domingo, 8 de agosto de 2021

DIA DO FÃ

 
Já publiquei est texto antes, mas sinto que preciso republicá-lo (antes tarde que nunca, já dizia o Barrichello).
 
Sempre que o Dia dos Pais vai se aproximando eu me sinto um pouco constrangido, pois, embora hoje eu tenha quatro netinhas, não tenho filhos no sentido corriqueiro do termo. O que eu sou mesmo é fã, pois nunca fui um bom pai nem exemplo de nada (mau exemplo, talvez). Em compensação, são eles que me servem de exemplo com sua bondade, integridade, retidão de caráter e generosidade. Claro está ter sido minha mulher a responsável amorosa e dedicada (põe amorosa e dedicada nisso!) por eles serem hoje as pessoas incríveis que são.
 
Por isso, lamento que já exista um "Dia do Fã", comemorado no dia 19 de março. Pra mim, não tem nada a ver! No duro, no duro, o Dia do Fã eu comemoro mesmo é no Dia dos Pais. Porque, se como pai eu nunca fui grandes coisas, como admirador de meus filhos eu sou presidente do fã-clube.
 

8 comentários:

  1. "Claro está ter sido minha mulher a responsável amorosa e dedicada (põe amorosa e dedicada nisso!) por eles serem hoje as pessoas incríveis que são." alguma ajuda vc deve ter dado, caso não já teria sido banido por sua própria família

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É óbvio que eu ajudei ou tentei ajudar em alguma coisa, mo piano sempre foi carregado por minha mulher. Alguns exemplos: minha mulher nunca bateu nos meninos, eu espanquei cruelmente o primeiro, bati muito no segundo, pouco no terceiro e quase nada no quarto. Fiz uma quadra de peteca aqui em casa no capricho, um dos filhos sempre me chamava para jogar com ele, coisa que nunca fiz. Tentava estudar com eles nas épocas de prova, mas começava a dormir uns dez minutos depois de começar, tentava ler histórias quando eram pequenos, mas dormia. Nunca fui exemplo de persistência, de dedicação. A única coisa em que eu não economizei foi demostrar o imenso amor que sempre senti por eles, mas pai mesmo eu nunca fui, entendeu?

      Excluir
    2. acho q vc carrega muito ressentimento inútil
      parece uma neurose
      já pensou em se perdoar ou perguntar para seus filhos se eles te perdoam?
      talvez eles mesmos achassem seu pensamento sobre isso um pouco exagerado

      Excluir
    3. Você tem razão, total razão. Sim, eu sou neurótico e meus filhos dizem não se importar ou não se lembrar do meu comportamento pregresso, mas EU me lembro e não me perdoo. Mas fique tranquilo, todo mundo me elogia como pai (mostrando assim como é fácil enganar as pessoas). Hoje, minha mulher colocou este texto no Facebook: "Hoje é dia de parabenizar e homenagear o pai dos meus filhos (...) Eles são companheiros, amigos, cúmplices, dão muitas risadas juntos, dividem conhecimentos, trocam figurinhas, piadas, altos papos e principalmente muito AMOR!" Quem leu isso chegou a me chamar de "super pai e avô", mas EU sei o que eu fui, essa é a diferença, captou?

      Excluir
    4. "mas EU sei o que eu fui, essa é a diferença, captou?" sim, vc prefere manter essa mentalidade ferrada numa mistura de masoquismo e autocomiseração independente da realidade.

      'A neurose é sempre um substituto de um sofrimento legítimo. Jung."

      provavelmente vc usa essa dor falsa para não sofrer pelas dores verdadeiras que realmente doem na sua alma (medo de morrer, de perder sua independência por causa da velhice etc.)

      Excluir
    5. Talvez você esteja certo. Talvez o problema sejam as "dores verdadeiras". Seria uma experiência curiosa se você se lembrasse desta nossa conversa ao chegar aos 70 anos. Haveria alguma semelhança entre o Scant70 e o finado Jotabê (porque até lá eu terei desaparecido, pois não i,agino conseguir chegar aos 100, 110 anos). Mas, para sorte sua, você não se lembrará disso.

      Excluir
    6. terei os mesmos medos q vc tem
      são naturais na sua idade em seres humanos
      psicoterapia ajuda nisso
      Scant70 será um velhinho medroso

      Excluir
    7. Pode acreditar, meus medos não são nada comparados aos meu arrependimentos! Espero que os tenha em pouca quantidade quando vestir o uniforme do Sper Scant70. Mas, repito, você só entenderá isso bem mais velho que hoje.

      Excluir

O PENSAMENTO LÚCIDO E EQUILIBRADO DE FERREIRA GULLAR

  Creio ter sido o Chico Buarque quem disse que “a inspiração é uma dádiva da juventude” . Outros já disseram coisa semelhante, mas não cons...