quinta-feira, 6 de junho de 2019

E O MUNDO NÃO SE ACABOU - ASSIS VALENTE (VERSÃO PAULA TOLLER)


Recentemente, ao ligar o rádio do carro e sintonizar a “Rádio UFMG Educativa”, ouvi uma cantora cuja voz me lembrou a da Gal Costa. De repente, no meio da música, tomei um susto ao ouvir a frase “peguei no pau de quem não conhecia”. Não podia ser a Gal!

Tentei memorizar um verso para procurar no Google. Não deu outra: a música foi composta em 1938 por Assis Valente e se chama “E o mundo não se acabou” (se não sabe quem foi Assis Valente, é melhor procurar no Google pois não estou com tempo para explicar). Foi gravada e interpretada por uma penca de gente, mas não tem nada de “pau” na letra. O verso correto é “peguei na mão de quem não conhecia”. Comecei a ouvir as versões disponíveis no Youtube, para ver quem tinha tido a cara de pau de por um pau na letra.

Nei Matogrosso, Adriana Calcanhoto, Roberta Sá, Maria Betânia, Leci Brandão e nada, todo mundo bem comportadinho. Aí apareceu a sacaninha da Paula Toller e era ela. Que já começa com “saliência” ainda na introdução da música. E por que eu resolvi postar esta música? Porque o blog está se acabando. Mas nem por isso o mundo vai se acabar.

Para quem quiser conhecer a letra, tai. E se quiser escutar a música, tai o link.

(Introdução a La Paula Toller):
Aracaju, maracujá, pega daqui, taca de lá
Maricota Mariquinha e Mariquita soltam a periquita lá em Guaratiba e Guarujá Maracatu, jacarandá, Jeca tatu, Paranaguá
Papacu rasteiro vem correndo bem ligeiro
Vem querendo um bocadim de guaraná

Anunciaram e garantiram que o mundo ia se acabar
Por causa disso a minha gente lá de casa começou a rezar
E até disseram que o sol ia nascer antes da madrugada
Por causa disso nessa noite lá no morro não se fez batucada

Acreditei nessa conversa mole
Pensei que o mundo ia se acabar
E fui tratando de me despedir
E sem demora fui tratando de aproveitar
Beijei na boca de quem não devia
Peguei no pau de quem não conhecia
Dancei pelada na televisão
E o tal do mundo não se acabou

Chamei um cara com quem não me dava
E perdoei a sua ingratidão
E festejando o acontecimento
Gastei com ele mais de quinhentão / um milhão
Agora eu soube que esse cara anda
Dizendo coisa que não se passou
Vai ter barulho vai ter confusão
Porque o mundo não se acabou








4 comentários:

  1. Bem que a Paulinha podia era ter pegado no meu pau!!!

    ResponderExcluir
  2. E sem essa de calendário Maia de fim do mundo. Sem essa de eutanásia amanhã. E, até onde for possível, feliz aniversário, Jotabê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo voto. Mas estou tranquilo. E curtindo essa situação, pois eu estive muito mal. E o blog foi o criador e criatura desse mal estar. Por isso, vai mesmo acabar. Já pensei sobre isso: quando der vontade (se der vontade!), eu volto, mas em novo blog. Eu tenho mania de controlar tudo e seria inaceitável não controlar o fim do blog.

      Excluir

ALORS, T'AS DIT OU T'AS PAS DIT?

A primeira das três postagens dedicadas aos aforismos de Voltaire começa com uma frase a ele atribuída, só que não! Como foi perseguido e pr...