaginar. Mas sabe que, como pai, eu não me encaixo em nenhuma dessas suas (cheias de ironia, é claro) definições? Não espanco, não atemorizo, estou presente o tempo todo, nunca mais sai para noitadas depois do nascimento do Raul (nem tenho vontade), não reclamo da comida fria ou sem sal, até porque sou eu quem cozinho aqui em casa etc etc.
    Mas as seis receitas até que compõem um poema interessante, e que, por alguma razão, me fizeram lembrar a letra de "Uma Canção Desnaturada", do Chico, feita para a Ópera do Malandro.
    Gostei pra caralho.
    https://www.letras.mus.br/chico-buarque/86073/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta provavelmente será tão longa que vou aproveitar a chance para um novo post. E não é por falta de vergonha na cara, é por necessidade real de dar um depoimento-desabafo. "Guenta" aí. E obrigado pelo comentário!

      Excluir

OURO DE TOLOS

  Algumas das minhas matérias-primas favoritas para publicar no Blogson sempre foram frases inteligentes ditas por personalidades famosas, i...