sábado, 11 de março de 2017

O QUIZ QUE EU QUIS POSTAR NO FACEBOOK

Aviso aos 2,3 leitores do Blogson:
Este post é só uma versão simplificada do "QUIZ? QUIZÉRA!" que tentei colocar no Facebook. Como o quadrinho ficou ilegível, vou tentar divulgá-lo aqui no blog, para ver se a leitura fica mais fácil.


Quiz, quiz, quiz! Estou de saco cheio de tanto quiz que vejo por aí. O pior de tudo é que eu nem sabia o que significa “quiz”! Fui procurar no Google, o pai dos muito burros, e descobri que “quiz” é apenas um questionariozinho de merda, um estrangeirismo, um testezinho metido a besta. Aí fiquei mais puto ainda. Tão puto que resolvi criar um também. Mas como sou um pouco menos burro que minha cara de retardado faz crer, resolvi criar também um nome novo para meu testículo (diminutivo sintético de teste, entendeu?).

Como ia dizendo quando fui interrompido por mim mesmo, resolvi criar um nome de impacto para meu pequeno teste. O nome gringo é “quiz”? O meu, muito mais chique, seria o “quiz do Zé”, ou quiZé. Que acabou virando “quiZéra!”. Maneiro! Por que acento agudo no “E”? Problema meu, pois esse teste foi criado e bolado pelo Zé, que sou eu, captou?

Agora, falando sério, criar um perfil no Facebook permitiu-me observar a paixão avassaladora que algumas pessoas manifestam quando o assunto são os acontecimentos políticos dos últimos anos no Brasil. Hoje, o embate Direita vs. Esquerda consegue provocar mais reações e comentários extremados que um clássico do futebol mineiro, um jogo decisivo entre Atlético e Cruzeiro, por exemplo. E a vantagem é que ainda tem “juiz”, só pra gente poder ofender a mãe dele.

Para mim, essa é uma descoberta incômoda e difícil de aceitar, não porque duvide, mas por não concordar com essa polarização exacerbada. Os sentimentos que esse tipo de radicalismo me provocam são surpresa, raiva, desprezo, consternação e tristeza, nunca de aprovação.

Pois bem, depois de fuçar a internet à procura de subsídios para embasar minha visão, fiz um listão onde estabeleço minha identificação com as ideias e “bandeiras” da Esquerda ou da Direita. Para minha surpresa, descobri ter um perfil ligeiramente mais de Direita que de Esquerda, na base de 58% a 42%. Mesmo assim, continuo me considerando de Centro, “Independente” ou, no máximo, de centro-direita.

Por tudo isso e a partir das coisas que fui encontrando na internet, resolvi fazer um questionário para identificar o grau de polarização de cada um. Está claro que embora reflita minhas próprias convicções, isso é apenas uma brincadeira, um “quiz”, pois não sou cientista político nem sociólogo nem porra nenhuma ligada ao estudo dessa coisa chatíssima chamada “política”.

Mas vamos às instruções de uso: por exemplo, se alguém gosta tanto do Bolsonaro ao ponto de chamá-lo de “mito”, nem precisa fazer o teste, pois seu perfil é de extrema-direita. Já se alguém acha a Jandira Feghali o máximo, fica a dúvida, pois não se sabe se a pessoa é de extrema esquerda ou de extremo mau gosto, porque ela é feia pra caramba.

E o quiZéra é facinho: as bandeiras e temas prediletos da Direita estão coloridos de “bege coxinha”, enquanto os da Esquerda apresentam um lindo “vermelho mortadela”. Se você se identifica com determinado tema, você marca “x” ou “1” na coluna na qual ele mais se adapta. Exemplo: “direito ao aborto”: se você concorda, marque 1 na coluna “E”. Se não concorda, marque “1” na coluna “D”.

Fazendo isso com cada um dos 24 temas e somando o total de cada coluna, você saberá sua mistura “coxinha x mortadela”. E se você conseguir 24 pontos em apenas uma única coluna (qualquer das duas), você terá direito ao troféu virtual “Anta Batizada”. Tá esperando o que para se divertir? Só não me venha contar seus resultados, pois não tenho o menor saco para essas coisas. Vê aí.


4 comentários:

  1. Rapaz, tá parecendo aqueles testes de revistas femininas (que, na verdade,só os homens leem), Nova, Capricho, Cláudia etc. Responda e veja sua pontuação ao final.
    Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para você ver (em mineiro, procevê!). Deu um trabalho danado achar as tais bandeiras da Direita e Esquerda. Isso, claro, porque as pessoas falam demais. Então, a síntese do que li, harmonizada com o que já pensava, gastou algum tempo. Percebi também que para não parecer parcial e tendencioso (embora seja tudo isso), precisava ter o mesmo número de temas para cada visão "ideológica". E achei que era pouco didático o quadro anterior, apresentado em ordem alfabética dos temas. Foi aí que eu resolvi botar co, para ver se chamava a atenção da moçada. O pior é que eu fiz uma piada no final, dizendo que não queria saber o resultado de ninguém. Aparentemente, o público do facebook é adepto da literalidade, pois só um "curtiu", justamente um dos "amigos" mais inteligentes. O que isso significa eu não sei. Talvez seja o fato de eu pensar que são engraçados os textos e piadas que só eu mesmo acho. Ou então, por não colocar no final o "kkkkk", que eu me recuso terminantemente a usar. Mas é isso. Que bom que tenha gostado, ou melhor, "adorado". Eu, heim?

      Excluir
  2. O meu aqui deu E = 21 / D = 4

    Sugiro um teste político e te desafio a publicar o resultado: https://www.idrlabs.com/pt/teste-politico-dos-8-valores/teste.php

    Farei um post sobre ele, em breve haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz o teste e virou post, sairá hoje à noite (00h00)

      Excluir

CUNEIFORME

  Você já parou para pensar qual foi a maior conquista da humanidade? Talvez você diga “não”, por ter mais o que fazer, por estar focado no ...