segunda-feira, 6 de março de 2017

QUIZ? QUIZÉRA!

No final do post “Meu nome é JB!” eu prometi apresentar uma “lista de supermercado” com minhas preferências ideológicas. Pois bem, depois de fuçar a internet à procura de subsídios para embasar minha visão, fiz um listão onde estabeleço minha identificação com as ideias e “bandeiras” da Esquerda ou da Direita. Para minha surpresa, descobri ter um perfil mais de Direita que de Esquerda, na proporção 65% vs. 35%. Mesmo assim, continuo me considerando de Centro - ou “independente”.

Criar um perfil no Facebook permitiu-me observar a paixão extremada de algumas pessoas quando o assunto são os acontecimentos políticos dos últimos anos no Brasil. O embate Direita vs. Esquerda consegue provocar mais reações e comentários extremados que um clássico do futebol mineiro, um jogo decisivo entre Atlético e Cruzeiro, por exemplo. Para mim, essa é uma descoberta incômoda e difícil de aceitar, não porque duvide, mas por não concordar com a polarização exacerbada. Os sentimentos que esse radicalismo me provocam são surpresa, raiva, desprezo, consternação e tristeza, nunca de aprovação. 

Em um discurso que fez como paraninfo de um curso de comunicação, o publicitário Nizan Guanaes fez uma citação do livro do Apocalipse, ao dizer “seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito”. Essas palavras podem estar corretas, acho mesmo que devemos procurar ser “frios” ou “quentes”, jamais “mornos” em nossas convicções, em nosso dia-a-dia, mas não entendo nem aceito que devamos ser “escaldantes” ou “gelados”, pois crenças, opiniões e convicções não são sinônimos de certezas.

Toda essa conversa foi motivada por um fato surpreendente que acompanhei no Facebook. “Coxinhas” e “mortadelas” começaram a debater e comentar um vídeo da Marilena Chauí, filósofa e professora universitária, em que fala (mal) “sobre a ideologia neoliberal e tece uma visão sobre como a ideia de meritocracia é construída e assimilada especialmente por jovens prestes a ingressar no mercado de trabalho” (texto de apresentação do vídeo).

A coisa fluiu normalmente com comentários contra e a favor. A cara do facebook, em resumo. Cansei daquilo e fui fazer alguma coisa mais útil. Mais tarde tentei localizar o mesmo post para saber como tinha evoluído a conversa. Procurei, procurei, mas concluí que tinha sido excluído por quem o postou. A surpresa aconteceu quando a mesma pessoa postou o vídeo outra vez, mas sem nenhum comentário.

Isso me fez tirar uma conclusão (que pode ser equivocada): se você apenas “curte” ou comenta um tema político (ou outro qualquer), dá para perceber a “silhueta” ideológica do seu perfil, dá para inferir que suas preferências, sua visão de mundo e seu estilo são de uma pessoa moderada, tipo centro-esquerda ou centro-direita. Se você compartilha algum post, você se mostra um pouco mais polarizado. Mas se alguém cria ou replica algum post mais agressivo e, ainda por cima, faz comentários passionais, mais parciais e com afirmações genéricas, maliciosas ou tendenciosas, então é um radical legítimo, tanto faz ser de direita ou de esquerda. E sinto desprezo por isso, mesmo que não despreze a pessoa que age assim.

Por tudo isso e a partir das coisas que fui encontrando na internet, resolvi fazer um questionário para identificar o grau de polarização de cada um. Está claro que, embora reflita bem minhas convicções, isso é apenas uma brincadeira, um “quiz”, pois não sou cientista político nem sociólogo nem porra nenhuma ligada ao estudo dessa coisa chatíssima chamada “política”. E como “quiz” é apenas mais um modismo, resolvi batizar meu questionário de “quizéra!” (afinal, meu nome é Jotabê). Vê aí.

ITEM
TEMA
POSIÇÃO
DIREITA
ESQUERDA
1
ADOÇÃO DE PRISÃO PERPÉTUA NO BRASIL
Totalmente a favor. Há crimes e criminosos que merecem esse tratamento.
1

2
CASAMENTO GAY
Totalmente a favor! Que problema há nisso? Além do mais, o país é laico.

1
3
COMPORTAMENTO POLITICAMENTE CORRETO
"RADICALMENTE" contra! Quem defende esse tipo de coisa pratica um preconceito reverso. Quando eu estava ainda no ensino fundamental aprendi que mameluco(a) era o filho de índio(a) com branca(o), cafuzo(a) era o filho de índio(a) com preto(o) e que mulato(a) tinha como pais um(a) branco com um(a) negra(o). Hoje a coisa ficou complicada, pois não se pode dizer "mulato(a)". Além disso, os descendentes (ou não) de antigos escravos devem ser chamados de "afro-americanos". Aí eu me pergunto como os tediosamente corretos se referem aos africanos de cor preta. Deveriam chamá-los de "afro-africanos"? E como devem ser chamados os branquelos da África do Sul, por exemplo? Sinceramente, não tenho saco para esse tipo de fundamentalismo. Aliás, sou CONTRA qualquer tipo de fundamentalismo, de radicalismo.
1

