segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

SAIU NO FEICIBUQUE - 024

QUER REFLETIR UM POUCO?
Criar um perfil no Facebook permitiu-me observar a paixão extremada de algumas pessoas quando o assunto são os acontecimentos políticos dos últimos anos no Brasil e tudo a eles relacionados. O embate “Direita vs. Esquerda” consegue provocar mais reações e comentários extremados que um clássico do futebol, que um jogo decisivo entre Atlético e Cruzeiro, por exemplo. Para mim, essa é uma descoberta incômoda e difícil de aceitar, não porque duvide, mas por não concordar. Os sentimentos que esse radicalismo me provocam são Surpresa, Raiva, Desprezo, Consternação e Tristeza, nunca de Aprovação.

Há muitos anos li na internet um discurso excelente feito pelo publicitário Nizan Guanaes, convidado para paraninfo de um curso de comunicação. Em sua fala ele fez uma citação do livro do Apocalipse (verdade!), ao dizer aos formandos “seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito”.

Pensando no nosso dia-a-dia, acredito que são palavras sensatas, acho mesmo que devemos procurar ser “frios” ou “quentes” (jamais “mornos”) em nossas convicções, em nossa forma de ver a vida, o mundo. Mas não entendo nem aceito que devamos ser “escaldantes” ou “gelados”, “labaredas” ou “pedras de gelo”, pois crenças, opiniões e convicções extremadas nunca foram sinônimo de Certezas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM ROBOI NA LINHA!

  Você já ouviu alguém usar a expressão “tem boi na linha” ? Embora pareça uma exclamação advinda do nosso pujante agronegócio, está mais pa...