terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

GRACINHA!

 
Sou um entusiasta da Inteligência Artificial, mas tenho medo daqueles que podem manipulá-la de forma mal-intencionada. Tenho visto no YouTube e no Facebook vídeos de pessoas e até de animais produzidos com um nível de realismo tão impressionante, tão convincente, que a reação imediata é acreditar que são reais.
 
Alguns ainda são fáceis de identificar como falsos – por exemplo, quando mostram em um mesmo banco ou sofá uma pessoa famosa em idades muito diferentes, as já falecidas retratadas com asas de anjo. Mas nem todos os vídeos ou imagens estáticas são assim. Muitos são praticamente indistinguíveis da realidade.
 
Por isso, pensando nas próximas eleições, não duvido que vídeos e imagens falsas possam ser usados para tentar confundir eleitores mais desavisados ou ingênuos. E é aí que mora o perigo: a má fé de braços dados com a desinformação.
 
Por curiosidade e até por diversão, pedi ao ChatGPT para criar um desenho hiper-realista a partir de duas imagens que busquei na internet: os pré-candidatos a presidente da república nas eleições de 2026 – Lula e o "Zero Um" da famiglia Bolsonaro. Duas figuras políticas antagônicas se abraçando, duas ideologias conflitantes.
 
Na vida real, seriam capazes de trocar abraços tão carinhosos como o que apareceu na imagem gerada? Creio que isso nunca acontecerá. Mas o ChatGPT fez isso acontecer. Se eu tivesse a manha para mexer com IA, talvez até produzisse um vídeo com os dois brincando em um bloco de carnaval. Isso me leva ao que disse no início deste texto: o problema começa quando essas simulações são usadas fora de contexto, com intenção de manipular ou enganar para auferir benefícios e vantagens de qualquer natureza.
 
Por isso, nas próximas eleições, recisaremos de uma postura super crítica para distinguir a informação falsa da verdadeira. E talvez apenas poucos tenham paciência e discernimento para analisar o que as redes sociais provavelmente divulgarão.
 
A título de curiosidade, as imagens que escolhi para o ChatGPT "brincar":


Olha que gracinha a imagem gerada pela IA:

Mas ainda estamos em pleno Carnaval ("quanto riso, oh, quanta alegria!") e achei que poderia ficar assim também:

Agora só falta pegar o título de eleitor e esperar outubro chegar.



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GRACINHA!

  Sou um entusiasta da Inteligência Artificial, mas tenho medo daqueles que podem manipulá-la de forma mal-intencionada. Tenho visto no YouT...