4
COTAS SOCIAIS E RACIAIS
Totalmente contra, pois atropela o mérito individual dos que não têm direito a essa mamata. Mesmo que os defensores de sua existência pensem que "se essa pessoa se opõe à política de cotas indiferente ao nosso passado escravocrata, indiferente ao fato de que os negros no Brasil, em média, ganham apenas 57% do que ganham os brancos, e se não lhe importa que 68% das mortes violentas no país atingem apenas os negros, então é claro que tal pessoa defende uma bandeira conservadora, típica da direita". Fala isso para o Joaquim Barbosa!
1

5
DEFESA DOS DIREITOS DE GRUPOS MINORITÁRIOS E VULNERÁVEIS
Sou favorável a direitos e oportunidades fundamentais iguais para todo mundo: homem ou mulher, rico ou pobre, preto ou branco, hetero ou gay, velho ou novo e por aí vai. Mas não aceito que desiguais sejam tratados como iguais só para que se promova a "justiça social". Inteligente é diferente de "burro", trabalhador é diferente de preguiçoso, honesto é diferente de ladrão, estudioso é diferente de malandro. Para melhor entender meu pensamento, ler a "parábola do semeador".

1
6
DISCIPLINA FISCAL MONETARISTA
Totalmente a favor. Só se pode gastar o que se arrecada, não dá para fazer gracinhas com inovações heterodoxas tão amadas pela Dilma e Mantega.
1

7
ESTADO MÍNIMO
Não é papel de o Estado gerir empresas nem indústrias. "O Estado deve ser limitado a atuar apenas nas áreas em que sua presença é considerada necessária: segurança, saúde, educação e assistência social". Lembrando que a educação e a saúde precisam ter qualidade.
1

8
ESTATIZAÇÃO E CONTROLE DA ECONOMIA PELO ESTADO
Radicalmente contra! Isso pode ser bom para Cuba, Coréia do Norte e países que “amam” seus habitantes. Xô, comunismo!
1

9
EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE
Essa é uma maluquice que não aceito em nenhuma hipótese. Para mim (não sou advogado), só há duas hipóteses para qualquer tipo de crime: absolvição ou condenação através de julgamento. Pouco importa quanto tempo tenha se passado entre o crime e o julgamento. Não dá para aceitar chicanas, firulas e procrastinações. Resumindo, cagou, pagou.
1

10
EXTREMA DIREITA
Totalmente contra

1
11
EXTREMA ESQUERDA
Totalmente contra
1

12
FLEXIBILIZAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO
Totalmente a favor. Com a crescente automatização e extinção de profissões, precisamos de "trabalho", não necessariamente de "carteira assinada". Dentro da linha "quem sabe de mim sou eu"
1

13
IMPOSTO SOBRE GRANDES FORTUNAS
Totalmente a favor. Mas acho que também deveriam ser estimuladas doações a museus e universidades, a exemplo do que ocorre nos EUA.

1
14
INTERVENÇÃO MILITAR
Totalmente contra! Só maluco pensa em idiotices desse tipo.

1
15
LEGALIZAÇÃO DO DIREITO À EUTANÁSIA
Totalmente a favor, nos casos de sofrimento extremo e impossibilidade de cura.

1
16
LEGALIZAÇÃO DO DIREITO AO ABORTO
Totalmente a favor, observadas as práticas de países civilizados. Além do mais, o Brasil é um pais laico. Devem ser respeitados e reconhecidos "os direitos da mulher sobre seu próprio corpo e por determinar seu próprio destino (ou seja, ser ou não ser mãe naquele momento de sua vida)". Aliás, devem ser respeitados os direitos de qualquer um sobre seu próprio  corpo, independente de gênero.

1
17
LIBERALISMO ECONÔMICO
Totalmente a favor! "o liberalismo econômico é identificado com ideias como a economia de mercado, pouca intervenção do Estado na economia e a máxima de que o indivíduo deve ter a liberdade de fazer negócios e construir seu próprio patrimônio, sem maiores obstruções. Também é contra qualquer arranjo em que o Estado favoreça arbitrariamente certos grupos empresariais, criando oligopólios e afins".
1

18
LIBERDADE DE EXPRESSÃO
Totalmente a favor! Não aceito mordaça em hipótese nenhuma. Também serve a expressão "não gostou, me processe".
1

19
LIBERDADE DE IMPRENSA
Totalmente a favor! É dever da imprensa noticiar o que acontece (se possível, da forma mais isenta).
1

