quinta-feira, 23 de março de 2017

ACERTO DE CONTAS

Um dos sentimentos mais dolorosos que existem é a sensação de ser ou de ter sido enganado por alguém. Infelizmente, eu sou um especialista nessa área. Talvez por isso, acordei mais cedo que o normal, com uma grande sensação de tristeza. Com bastante frequência, nos últimos tempos tenho acordado com essa tristeza e a sensação de ter sido enganado, de ter-me enganado outra vez.

Hoje essa tristeza foi provocada pela compra de um produto que você nunca conseguiu entregar. Eu devia ter desconfiado que você nunca conseguiria cumprir as promessas feitas. Fechado o negócio, assinados os papeis (que assinei sem ler nenhum), percebi ou fiquei com a sensação de ter sido manipulado, enganado. Tudo isso graças a um comportamento que tenho sempre que simpatizo com alguém. E você é, sempre foi essa pessoa. Talvez eu esteja enganado, talvez eu seja e continue a ser eternamente apenas um sujeito bobo que não tem amigos e, por isso, transforme qualquer qualquer pessoa que me dê atenção, que pareça ser gente boa em “amigo de infância”.

Acredito que foi isso que aconteceu, daí a minha tristeza, pois eu ACEITEI sem questionar tudo o que disse e ofereceu. Hoje eu acordo com a sensação de estar fragmentado e mal colado, como se me visse refletido em um espelho todo trincado  Mas o erro foi meu. Vendedores, especialmente os talentosos, têm alma de predador, de caçador, de pescador. Observam, analisam, cevam e capturam a presa de forma despreocupada e calculada, pois essa é sua sina, sua tragédia. Cabe ao comprador analisar, refletir, questionar e até recusar o que fugiu das conversas iniciais. 

Mas o errado, volto a dizer, o principal errado sou eu. Durante nossas conversas (sempre boas e divertidas, devo admitir), eu me esqueci de que estávamos e sempre estivemos em polos opostos. Você sempre assumiu o papel de "Vendedor" enquanto eu vestia a pele de “Comprador”, alheio a todos os indícios de que não deveria confiar em você. Afinal, você era muito novo e inexperiente, não tinha estrutura nenhuma para garantir a entrega do que oferecia. 

Como confiar em alguém assim? Honestamente, você acha mesmo que eu deveria ter confiado? Insensato! Porque foram sonhos, sonhos foi o que comprei de você, acreditando que bastava isso para que conseguisse realizá-los. Ingênuo!

O velho coloca sobre o criado mudo o porta-retrato com sua foto de juventude, já amarelecida pelo tempo em que ficou exposta à luminosidade. Levanta-se do pequeno sofá de apenas um lugar que fica ao lado da cama, caminha com alguma dificuldade até o banheiro e olha-se no espelho, também ele velho, manchado e faltando um pedaço em um dos cantos.
- Como eu envelheci!

4 comentários:

  1. Li duas vezes com atenção. É um puta texto JB, sincero e fidedigno. Gostei muito. E não se exaspere com essa tristeza, é visita indócil, porém não exclusiva.
    "J"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só hoje, 22/07/2017 (quatro meses depois!), inexplicavelmente marcado como spam, descobri este comentário. Valeu mesmo!

      Excluir

ALELUIA, ALELUIA!

  Há muito tempo, deixei de comentar as notícias que lia nos grandes portais da internet. Esses comentários recebiam títulos como "Come...