sábado, 2 de março de 2019

ARTIGO 120


Existem frases que são tão repetidas e alteradas que no final das contas ninguém sabe mais sua origem. Uma delas é esta, atribuída a Maquiavel (sabe lá Deus se é dele mesmo!) "Aos amigos os favores, aos inimigos a lei".

Já li em algum lugar uma versão diferente, extremamente “delicada”: “Aos amigos tudo, aos indiferentes a lei e aos inimigos as pauladas”. Até o finado Clodovil entrou nessa: “Clô para os íntimos, dô pra quem eu quiser e vil para os inimigos". Mas também não sei se é dele mesmo ou foi satirizado por alguém (opção mais provável).

Lembrei-me dessas frases ao ler comentários e manifestações raivosas a propósito da autorização dada ao ex-presidente Lula para que pudesse ir ao velório do neto, um coitadinho de sete anos apenas. Uma dessas pessoas foi Eduardo Bolsonaro, um dos filhos trapalhões do presidente, que teria escrito no Twitter.Lula é preso comum e deveria estar num presídio comum. Quando o parente de outro preso morrer ele também será escoltado pela PF para o enterro? Absurdo até se cogitar isso, só deixa o larápio em voga posando de coitado”.

Apesar de odiar o PT e achar o Lula um porre, fiquei estupefato com essa nova idiotice, ainda mais ao descobrir que a ida ao sepultamento é um direito previsto no artigo 120, da Lei de Execução Penal, que estabelece:

SUBSEÇÃO I
Da Permissão de Saída
Art. 120. Os condenados que cumprem pena em regime fechado ou semi-aberto e os presos provisórios poderão obter permissão para sair do estabelecimento, mediante escolta, quando ocorrer um dos seguintes fatos:
I - falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão;

Bem,  o Lula acabou indo ao velório. Mas, diante da visão rancorosa e sem compaixão que vi nas reders sociais, resolvi “brindar” meus amigos de facebook com esta frase:



2 comentários:

  1. A fala do Clodovil é mesmo verídica. Eu mesmo a ouvi proferir em uma entrevista. Tenho certa admiração pela figura que foi Clodovil, uma bicha de respeito. Disse ele : "Clô para os amigos, vil para os inimigos e "dô" para que eu quiser.
    Grande Clodovil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu gostava dele, de sua ironia e lingua ferina. Gente boa!

      Excluir

TÁ UM DESERTO!