20
LIBERDADE INDIVIDUAL
Que "cada pessoa faça o que bem entender com sua vida, desde que não fira a liberdade de outras pessoas". As pessoas devem ser livres para fazer suas escolhas pessoais e profissionais. E a colher o resultado disso depois.
1

21
NACIONALISMO
Totalmente contra, tanto faz ser de direita ou esquerda.
1
1
22
PRIVATIZAÇÃO DE EMPRESAS PÚBLICAS
Em linhas gerais, totalmente a favor. "a economia deve ser livremente determinada pelas forças de mercado, com a mínima intervenção possível do Estado, visto na maior parte das vezes como danoso".
1

23
REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL
Totalmente a favor. Sem entrar no mérito da situação inaceitável e odiosa das cadeias e penitenciárias brasileiras, acho que os critérios existentes em países ocidentais mais desenvolvidos poderiam ser adotados aqui. Precisamos parar com a ideia de sempre tentar reinventar a roda. Já basta terem inventado a tomada elétrica brasileira.
1

24
REFORMA AGRÁRIA
A favor, desde que sejam utilizadas terras públicas. Ou que a desapropriação de propriedades particulares se faça a preço de mercado.

1
25
REGULAMENTAÇÃO DO USO DE DROGAS
Pessoalmente, sou contra o uso de qualquer tipo de droga, seja ela lícita ou ilícita. Mas acredito que vale a pena regulamentar e taxar essa coisa.

1
26
RESPEITO AO DIREITO DE PROPRIEDADE
Totalmente a favor. E contra qualquer tipo de ocupação ilegal, mesmo que os defensores dessa prática utilizem argumentos como este: "todos devem ter acesso à terra e ao trabalho (...) é injustificável a concentração de 49% das nossas terras agricultáveis em mãos de apenas 1% de proprietários (IBGE), e nem todos proprietários brasileiros". E daí? Se uma propriedade foi adquirida LEGALMENTE, pouco me importa se o dono é estrangeiro ou se comprou só para especular. Pagou pelo imóvel? Está dentro da lei? É dele, caramba!
1

27
VALORIZAÇÃO E DEFESA DO MÉRITO
Totalmente a favor, e nos moldes de Cingapura! "cada cidadão deve ser recompensado pela sua contribuição pessoal ao bem estar da sociedade. É por isso que existem patrimônios e remunerações desiguais: cada um tem méritos diferentes perante a sociedade. Por isso, é necessário que os salários sejam determinados com liberdade (no máximo sendo aceito o salário mínimo)."
1



SOMA >>>
18
10

6 comentários:

  1. Muito interessante. Eu sinceramente tenho uma senhora inveja da sua disposição em catalogar e organizar dados, além de tudo você ainda faz parecer fácil. Eu só de pensar em fazer algo assim morro de preguiça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. menino criado em casa de vó, já viu, né? Aliás, vou mudar o título do post (claro, para um bem pior)

      Excluir
    2. O meu placar ficaria ainda mais à direita. O item "DEFESA DOS DIREITOS DE GRUPOS MINORITÁRIOS E VULNERÁVEIS", por exemplo, sou contra. Sou contra qualquer diferenciação, seja ela negativa ou positiva a esse ou àquele grupo. Não tem que defender nem proteger ninguém, a Constituição tem que ser verdadeiramente igual para todos, criar estatutos de proteção também é diferenciar.
      Outro : você diz que é a favor de reforma agrária desde que feita em terras públicas, mas acontece que as milícias do MST e assemelhados não querem isso, querem tomar posse de terras particulares, com todas as benfeitorias possíveis e imagináveis, fruto do trabalho de outro, não querem pegar na enxada e capinar e arrancar toco pra plantar; então também sou contra.
      Mais uma : sou totalmente contra o aborto. E não, é claro, por motivos religiosos, mas simplesmente porque, a não ser em casos que a gestação coloque em risco a vida da mulher, é um assassinato premeditado de um inocente. Também não aceito aqueles relativismos mal-intencionados de que até esse ou aquele mês de gestação o feto não sente dor, não tem consciência etc. Fecundou, o bichinho começou a multiplicar suas células, tá vivo.
      E parabéns pela tabela, ficou muito boa, mesmo.

      Excluir
    3. E você Jota não vai dizer o que é a favor ou contra, não?

      Excluir
    4. Mas agora veja rsrs.

      Excluir
  2. Curiosa sua posição sobre o aborto. Eu, católico, a favor; você, ateu, contra. Eu sei, entendi suas razões! Mesmo assim, sou a favor. Somos um planeta de seis bilhões de pessoas. Quanto ao MST, deixei clara minha posição: sou a favor do direito de propriedade, dentro da linha "PAGUEI, É MEU". Entaão, sou a favor da reforma agrária e CONTRA o MST.

    ResponderExcluir

ENDLESS LOVE

  Foi no carnaval de 1969 que se iniciou uma história de amor que eu não quero que acabe nunca – mesmo que eu saiba que um dia acabará. Já p...