domingo, 15 de março de 2015

VIVA O POVO BRASILEIRO!

Foi bonito e emocionante ver todo aquele povaréu nas ruas (um milhão em São Paulo! Causa até inveja nos mineiros). Pelo que pude ler nos cartazes e faixas, as manifestações de hoje pelo Brasil afora trouxeram alguma dispersão de temas. Por exemplo:

- "Impeachment da Dilma"
- "Fora Dilma"
- "Fora PT"
- "Intervenção militar"
- "SOS Forças Armadas"
- "Volta da ditadura"
- "Contra a corrupção na Petrobrás"
- "Contra a corrupção"
- "Contra a doutrina marxista nas escolas"
- "A favor da Democracia"
- "Contra a impunidade"
- "STF indicado por magistrados"
- etc., etc., etc.

É claro que os "bonecos do judas" mais espancados foram a Dilma (super merecidamente) e o PT (idem). Excluída a maluquice das manifestações pedindo a intervenção militar ou a volta da ditadura, sou a favor de todas as outras. Mas os temas diferentes que estão rolando nas manifestações e protestos acabam (na minha opinião) por provocar um efeito diluidor. Afinal, o que é mesmo que nós estamos pretendendo, o que é realmente fundamental para o Brasil?

É meio idiota falar isso agora, mas está faltando aos participantes um pouco de conhecimento básico de vetores, de soma vetorial. Esse tiroteio para tudo quanto é lado lembra a soma de vetores com sentidos e direções diferentes: o módulo da soma vetorial resultante é inferior à soma dos módulos dos diversos vetores considerados.

Não entendeu? Está precisando rever um pouco de matemática!


6 comentários:

  1. Vi que Belo Horizonte foi uma das cidades em que houve maior movimentação. E já que tocou no assunto, que tal uma nova série a trazer conhecimento matemático à blogosfera? A Zéometria Especial foi um sucesso! Quem sabe agora uma de vetores e zéometria analítica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser uma! Mas, sei não, vetor? Creio que só vai rolar sacanagem.

      Excluir
  2. Prefiro acreditar que as manifestações terão um efeito mais positivo. Pelo menos elas mostram para os "ptóides" que a população não é ignorante como eles pensam. Isso tudo me lembra um trecho da Marselhesa, hino de que gosto muito: "Tremei tiranos e vós, pérfidos! Injúria de todos os partidos! Tremei, que vossos projetos parricidas, enfim receberão seu pagamento!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho seu comentário muito pertinente. O que eu tentei dizer é o seguinte: quando você generaliza, a força da manifestação, do protesto se dilui. Por exemplo: “Abaixo a corrupção!” é (para mim) menos eficaz do que “pela condenação plena e exemplar dos corruptos do Petrolão”. E sabe por quê? Porque a corrupção é endêmica no Brasil. Se vacilar, até no Jardim de infância você encontra (ironia, claro). Muitas vezes o sujeito que protesta é o mesmo que pede desconto se não levar a nota fiscal. Então, os organizadores, aqueles que convocaram as manifestações (nem sei se teve isso), deveriam direcionar os protestos, panelaços e manifestações para poucos temas. É isso.

      Excluir
    2. É lógico, meu caro.Entendo perfeitamente o que você quer dizer, eu tento é encarar o lado positivo das coisas. Infelizmente, esses dizeres como "Abaixo a corrupção", não só diluem um pouco da força do protesto como também são ambíguos (corrupção de quem? de quê? você sabe a resposta dos "ptóides"). Quanto à corrupção no Jardim de Infância, eu creio que eu colava nessa época. Será que isso poder ser contado como corrupção?

      Excluir

ALORS, T'AS DIT OU T'AS PAS DIT?

A primeira das três postagens dedicadas aos aforismos de Voltaire começa com uma frase a ele atribuída, só que não! Como foi perseguido e pr...