segunda-feira, 27 de junho de 2016

SOBRE O FENÔMENO DOS TRABALHOS DE MERDA - DAVID GRAEBER (trad. IVAN LP)

Tudo o que me surpreende, encanta, fascina ou atrai eu gosto de transcrever no Blogson, para que os 2,3 leitores que o acessam possam também tirar algum proveito dessa leitura. Esse é o caso do artigo que recebi, do qual copiei apenas um trecho, para não tirar o prazer de sua leitura na íntegra, no local onde foi publicado.

Depois de comentar com meu filho um artigo da revista VEJA sobre o desemprego de pessoas com formação universitária - significativa e estranhamente superior ao das pessoas sem diploma - ele me enviou um texto interessantíssimo, que tem alguns pontos de contato com o artigo da revista. Para quem se interessar, o link é esse (excelente leitura, excelente site):

Só para concluir esta apresentação, preciso dizer que os últimos onze anos de minha vida profissional foram gastos com trabalhos do tipo abordado nesse texto. O efeito que isso me causou talvez explique muitos dos estados depressivos que às vezes me afligem e os pesadelos que teimam em me fazer acordar com um sentimento muito ruim de tristeza e melancolia. Vê aí.



Em 1930, John Maynard Keynes previu que até o final do século a tecnologia teria avançado o suficiente para que países como a Grã-Bretanha ou os Estados Unidos implementassem a semana de trabalho de 15 horas. Existem muitas razões para acreditar que ele estava certo e no entanto isso não aconteceu. Ao contrário, a tecnologia foi sendo configurada de maneira a nos fazer trabalhar mais. No intuito de alcançar este objetivo, trabalhos efetivamente inúteis tiveram de ser criados. Exércitos de pessoas, na Europa e na América do Norte em particular, passaram vidas inteiras realizando tarefas que eles no fundo acreditavam serem desnecessárias. O dano moral e espiritual deste fato é profundo. É uma marca em nossa alma coletiva. No entanto, quase ninguém fala sobre isso.

Por que a utopia prometida por Keynes nunca se materializou? A resposta mais comum hoje é que ele não visualizou o aumento maciço do consumismo. Dada a escolha entre menos horas de trabalho ou mais brinquedos e prazeres, escolhemos os últimos. Isto pode parecer um bom conto moralista, mas um pouco de reflexão nos revela que não é bem assim. Sim, nós temos testemunhado a criação de uma variedade infinita de novos empregos e de novas indústrias desde os anos 20, mas muito poucas não tem a ver com a produção e distribuição de sushi, iPhones ou tênis extravagantes.

Quais são esses novos postos de trabalho precisamente? Um relatório recente comparando o emprego nos Estados Unidos entre 1910 e 2000, nos dá uma boa ideia. No decorrer do último século, o número de “trabalhadores braçais” na indústria e no setor agrícola diminuiu drasticamente. Ao mesmo tempo, empregos como de gerentes, assistentes, vendedores e outros cresceram de um quarto para três quartos do emprego total. Em outras palavras, trabalhos produtivos foram largamente automatizados como previsto (ainda que você leve em consideração os trabalhadores da industria de maneira global, incluindo China e Índia, a porcentagem é muito menor do que costumava ser).

Mas em vez de permitir uma redução maciça da jornada de trabalho, para que a população mundial tivesse a oportunidade de correr atrás seus próprios projetos, prazeres, visões e ideias, temos visto um crescimento não só do setor de “serviços”, como do setor administrativo, incluindo a criação de novas indústrias como a de serviços financeiros ou telemarketing, ou a expansão sem precedentes de setores como direito corporativo, administração da saúde e acadêmica, recursos humanos e relações públicas. Esses números ainda não são suficientes para refletir esse contingente de pessoas cujo trabalho é prover apoio administrativo, técnico ou de segurança, pois existe toda uma cadeia de indústrias auxiliares (de petshops a pizzarias 24h) que só existem porque todo mundo está gastando muito tempo trabalhando nessa “nova” indústria.

Estes são os que proponho chamar de “empregos de merda.” (...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIÚVAS DE MARIDO VIVO

  Talvez por ter achado muita graça do medo de ser preso do nosso ex-pres, que o levou a passar dois dias na embaixada da Turquia, lembrei-m...