sexta-feira, 17 de março de 2017

SAIU NO FEICIBUQUE - 025

Para matar o tempo, postei no Facebook uma foto tirada no dia de meu casamento. Lá estou eu no altar, magro igual a um espeto, sorridente, mas com cara de assustado, na posição “esperando a noiva entrar”. O maior defeito da fotografia é o noivo, ou melhor, o terno do noivo. Aí completei o post com esta frase:

"Moda" é tudo o que você lamenta ter usado um dia, ao se ver em uma foto antiga.

Para minha surpresa, um porrilhão de pessoas curtiu, comentou e, principalmente, riu da desgraça alheia. Por conta dessas reações, contei o caso da compra desse terno de tão má lembrança. Como esse texto é parte de um post já divulgado aqui no Blogson, servirá hoje apenas para apresentação da "foto do noivo", devidamente “tratada” (tem até óculos!), para preservar um pouco a privacidade.

"Um irmão de minha mãe trabalhava no “Rei das Casimiras”, uma loja bacana que existia na Av. Afonso Pena. O dono da loja era um descendente de libaneses, chamado Ralim (?). Esse sujeito era uma figuraça. Alinhadíssimo, estava sempre de terno, sempre impecável.

Logo no início do nosso namoro, minha mulher foi com uma colega de serviço para comprar um tecido para me dar de presente. O sobrenome dessa colega era Nacif e, claro, também era descendente de libaneses. Escolheram o tecido e o pedido com os dados da compra foi preenchido. Quando já iam pagar, o Ralim interveio, dizendo algo assim:

- Você não pode ir pagando assim, sem nem pechinchar, sem pedir desconto!

Minha mulher e a colega devem ter ficado meio roxas de sem graça. Não sei se ele já conhecia essa moça ou se ficou sabendo de sua ascendência ali na hora. O fato é que achou um absurdo que ela não tivesse orientado a colega na arte da pechincha. As duas estavam no horário de almoço, super corrido, e estavam loucas para voltar ao trabalho. E ele lá, discutindo qual o preço que ela queria pagar, essas coisas.

Quando meu irmão se formou (1973), eu mandei fazer um terno sob medida para ir ao baile. Comprei o tecido com tio Tôto e um alfaiate muito bom, seu conhecido, fez o terno. Em 1974 foi minha formatura. Não tive dúvida, mandei fazer outro. Os dois ternos ficaram excelentes, embora o estilo hoje seja ridículo, pois as calças eram tipo 'boca de sino' (ou pantalona) e com cintura bem alta (toureiro light). No ano seguinte (1975), eu me casei. Como o casamento civil era de manhã e o religioso à noite, resolvi fazer outro terno. Usaria o de minha formatura no casamento civil e o novo, no religioso.

O procedimento seria o mesmo, mas fui atropelado pelo Ralim. Não sei por que, ele resolveu me atender e ajudar a escolher o tecido.

- Você vai fazer a calça e o colete com este tecido cinza claro. A camisa você fará com este outro aqui, um cinza ainda mais claro. Agora, para o paletó você usará este aqui, quadriculado de cinza e branco.

Devo ter protestado meio sem jeito e dito que gostava de cores lisas, sóbrias. Não adiantou.

- Rapaz, isso é a última moda, você vai ficar elegantíssimo!

E o mané aqui acabou concordando. Todas as vezes que vejo as fotos de nosso casamento, fico meio puto de ter aceitado aquela sugestão. O terno ficou uma bosta de feio! Mas o turco era "boa gente".

Olhaí o "bonitão da bala chita". Saca só o bigode, a calça "boca de sino" e, principalmente, o paletó XADREZ!!!!!!!!!!!


4 comentários:

  1. pãããããta que o pariu!!!
    toureiro light? essa é nova pra mim!
    você ainda tem o terno quadriculado? é uma relíquia, cara!
    E o bigodão é bem mesmo década de 70. Tinha costeletas também? Meu pai, que hoje conta com 77 anos, usava bigodão e costeletas nessa época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca mais usei esse terno filho da puta, mas ficou guardado durante muitos, muitos anos, até ficar com aquelas manchinhas amarelas de roupa que fica esquecida em algum armário. Nessa época eu nem consegui mais vesti-lo. Aí não sei que aconteceu. Talvez devamos ter jogado fora ou dado para alguém. Costeletas nunca usei, pois não curtia muito.

      Excluir
  2. JB você só não entendeu que era a última moda na Turquia. Aqui você ficou arrasado, mas lá devia estar arrasando rsrs.
    "J"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais bizarro da história é ler os comentários que fizeram as amigas de facebook que estiveram no meu casamento ou são mais velhas: "moda é moda"; "muito chique"; você estava muito elegante no dia"; "seu casamento foi lindo", etc., etc. Agora eu já sei onde: NA TURQUIA!!!

      Excluir

CUNEIFORME

  Você já parou para pensar qual foi a maior conquista da humanidade? Talvez você diga “não”, por ter mais o que fazer, por estar focado no ...