terça-feira, 27 de dezembro de 2016

O NATAL DESTE ANO

O Natal deste ano foi o primeiro sem a presença ruidosa de meu cunhado, compadre e irmão Elcio. Nada mais natural que a ceia tradicional na casa de sua mãe fosse mais contida, menos barulhenta, e que a troca de presentes, abraços e votos acontecesse sem a algazarra costumeira. Às vezes algum dos irmãos era visto com lágrimas discretas ou mesmo em choro aberto, mas sempre longe dos olhos de minha sogra, para que ela, nos seus noventa e quatro anos, não se fragilizasse ainda mais.

Houve ainda uma diferença em relação aos anos anteriores: o sentimento de amor e carinho que perpassava de forma muito mais intensa a casa e as pessoas. Era como se ele estivesse por ali, dizendo a todos com seu jeito descontraído e desbocado: “gosto de vocês pra caralho!”

Fiquei pensando nisso e me deu vontade de fazer uma declaração natalina de amizade e carinho a todos os meus amigos e amigas de Facebook. Claro que isso só seria possível por não ter tantos assim.

Com essa ideia na cabeça, abri o post com o texto acima, comecei a listar os noventa e um (um “trabalhinho de turco”, como dizia um colega). e lancei no aplicativo. Zebra! Descobri que o bosta do face permite um máximo de 50 indexações. Removi tudo e dividi o post em duas partes, fechando o texto com votos que particularizavam os traços de alguns. 

Essa ideia provocou o maior rebuliço entre os “amigos” e duas reações curiosas do aplicativo. A primeira foi uma mensagem de que eu estava “temporariamente bloqueado”. A segunda aconteceu quando fiz um texto de brincadeira sobre os emojis que algumas pessoas usaram a título de comentário. Depois de ironizar que o máximo que entendia eram as emoticons tipo dois pontos e parêntese, que reproduzi no final, o merda do aplicativo “editou” o texto sem que eu percebesse, substituindo os dois sinais gráficos por uma carinha amarela e sorridente. Ocevê!!! 

O que posso dizer é que não preciso de nenhum aplicativo para me ajudar a errar, prefiro errar sozinho!

Mesmo que eu não cite aqui o nome de ninguém, deixo claro que os votos que fiz para os amigos de facebook aplicam-se também aos 2,3 leitores desta bagaça, gente que gosta de poesia e às vezes se arrebenta de paixão. Os votos são estes (sem emoji):

É para todos que eu desejo um novo ano de novas paixões (ou paixões antigas revigoradas), cheio de medalhas, travessias, palestras, poesias, atitudes e gestos de solidariedade comovedora, muitos livros vendidos, bebês saudáveis sendo ou a ser gerados e, claro, sucesso e realizações profissionais e pessoais, saúde, alegria, paz e amor (quase que eu esquecia de falar que dinheiro também é bom!). É isso.

3 comentários:

  1. Tá bem, só por isso vou quebrar o protocolo e dizer:
    - Maaaasss que fofo! Esse Facebook entende porra nenhuma de nada, pois saiba que uma vez tentei criar uma página pro Elemento Jota e qual a minha cara quando recebi um e-mail me dizendo que eu estava bloqueada porque meus textos têm o que chamam de tendências suicidas. Kkkkkk O e-mail veio com aquela cara tradicional do Facebook perguntando "Jota, você está bem?" e em seguida vinha uma lista de entidades que cuidam do assunto. É mole? Ora se quem vai se matar vai criar página no Facebook rsrsrs Brincadeiras à parte, obrigada pelos votos JB e saiba que a amizade e gratidão são recíprocas.
    PS: tente assistir a comédia do Robert De Niro "um senhor estagiário", vai gostar.
    "J"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse "Maaaasss que fofo!" foi mais hardcore que muito texto que já li no blog! (bazinga!)

      Excluir
    2. gostou do "maaaassss que fofo", né, JB? Foi um puta presente de Natal.

      Excluir

TEM ROBOI NA LINHA!

  Você já ouviu alguém usar a expressão “tem boi na linha” ? Embora pareça uma exclamação advinda do nosso pujante agronegócio, está mais pa...