segunda-feira, 1 de agosto de 2016

SEXO, DROGAS & ROCK' N ROLL - PARTE 1

Depois da criação do blog, a fase adulta de minha vida já foi exposta em vários textos, desenhos, "poemas" e outras frescuras. Mas, ao contrário de algumas pessoas que conheço, o grande barato para mim é expor meu lado ridículo, grotesco e até condenável, por acreditar que é muito mais risível e atraente. Para mim, Mr. Hyde será sempre muito mais interessante que o Dr. Jeckyl, assim como o South Park é mais divertido que a Turma da Mônica ou o Clube do Mickey.

Após ter escrito as poucas lembranças que guardo da família de meu pai, depois de ter contado casos sobre meus avós maternos e de seus filhos, dei uma passeada também sobre lembranças da minha infância e juventude. Como já disse outras mil vezes, esses textos foram originalmente escritos para meus filhos. Com a criação do Blogson, fui, aos poucos, perdendo o pudor e postando esses textos, curiosamente os preferidos por quem acessa o blog.

Para "fechar" minha série pessoal, achei que precisava de um texto que falasse de minha vida de adulto jovem e solteiro (encerrada aos vinte e quatro anos). É claro que essa fase tem alguns casos mais "polêmicos" (o termo correto é "ridículos"), que mereciam ser esquecidos. Mesmo assim, resolvi abrir o Raul, ou melhor, o baú. E o título do post não poderia ser mais explícito. Porque a partir de agora, o assunto é Sexo, Drogas e Rock and Roll. Som na caixa!

ROCK AND ROLL
Começarei pela parte mais fácil, até por já ter falado sobre isso no post "Trilha Sonora". Em 1954, quatro anos depois de eu ter nascido, Bill Halley gravou "Rock Around the Clock", que é considerado por muita gente boa o primeiro rock and roll. Sem me preocupar com datas e se é ou deixou de ser o primeiro ou o quinto rock (esse assunto é controverso), o que sei é que minha vida sempre foi marcada pela batida desse ritmo. Aliás, um ritmo que, na sua origem, lembrava a batida acelerada do coração. Basta ouvir os rockões do Chuck Berry, por exemplo.

Como já disse antes, eu gostei do rock de imediato, não precisei de intermediários. Na casa de minha avó, casa de gente festeira e animada, o som que se ouvia era das músicas boas para dançar de rosto (quase) colado: boleros, tangos, fox-trots. Embora tivesse disco (78 rpm) de baião, não tinha disco de samba, um ritmo talvez exótico para quem nasceu no interior. E rock, claro, nem se conhecia.

Imagino que Bill Halley e Elvis Presley eram tocados no rádio, sem jabá, apenas como uma curiosidade, muito esporadicamente. O que me deixava puto, pois eu queria ouvir aquele som. Então fico tranquilo ao dizer que o rock é mais natural e espontâneo em minha vida que o samba, que tive de aprender a gostar.

Foi o rock também que fez com que eu quisesse me enturmar com gente fora do meu bairro (pois lá eu só via cachaceiros e barangas). Além disso, o desejo de reproduzir minhas músicas prediletas me mostrou a necessidade de aprender a tocar (espancar) violão, pois meu sonho era ser guitarrista solo de uma banda, e poder tocar para uma multidão que me amaria (as meninas) e admiraria (os marmanjos).

Essa conjunção de fatores (insegurança, carência afetiva crônica, tendência ao exibicionismo social), alguns típicos da adolescência e outros de fabricação própria, me direcionou para o próximo tópico destas lembranças. Mas, antes, só para fechar este tema, reproduzo o final do post “Trilha Sonora”:

E o rock, que surgiu em meados da década de 1950, daqui a algum tempo será apenas mais uma das curiosidades surgidas no terceiro planeta que orbita uma dos bilhões de estrelas que existem na Via Láctea, ela própria uma dos bilhões de galáxias que existem no Universo. Poeira de estrelas, portanto. Assim como eu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ZERO RELEVÂNCIA

  Olha que interessante: por não ter mais inspiração para tentar ser poeteiro (cuidado com o entendimento!), pedi à Inteligência Artificial ...