terça-feira, 3 de agosto de 2021

AS OLIMPIADAS DE J.B.

 
Estamos em pleno período das Olimpíadas de Tóquio, evento que provoca as maiores demonstrações prévias de ufanismo por parte do enólogo Galvão Bueno, que previu (ou preferiu acreditar) que o Brasil ganhará 26 medalhas. Tanto otimismo assim só se compara às avaliações iniciais sobre a gravidade da pandemia feitas pelo J.B. ou pelo Osmar (en)Terra (“É só uma gripezinha” ou “A Gripe suína, H1N1, matou 2 pessoas a cada dia no Brasil em 2019. Este número, deve ser maior que as mortes que acontecerão pelo coronavírus aqui.”).
 
Como ensinou Cartola, a dura realidade acaba por “reduzir as ilusões a pó”, tanto em relação ao quadro de medalhas olímpicas quanto em relação à Covid. Mas não para todo mundo. Talvez por ignorância, burrice, má fé ou incapacidade de mudar de opinião, de reavaliar crenças e preconceitos, alguns continuam a agir como donos exclusivos da verdade, da sua verdade. Demostram seu desprezo olímpico pelas mais elementares normas de saúde pública preconizadas para esta época de pandemia, teimando em se exibir como verdadeiros atletas do negacionismo.
 
Um desses parece ser nosso incomível presidente. Mas uma coisa precisa ser dita: é comovente ver seu esforço para estimular as pessoas a praticar atividades físicas. Como quando, por exemplo, mesmo de terno, resolve fazer flexões de braço com um dos joelhos apoiado no chão (providencialmente oculto pelo paletó aberto). Nesses momentos, pouco se importando de pagar mico e de ser ridicularizado às escondidas até por seus puxa-sacos exibe a “pescoçada”, uma nova forma de praticar o exercício observada até pelo filho 01: “Pagando 10 flexões e o Jair Messias Bolsonaro pescoçando! rs #oquevaleéaintenção #10peloBrasil”.

Por isso, por seu imbroxável e imorrível perfil de atleta, acho estranho e até injusto que nunca tenha participado de nenhuma olimpíada. E como estamos torcendo para que nossos atletas conquistem alguma medalha, qualquer medalha, creio que este seria o momento de nosso presidente ganhar algumas nos esportes em que mais se tem destacado. A seguir, algumas sugestões de premiação ao nosso atleta-mor (porque ele merece!) que apresentei ao COF - Comitê Olímpico do Facebook:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A COMPLICADA ARTE DE VER - RUBEM ALVES

Recebi de minha mulher um vídeo onde a atriz Alessandra Maestrini lê o texto transcrito a seguir. Alessandra Maestrini é a intéprete da hilá...