sábado, 18 de março de 2017

REELIN AND ROCKIN - CHUCK BERRY

Morreu hoje uma lenda do rock, o velho e bom Chuck Berry. Para mim ele é o pai do rock and roll. E a mãe seria o Little Richard. Como acontece normalmente, os homens em geral vivem menos. Para homenagear esse sujeito que alegrou minha juventude com suas músicas contagiantes, resolvi mover para a data de hoje um post que saiu originalmente em 05/08/2016. A partir daqui, o texto é o originalmente postado. Vê aí.


Como já disse antes, minha vida sempre foi marcada pela batida do rock, do qual gostei desde a primeira vez em que ouvi esse ritmo, ainda na infância (minha e do rock). Para mim, o pai do rock é o Chuck Berry (a mãe é o Little Richard). Em 2009, quando ele se apresentou em BH, achei que não valia a pena ir vê-lo, pois o cara já estava com 83 anos. Sem se preocupar com isso, uma sobrinha de minha mulher foi ao show e saiu extasiada, tal a energia do "JB Goode" (Johnny B. Goode). Fazer o que, não é mesmo?

Pois bem, não pretendo publicar mais nada na seção “Reverência” deste blog. Por isso, se todo início tem um final, nada melhor que finalizar com uma música composta em 1958, bem no início de minha vida desgovernada. A diferença é que a versão que escolhi foi tocada (e gravada) em 1972, durante uma temporada de shows em Londres. Sete minutos de pura safadeza não explícita, mas totalmente sugerida. O velho e bom Chuck estava com 46 anos, mais esperto e sacana que a plateia de jovens que o assistia.

Para quem quiser ver essa apresentação, o link está no final do texto. A letra traduzida foi obtida no fascículo dedicado ao roqueiro (fazia parte  da coleção “Rock - A História e a Glória”). Essa tradução (muito boa, por sinal) está em cima da gravação que saiu neste vinil:


Olha o link:


Olha a tradução:
Às vezes eu acho que vou, mas aí acho que não vou
Às vezes eu acho que vou, mas aí acho que não vou
Às vezes eu faço mas aí acho que não faço

Olhei no relógio, e era quase uma
Falei: vem cá, boneca, vamos nos divertir

Refrão repetido a cada "olhada no relógio"
Ficamos girando, filha
Girando & balançando & requebrando até o dia raiar

Olhei no relógio, eram quinze pras duas
Ela disse que não era mas eu sabia que era sim

Olhei no relógio, e eram quinze pras três
Ela disse "Espera um minuto, Chuck eu vou..."
Traz uma coca aí (1)                       ,

Olhei no relógio, eram quase quatro horas
Aí ela me virou e disse "faz isso outra vez"

Olhei no relógio e eram quinze pras cinco
Eu tava mais morto que vivo, pô!

Olhei no relógio, eram cinco e quinze
Rodando que nem um mustang com tração nas quatro rodas

Olhei no relógio, eram quinze pras seis
Uuuuuui, finalmente fiquei pronto

Olhei no relógio, eram seis e pouco
Pô, eu voltei firme que nem uma mistura de cimento

Olhei no relógio, eram sete e quinze
Foi quando rodopiamos e subimos pro céu (2)

Olhei no relógio, eram quinze pras oito
Sabe, ela deu uma.mexidinha e me fez ficar todo esticado

Olhei no relógio, eram quinze pra nove
Ela disse “ai, Chuck querido, é gostoso demais

Olhei no relógio, eram quinze pras dez
Sabe que ela me chamou de volta e me obrigou a fazer outra vez?

Olhei no relógio, eram onze e meia
Aí ela pegou, me xingou um palavrão, sabem por quê? Ora, não vou contar por que!

Olhei no relógio, eram doze em ponto
Começamos a cavar que nem uma velha escavadeira

Sarramos na cozinha, sarramos no corredor
Sujou um pouco no meu dedo então limpei na parede
E giramos & balançamos & requebramos até o dia raiar

(1) a rima óbvia era pee, urinar ... (brincadeirinhas)
(2) heaven, céu, é uma das poucas palavras em inglês que rimam com seven, sete.

2 comentários:

  1. Realmente, uma perda irreparável.
    O Marcelo Nova, do Camisa de Vênus, fez uma versão dessa música. Compensa dar uma olhada no clip, que é cheio de gostosas.
    https://www.youtube.com/watch?v=iPTJB3NOIQM

    O Ponteiro Tá Subindo
    (Camisa de Vênus)

    Olhei para o relógio, era uma da manhã
    Bem no meio da dança ela tirou o sutiã, yeah
    E eu tentando entender,
    E fazendo Rock'n'roll até o amanhecer

    Olhei para o relógio e já era quase duas
    O ponteiro tá subindo e ela tá ficando nua
    E eu pagando pra ver,
    E fazendo Rock'n'roll até não mais poder

    Olhei para o relógio e já era quase três
    O que aconteceu eu vou contar para vocês
    E eu tentando entender,
    E fazendo Rock'n'roll até o amanhecer

    Olhei para o relógio e já era quase quatro
    Ela saiu da sala me levando para o quarto
    E eu pagando pra ver,
    E fazendo Rock'n'roll até não mais poder

    Olhei para o relógio e já era quase cinco
    Eu tentando desfarçar e ela pegando no meu cinto
    E eu tentando entender,
    E fazendo Rock'n'roll até o amanhecer

    Olhei para o relógio e já era quase seis
    Ela me disse: "Marceleza, como é bom, faça outra vez"
    E eu pagando pra ver,
    E fazendo Rock'n'roll até não mais poder

    (Você quer rock, minha filha, então vira o roll)

    Olhei para o relógio e já era quase sete
    Ela disse: baby, baby, como é bom, então repete
    E eu tentando entender,
    E fazendo Rock'n'roll até o amanhecer

    Olhei para o relógio e já era quase oito
    O tempo tá passando e como é bom esse biscoito (que delícia!)
    E eu pagando pra ver,
    E fazendo Rock'n'roll até não mais poder

    Olhei para o relógio e já era quase nove
    De cabeça pra baixo e mesmo assim ela se move
    E eu tentando entender,
    E fazendo Rock'n'roll até o amanhecer

    Olhei para o relógio e já era quase dez
    Tá tudo certo, baby, só não morda os meus pés
    E eu pagando pra ver,
    E fazendo (hum! hum!) até não mais poder

    Olhei para o relógio e já era quase onze
    Ela queria mais, mas o ponteiro não é de bronze
    E eu tentando entender,
    E fazendo Rock'n'roll até o amanhecer

    Joguei o relógio fora quando era meio-dia
    Só errei no horário, mas me dei bem na pontaria
    E eu pagando pra ver,
    E fazendo Rock'n'roll até não mais poder

    (Eta negócio que cansa!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, que legal! Nunca tinha ouvido falar disso! E a letra é fidelíssima ao espírito da original e muito bem transada (acho que deu duplo sentido). Vou conferir o "som". Valeu!

      Excluir

TEMAS QUE NÃO PRETENDO AMPLIAR

  Alguns pensamentos meio caóticos ou delirantes têm invadido minha mente. Se fosse outro o tempo, ficaria divagando e escrevendo abobrinhas...