sábado, 16 de março de 2019

O HOMEM DOS 30 AOS 60 ANOS


Depois de alguns comentários sobre minha rabugice, mau humor e irritabilidade crescente, resolvi pesquisar na internet para ver se encontrava uma explicação para esses novos comportamentos, notados até mesmo por mim. Descobri um texto que me fez rir muito (um riso tipo hiena, manja?), apesar de não ter a faixa etária dos setentinha onde me encontro (talvez fosse melhor dizer "onde me perco" ou "onde me escondo"). Aí resolvi publicar no blog, pois Blogson Crusoe também é cultura (mesmo que seja tipo Almanaque do Biotônico)! Olhaí.

(Artigo extraído do livro Doenças, Conhecer para Prevenir (Ottoni Editora), de autoria do médico Mário Cândido de Oliveira Gomes, falecido aos 77 anos, no dia 6 de junho de 2013.)

O processo de envelhecimento é inexorável. Dos 30 aos 60 anos surgem grandes transformações no organismo do homem. Vejamos o que acontece em relação à pele, cabelo, coração, cérebro, pênis (próstata) e músculos (ossos). 

Aos 30 anos diminui a produção de elastina e colágeno, que são responsáveis pelo viço e tônus da pele, surgindo entradas no cabelo. O coração já começa a sentir os primeiros sinais do fumo, sedentarismo, pressão alta e colesterol. A pressão tolerada para esta idade é de 12/8. A mente está em plena atividade, apesar da perda de um milhão de neurônios. O álcool provoca contração dos vasos, diminuindo o oxigênio no cérebro. A potência sexual atinge o máximo, com duas a três relações por noite, com intervalo de menos de uma hora entre elas. Nesta idade, 30% dos homens sofrem de ejaculação precoce e outros 30% de impotência, que é de fundo psicológico. Com a rotina de exercícios constantes é possível ganhar 15% de massa muscular, todavia, a partir dos 35 anos, pode-se aumentar 3 quilos de peso em cada década, principalmente na barriga. 

Aos 40 anos as rugas (pés-de-galinha) ficam mais visíveis, com 55% de algum tipo de calvície a partir dos 45 anos. A parede das artérias fica mais dura, aumentando a pressão, cuja normalidade é de 120/80. A agilidade de raciocínio não é mais a mesma, levando mais tempo para processar informações. O tendão que liga o pênis ao púbis fica mais frouxo, com diminuição do grau de ereção. Tem início a andropausa, com diminuição na produção de testosterona (1% ao ano) e aumento da próstata. A perda de massa óssea é de 0,3% ao ano, com a projeção dos ombros para frente pela compressão das vértebras. 

Quando o homem atinge os 50 anos de idade surgem as manchas de sol no rosto e corpo, o cabelo fica mais fino e ralo, com perda diária de 70 a 100 fios. A queda no ritmo do metabolismo facilita o acúmulo de gordura, com diminuição da frequência do coração em 15%. O cérebro perde de 30 a 50 mil neurônios por dia, com redução em 20% do tamanho do órgão. A depressão aparece em 10% dos homens. O ângulo de ereção do pênis fica abaixo da horizontal, surgindo causas orgânicas para a impotência, como a pressão alta, diabetes, etc. O gasto menor de calorias (vida sedentária, etc) favorece o acúmulo de gordura no abdome, perda da massa muscular e maior flacidez. Finalmente, o indivíduo chega aos 60 anos. 

Como sexagenário as perdas se acentuam. Assim, é a idade crítica para o câncer de pele. A calvície atinge 70% dos homens, com perda de mais de 100 fios/dia. Além disso, os fios tendem a ficar brancos pela perda da capacidade de produzir pigmentos. O coração fica mais duro, pela redução do número de células e depósito de fibras do colágeno, podendo surgir falta de ar. A pressão boa é de 140/90, aumentando o perigo dos infartos (30%), enquanto o sono diminui e o humor piora. O indivíduo fica rabugento e intransigente. Também ocorre perda da memória em 5% dos homens, com tendência a aumentar com a idade. Nesta idade, 6% dos homens não conseguem ter ereção, e os que conseguem precisam de pelo menos um dia entre as relações. O risco de câncer de próstata é de 7%. A perda de massa óssea é de 5%, com possibilidade de osteoporose em 10% e tendência a sofrer quedas e fraturas. 

Aos 60 anos o indivíduo começa a reduzir de tamanho, com perda de 3 a 5 cm. Nesta idade os especialistas fazem algumas sugestões tais como retirar as pintas irregulares, fazer implante para a calvície avançada, usar medicamentos (estatinas) para o controle do colesterol e da pressão alta, caso o exercício e dieta não funcionem. Em caso de risco de derrames e infartos, tomar uma aspirina (75 mg) por dia, acrescendo fibras e gorduras polinsaturadas para manter o bom colesterol. Ainda, manter o cérebro sempre ativo através da leitura, não abusar do álcool e largar de fumar correndo. A revisão anual da próstata é fundamental (PSA, toque, etc). abusando dos alimentos com pigmento vermelho (Iicopeno), como molho de tomate, melancia e goiaba, que diminuem o risco de tumor. Os medicamentos contra a impotência funcionam e devem ser usados, se não houver contraindicação.

Finalmente, ingerir pastilhas de cálcio, tomar sol por 30 minutos/dia e fazer reposição hormonal, se necessário. Retardar o processo de envelhecimento é uma decisão pessoal. mas viver a vida com qualidade é uma necessidade.


4 comentários:

  1. É a podridão, meu velho...
    E eu que já sou rabugento desde que me lembro por gente? Como será que estarei quando chegar - se chegar - aos 70?
    Sobre rabugice, vou deixar aqui pra você uma sugestão na netflix, a série After Life. Acho que poderá gostar e até se reconhecer em algumas passagens- eu, ao menos, me reconheci em várias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li e pensei: "que merda! Tudo o que eu intuía era verdade!" Imaginei que este texto iria mexer também com você. Ele é particularmente "emocionante" quando fala do "angulo de ereção". Já pensou em um espelho retrovisor para a cabeça do pau? (para poder ver o ceu)

      Excluir
    2. Sem dúvida, o tal do ângulo da ereção foi o que mais me abalou, por ser uma verdade cada vez mais próxima.
      Retrovisor para a cabeça do pau? Mas aí ele nao ia ficar vendo o cu? O que anda bebendo, Jotabê? Também vou querer.

      Excluir
    3. Em outubro de 2014, ainda na
      primeira infância do Blogson, eu escrevi um texto em que já abordava essa questão tão "latejante". Se quiser reler (ou ler pela primeira vez), o link é este: https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2014/10/melhor-idade-sei.html

      Excluir

ESTRELA, ESTRELA DE BELÉM!

  Na música “Ouro de Tolo” o Raul Seixas cantou estes versos: “Ah! Mas que sujeito chato sou eu que não acha nada engraçado. Macaco, praia, ...