domingo, 25 de setembro de 2016

ROUBARAM O RISO - J. R. GUZZO

Como sabem os 1,4 leitores do blog, tenho predileção especial pelo humor, que acho a coisa mais séria do mundo - ou quase isso. Inteligência, liberdade de pensamento e criatividade são ingredientes fundamentais à sua realização. A seguir, dois trechos de um artigo publicado na revista VEJA da semana passada. 

(...) Bem vindos, leitores, ao Brasil do impeachment e da divisão que está ensinando os cidadãos a odiarem uns aos outros por causa de política. Ria-se de quase tudo no Brasil. Hoje praticamente não se ri mais de nada. Tudo é terrivelmente sério. O país parece ter descoberto, de repente, quanto gosta de emoções como o rancor, o despeito ou a mágoa – ou, mais alarmante ainda, quanto é fácil tratar como inimigo aquele que apenas tem uma opinião diferente. Não gostamos mais de rir. Agora preferimos insultar. Perdeu-se a habilitação para perceber o ridículo. Fora, Dilma. Fora, Temer. Fora isso. Fora aquilo. Estamos ficando um país chatíssimo.(...)


(...) É uma grande pena que o mundo esteja assim, porque senso de humor faz falta. E faz falta porque não é, no fundo, uma questão de rir das coisas. É uma questão de entender como elas são. Na vida prática, o senso de humor acaba funcionando como a manifestação mais básica do bom senso; aliás, trata-se possivelmente da mesma coisa. Como seria viável, sem a ajuda do riso, achar que algo faz sentido no nosso dia a dia? Viveríamos num mundo perfeitamente insuportável.(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIÚVAS DE MARIDO VIVO

  Talvez por ter achado muita graça do medo de ser preso do nosso ex-pres, que o levou a passar dois dias na embaixada da Turquia, lembrei-m...