segunda-feira, 29 de abril de 2019

IRRESPONSABILIDADE ILIMITADA


O post “Sonhando de olhos abertos” teve como ponto de partida a celebração de 44 anos de nosso casamento (muito tempo, não?). O que não foi dito é que se passaram 50 anos desde que conheci minha mulher, em pleno Carnaval de 1969. E depois dizem que amor de carnaval dura só três dias! Obviamente só mais uma solene bobagem que as pessoas gostam de dizer. Bobagem desatualizada, diga-se, pois hoje o carnaval dura no mínimo uma semana (na Bahia deve durar uns trezentos dias). Mas não é de carnaval que quero falar. Meu assunto hoje é o casamento civil.

Quando nos casamos, era normal que acontecessem duas cerimônias. O casamento religioso era o que dava ibope, tinha valor e era aceito pelos parentes e amigos do noivo e da noiva - imediatamente escaneada dos pés à cabeça pelas tias e primas bisbilhoteiras do noivo, atentas a um eventual e suspeito aumento de volume abdominal (“será que é o que estou pensando?”).

Para o casamento civil, embora acontecesse primeiro, ninguém dava muita bola (“mera formalidade burocrática!”). Isso podia afetar até o status dos padrinhos escolhidos. O que foi parcialmente confirmado no nosso caso. Mesmo sendo obrigatórios apenas dois, chamamos uma penca de parentes queridos para testemunhar a constituição de nossa “sociedade de responsabilidade limitada”. Mas acontecia uma exceção nessa história.

Havia um barzinho a que íamos frequentemente, justamente por ficar a uns cem metros da casa de minha mulher. Íamos eu, ela, algumas amigas, as irmãs e namorados e ficávamos horas conversando fiado. Era chamado de “Postinho” por fazer parte das instalações de um posto de combustíveis. Talvez pela parcimônia na dosagem do uísque que um dos cunhados de minha mulher gostava de consumir, o único garçom acabou ganhando o apelido de “Conta-Gotas”.

Como era bem humorado, acabamos ficando “amigos”. Pois bem, naquela época eu era quase um “bicho-grilo” de tão alternativo, tão “ilimitada” era minha “irresponsabilidade”. Por isso, mesmo sem nunca ter perguntado como se chamava, convidei-o para ser meu padrinho no casamento civil. Creio que ficou meio cabreiro com o convite (talvez com receio de ter de dar presente), mas acabou aceitando depois de ser desobrigado dessa chatice.

E é ele que aparece com sua camisa estampada de mangas compridas e calça pantalona em algumas fotos, tiradas durante e depois da cerimônia.. Não me lembro mais do que aconteceu depois disso, pois passamos a ir muito pouco ao Postinho depois de nos casarmos. E meu padrinho Conta-Gotas sumiu sem que eu nunca ficasse sabendo como se chamava. Olha ele aí.




3 comentários:

  1. Respostas
    1. Rapaz, a moda da década de 70 era mesmo o cu da cobra. Eu mesmo, numa foto ainda menino, junto a um primo, creio que num aniversário, estava trajando um vestuário muito parecido ao do Conta-Gotas. A calça era bordô e de um tecido meio aveludado, acamurçado, sei lá. Imagina isso num calor feito o de Ribeirão Preto.

      Excluir

A COMPLICADA ARTE DE VER - RUBEM ALVES

Recebi de minha mulher um vídeo onde a atriz Alessandra Maestrini lê o texto transcrito a seguir. Alessandra Maestrini é a intéprete da hilá...