sábado, 23 de fevereiro de 2019

FOLHA MORTA - JAMELÃO


O cantor Jamelão morreu em 2008 (olhei na internet). Não sei precisar a data em que se apresentou em praça pública no boêmio bairro de Santa Tereza (ninho do Clube da Esquina e Sepultura). Provavelmente era ano de eleições (e nem preciso dizer mais nada). Já estava velhinho e intratável, pois não facilitou a vida de quem queria dele se aproximar. Mal humorado, impaciente e seco, mas a voz fenomenal continuava magnífica. Deve ter cantado seus maiores sucessos. Eu estava lá, babando, mas não me lembro se cantou “Folha Morta”, do Ari Barroso. Provavelmente, sim. Essa música, linda por si só, é irretocável na voz do velho mangueirense.

Às vezes, quando a barra pesa, a vontade que dá é ficar deitado na penumbra, coberto até o pescoço por uma colcha leve, totalmente em silêncio. Ou ouvindo “Folha Morta”. Olhaí.

Sei que zombam de mim
Oh Deus, como sou infeliz
Vivo à margem da vida
Sem amparo ou guarida
Oh Deus, como sou infeliz
(...)
Hoje sou folha morta
Que a corrente transporta
Oh Deus, como sou infeliz, infeliz
Eu queria um minuto apenas
Pra mostrar minhas penas
Oh Deus, como sou infeliz



4 comentários:

  1. Respostas
    1. Pois é... Provavelmente estou em um processo depressivo, mas não estou nem aí. Estive internado para remoção de um cálculo renal de 1 x 1cm (que não saiu). Por ser uma cirurgia eletiva, talvez meu plano de saúde não autorize. Nesse caso, (não) terei de desembolsar 25 mil para me livrar da pedra. Então, a melancolia nem sempre é fruto de frescura.

      Excluir
    2. Nem sempre, nem sempre...
      Não tem jeito de quebrar a tal pedra? Acho que existe hoje um tipo de bombardeio sônico, ou ultrassônico, sei lá, que quebra a pedra sem precisar de cirurgia.
      E o antigo, porém, dito muito eficiente, chá daquela plantinha, quebra-pedra.

      Excluir
    3. Jeito tem. O problema é que meu plano de saúde está ruim da pernas. Se ele autorizar a extração, talvez eu tenha que desembolsar R$7.500,00. SE ele não autorizar, R$25.000,00 na veia. Ou SUS, cuja demora é de modestos 12 meses.

      Excluir

OURO DE TOLOS

  Algumas das minhas matérias-primas favoritas para publicar no Blogson sempre foram frases inteligentes ditas por personalidades famosas, i...