quinta-feira, 17 de maio de 2018

VOCÊ SABE O QUE É SEMICÚPIO?


Há muitos anos, eu e minha mulher, após o almoço, tínhamos o costume de sair dando voltas de carro pelo bairro onde moramos. Entrávamos em uma rua, íamos até o final, virávamos à direita ou esquerda e ficávamos nisso até enjoar. Minha mulher dizia que era para descansar a mente dos afazeres que acabara de concluir ou que a esperavam na parte da tarde. Com quatro crianças, sem empregada (nunca gostou), a barra era realmente pesada para ela.

Por isso, dávamos notícia de tudo quanto era imóvel com placa de “vende-se” ou “aluga-se”. Às vezes, fixávamos a atenção em alguma casa que acreditávamos valer a pena ser comprada. Numa dessas vezes, depois de alguma amiga ou amigo nos consultar sobre as “ofertas” do momento, resolvemos investigar uma casa que estava vazia e muito machucada pelo abandono prolongado.

O primeiro passo foi tentar descobrir quem eram os proprietários. Para isso, começamos a perguntar aos vizinhos se os conheciam, como poderíamos falar com eles, etc. Naquela época, Santa Tereza era um bairro com predominância de casas mais simples, habitadas pelas mesmas famílias por várias gerações. Mesmo assim, tivemos dificuldade em identificar os herdeiros, pois os antigos moradores tinham morrido há muito tempo. Em compensação, conseguimos descobrir quem tomava conta do imóvel. “Tomar conta”, no caso, consistia apenas em ter as chaves para pegar contas de IPTU e assemelhados ou evitar sua invasão por moradores de rua, pois a casa era uma ruína só.

Muito bem. Identificado o “zelador”, pedimos que nos mostrasse a casa por dentro, “pois tínhamos uma amiga interessada, bla bla bla”. Apesar de demonstrar certa impaciência, aceitou atender nosso pedido. Quando entramos no imóvel, tive a sensação que uma bomba potente poderia ser uma boa solução para corrigir o estado da construção. Falando mais claramente, a demolição integral e reconstrução do zero parecia ser a coisa mais sensata a se fazer.

Antes, preciso dizer que fomos informados de que “a casa estava em processo de inventário e partilha, e que ainda demoraria um pouco para poder ser vendida, bla bla bla”. Obviamente, nossa amiga (ou amigo) não se dispôs a esperar. Mas um detalhe, um único e insignificante detalhe fez com que eu nunca mais me esquecesse dessa casa. E esse detalhe estava no banheiro, surpreendentemente o cômodo mais bem conservado da casa.

Era um banheiro grande, espaçoso e, além dos previsíveis chuveiro, vaso e lavatório, possuía duas peças em ferro fundido esmaltado: uma banheira com pés em forma de garra e... uma bacia com diâmetro provável de 60 a 80 centímetros, com as mesmas características da banheira: pés em forma de garra, ralo e entrada de água.

Perguntei ao “zelador” qual seria a finalidade daquela “coisa” e ele sabia! Disse-me ser uma “bacia para lavar os pés antes de deitar”. Lembrando-me da escassez de água que tinha afligido Belo Horizonte, achei que era realmente uma peça de utilidade indiscutível. Fiquei tão encantado que cheguei a pensar em comprar o imóvel, só para ficar com aquela relíquia para mim (para ser sincero, eu tenho a mania de pensar coisas que não consigo realizar. Mas isso é outra história).

O fato é que nunca tinha visto aquilo antes. A casa um dia foi vendida e demolida. Em seu lugar construíram nova casa em estilo “colonioso”, sem nenhum charme especial. Nem consigo imaginar o que pode ter sido feito com aquela bacia. Para ser sincero, embora tenha procurado na internet, nunca mais consegui ver outra igual. Até hoje!

Graças à minha inclusão em um grupo fechado do Facebook, composto por fãs (verdadeiros fanáticos) de fotos antigas de BH, tive a oportunidade de ver uma foto dessa peça que tanto fascínio causou em mim. Graças também à extrema gentileza de uma senhora desse grupo que a fotografou, fiquei até mesmo sabendo o nome da “coisa”, hoje poética e adequadamente transformada em canteiro de begônias em sua casa.

Querem saber o nome da relíquia? Chama-se “Semicúpio”. Segundo o dicionário, “semicúpio” é um substantivo masculino e possui dois significados:
- banho de imersão da parte inferior do corpo; banho de asseio, banho de assento.
- peça sanitária apropriada para banho de assento (banheira, bacia etc.).

É por essas e outras que eu sempre digo: Facebook também é cultura! Olha o semicúpio aí, gente!



2 comentários:

ZERO RELEVÂNCIA

  Olha que interessante: por não ter mais inspiração para tentar ser poeteiro (cuidado com o entendimento!), pedi à Inteligência Artificial ...