domingo, 27 de maio de 2018

FACEBLOGSON? É GRUPO!


Como meu cérebro tem se rivalizado com o deserto de Atacama em aridez, resolvi transformar uma resposta em post. Por traz dessa aparente canalhice, oportunismo ou falta de vergonha na cara encontra-se minha mania obsessiva de registrar o que penso. Com isso, talvez pretenda fazer estoque para quando eu não pensar mais nada, vestido confortavelmente com babador e fralda geriátrica.

O que sei é o seguinte: sem que eu soubesse ou autorizasse, uma amiga incluiu meu perfil no Facebook (precisa ter um perfil) em um grupo que curte fotos antigas de BH. Passei a receber posts com fotos incríveis de casas, monumentos, pessoas, cenas do cotidiano, etc., geralmente em preto e branco. Como sabem os feicibuquistas, as opções dessa rede  são "curtir", "comentar" ou "compartilhar".

Achei aquilo legal e resolvi “compartilhar” postando uma foto antigaça que saiu no Blogson e, junto com ela, um resumo do texto que escrevi. Tomei um puta susto, pois mais de cem pessoas curtiram e umas seis comentaram!

Antes de continuar esta lenga-lenga, preciso lembrar esse grupo tem um "administrador" (três, na verdade) - que tem poder de aceitar as sugestões para novos membros e excluir posts ou participantes que não tem nada a ver com o tema ou espírito do grupo. Na prática, é um censor, pois nenhum post sobre política é permitido. Uma foto que mostrava estudantes agitando em 1968, por aí, foi excluída, cheia dos comentários mais raivosos que já vi (talvez pelo fato de os membros não se conhecerem).

Pois bem, apesar das restrições, resolvi arriscar e postei o link de um dos posts sobre a família de meu pai (SÉCULO DEZENOVE VÍRGULA NOVE). Mesmo que tenha ocorrido uma reclamação explícita pelo fato de estar desvirtuando o foco do grupo (só fotografias, na opinião do reclamante), mais de 400 pessoas curtiram, umas dez comentaram e pediram que continuasse a postar essas lembranças.

Quando vi aquilo, pensei com meus borbotões: "Achei a mina!" Compartilhei mais uns quatro links com posts do blog e a visualização mensal do Blogson passou dos anêmicos menos de mil para mais de três mil acessos!

Aí pensei em criar um grupo para "capturar" as pessoas que curtem ou curtiriam esses textos. Ou seja, a ideia seria criar um "Faceblogson" mais careta (o público médio do grupo aparenta ter por volta de cinquentinha ou mais, mas há pessoas novas também).

Ainda não me animei a ler o tutorial para criação de grupos. Só sei que o grupo das fotos antigas cresce quase exponencialmente, pois quando entrei, possuía uns dezoito mil membros. Hoje, já passa de vinte mil. Como eu tenho carência afetiva congênita e não ligo a mínima para minhas convicções pessoais (afinal, o "cliente" tem sempre razão), vou acabar fazendo um treco desses.

O único defeito é que é um “facebook”. Customizado, mas sempre facebook. Assim, as postagens se sucedem como folhas na correnteza (que lirismo!), tão mais rapidamente quanto maior for o número de participantes ou “amigos de facebook”. Talvez a manha seja colocar o link do Blogson e um trechinho do post para servir de isca. Enfim, para quem está sem assunto e fica louco por um elogio, pode ser uma solução. Falta de caráter acabaria dando nisso um dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMAS QUE NÃO PRETENDO AMPLIAR

  Alguns pensamentos meio caóticos ou delirantes têm invadido minha mente. Se fosse outro o tempo, ficaria divagando e escrevendo abobrinhas...