domingo, 8 de março de 2015

"EU TENHO UM SONHO" (DIA INTERNACIONAL DA MULHER)

Hoje é o Dia Internacional da Mulher. Que bom, parabéns a todas as mulheres!

Parece que isso ou alguma coisa assim é o que se espera que os homens digam para suas esposas, noivas, namoradas, mães, sogras, cunhadas, irmãs, filhas, amigas, vizinhas, colegas, professoras, alunas, madrinhas...

Como esse dia foi instituído a partir de uma tragédia que matou dezenas de mulheres presas em uma fábrica, acho essa ideia de cumprimentar as mulheres uma coisa meio sacana, ofensiva e preconceituosa.

Eu imagino que alguém já deve ter pensado, dito ou escrito isso, mas, venhamos e convenhamos, TODOS os dias do ano são – ou deveriam ser – o Dia Internacional da Mulher.

Usando a expressão magnífica do Martin Luther King, “eu tenho um sonho”, o sonho de que um dia todas as mulheres sejam tratadas por todos os homens com respeito e igualdade, mas de forma verdadeira, efetiva e absoluta, em todos os campos, de todas as formas.

E, quando esse dia chegar, elas poderão dizer a seus maridos, pais, sogros, irmãos, cunhados, sobrinhos, primos, vizinhos, patrões, padrinhos...

“Não precisamos mais de um “Dia Internacional da Mulher”, pois não somos mais submissas, desprezadas relegadas a segundo plano, preteridas nas promoções nem vítimas de todo tipo de comportamento preconceituoso que já nos atingiram no passado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALORS, T'AS DIT OU T'AS PAS DIT?

A primeira das três postagens dedicadas aos aforismos de Voltaire começa com uma frase a ele atribuída, só que não! Como foi perseguido e pr...